62. Vestimentas
Na densa floresta do Continente Sul, muitos membros da raça dracônica montaram pequenas tendas, erguendo lamparinas rudimentares ao lado. O verão, próximo às fontes de água, traz consigo uma infinidade de insetos. O sangue dos dracônicos adultos é ardente, o que impede que os insetos lhes piquem a pele, mas o mesmo não se aplica aos pequenos recém-nascidos.
Por isso, para evitar que os pequenos ficassem cobertos de picadas, os dracônicos acendiam um tipo especial de lamparina para afastar os insetos.
Rafael caminhou pelo acampamento na floresta. Muitos dracônicos a saudaram, enquanto outros a olhavam com frieza; estes eram os seguidores de seus irmãos. No entanto, Rafael não se importava com o olhar deles, já que seus irmãos permaneciam estirados no chão, incapazes de se mover.
Muitos da raça dracônica dormiam nas árvores, e havia diversos guardas vigiando a noite. Um pouco mais adiante, uma carruagem estava estacionada na orla da floresta; claramente não era uma peça de artesanato dracônico, mas sim uma obra humana.
Nos últimos meses, os dracônicos se acostumaram com a carruagem de Rafael. Durante as viagens diurnas, ela costumava colocar os feridos no interior para transportá-los, mas, ao cair da noite, ela os expulsava.
Às vezes, ela descansava ali por um breve período, mas nunca por muito tempo. Desta vez não foi diferente; sentindo-se exausta, decidiu recolher-se para repousar, mas encontrou uma familiar dracônica azul perto da carruagem: Lar.
Ela observava a carruagem em silêncio e, quando Rafael se aproximou, Lar virou-se às pressas, com uma expressão constrangida.
— Senhora Rafael.
— Lar... — Rafael olhou para ela e disse: — Pensando em Fisher novamente?
Lar fez um biquinho, balançou a cabeça afirmativamente e depois negou.
— Sim. Às vezes sonho que ainda estamos viajando na carruagem com ele, indo em direção às cidades dos humanos...
Rafael sorriu com resignação, acariciou a cabeça dela e perguntou:
— Você se arrepende de ter voltado comigo?
Se não tivessem voltado, ela não teria que vagar com toda a tribo, nem teria visto seu irmão morrer por perda de sangue. Poderiam ter continuado aquela viagem agradável, vivendo dias sem preocupações.
Lar pensou por um momento e negou com firmeza:
— Não me arrependo. Se não tivéssemos voltado, meu irmão não teria me visto uma última vez, e minha mãe teria se preocupado comigo... Senhora Rafael, nós veremos Fisher novamente, não é?
— ...Sim, eu prometo.
Rafael olhou para o céu estrelado e fez a promessa. Contudo, devido à falta de descanso, sentia-se sonolenta, e a visão à sua frente começou a ficar turva. Ela soltou um suspiro e disse:
— Lar, cuide da guarda esta noite. Vou descansar um pouco.
É irônico que, dentro de sua própria tribo, ela precise de alguém para vigiá-la enquanto dorme, por medo de que seus irmãos reúnam um grupo para matá-la a qualquer momento.
— Está bem.
Rafael entrou com Lar na carruagem de Fisher. A decoração permanecia exatamente como quando ele partira. Rafael caminhou até o quarto de Fisher e deitou-se suavemente sobre a cama onde ele costumava dormir.
Lar, por sua vez, sentou-se obedientemente ao lado e pegou o livro de língua nalari que Fisher dera a Rafael. Recentemente, ela também estava estudando o idioma humano. Ela era pequena demais e, embora quisesse ajudar, não sabia exatamente o que fazer.
Fahil e Kahil protegiam Rafael, supervisionavam os movimentos da tribo e tratavam os feridos. Mil cuidava dos suprimentos e preparava a comida. Apenas ela parecia não ter uma função além de não atrapalhar. Mas Lar não queria isso; ela queria provar que podia ser útil.
Rafael, que antes sentia tanto sono, despertou pouco depois de cochilar. No entanto, ainda não queria sair da cama de Fisher; como se estivesse apegada, enterrou o rosto nos lençóis. Só depois de algum tempo lembrou-se do mapa que ele lhe dera, guardado sob o travesseiro, que ela não tivera a oportunidade de estudar com calma.
— Senhora Rafael, não consegue dormir? — perguntou Lar ao vê-la sentar-se na cama.
— Ah, um pouco. Diga-me, Lar, sua mãe veio da Tribo do Ramo Leste. Você perguntou se eles possuem um selo como o da nossa tribo?
Rafael levantou-se, caminhou até a mesa e abriu a gaveta, revelando um selo verde-esmeralda que lembrava um dente de dragão. Era uma peça antiga e irregular, com um caractere dracônico arcaico gravado, que significava "Alma do Rio", o símbolo do patriarca da Tribo do Ramo Sul.
O mapa dizia que "o portão só se abrirá quando todos os selos forem reunidos", mas Rafael nunca soube o que eram tais selos, exceto pelo selo de seu próprio patriarca.
Lar ficou atônita por um momento, franziu a testa e coçou a cabeça:
— Bem, mamãe disse que não tem certeza se é isso que a senhora procura. O patriarca da Tribo do Ramo Leste não possui algo assim, mas ela mencionou que um velho dragão da tribo antiga tinha algo parecido em casa.
— Entendo... Não faz mal, verificarei isso mais tarde.
Rafael sorriu com resignação e disse a Lar, que também parecia sonolenta:
— Vá, não precisa mais vigiar. Volte para junto de sua mãe e descanse. Amanhã cedo precisamos continuar a viagem.
— Sim... Boa noite, Senhora Rafael.
Lar esfregou os olhos, abraçou o livro de língua nalari e saiu. Pelo que parecia, encontrou Fahil e Kahil na porta. Ouviu-se o som de uma conversa e, em seguida, a porta da carruagem se fechou, trazendo silêncio ao ambiente.
Rafael não conseguiu dormir e caminhou pela carruagem. Era estranho; o espaço era pequeno, mas, naquela época, ela o sentia vasto, como se fosse o mundo inteiro.
Ela entrou no vestiário, repleto de roupas masculinas humanas. Havia alguns ternos pendurados, mas pareciam ter sido queimados ou sujos durante as batalhas. Rafael sorriu e organizou as peças restantes; não queria que o humano ficasse sem roupas quando o encontrasse novamente.
Ao terminar, seu olhar foi atraído por um vestido feminino de cor púrpura pendurado no fundo. Ao vê-lo, seus olhos esfriaram. Ao se aproximar, o traje emitiu um aviso em forma de texto:
[Exceto Fisher, é proibido a qualquer ser aproximar-se desta vestimenta; caso contrário, receberá minha maldição. Este é o único aviso, e por favor, diga a Fisher que já estou ciente deste assunto.]
Sem dúvida, era algo deixado pela tal mulher chamada Rennie.
— Hmph...
Rafael ouvira Fisher dizer que aquela dama era apenas uma conhecida, sem qualquer relação íntima. Mas, naquele momento, ver aquele vestido ali pareceu-lhe extremamente ofensivo.
Ela olhou ao redor, como se garantisse que Fisher não estivesse vendo, e estendeu a mão. Uma centelha de magia dracônica surgiu em seus dedos. Ultimamente, ela aprendera muito sobre a magia de sua raça através das notas deixadas por Fisher.
Chamas violentas envolveram o vestido instantaneamente, consumindo-o junto com a magia de advertência. Ao ver o traje ser reduzido a cinzas, um sorriso de satisfação surgiu no rosto de Rafael.
Finalmente, o vestiário estava limpo, restando apenas as roupas de Fisher e as suas. Rafael lançou um olhar satisfeito ao local e saiu com passos leves. Ela precisava descansar mais um pouco; amanhã, a jornada recomeçaria oficialmente.