Noite de Luar

Manual Completo das Donzelas Não-Humanas Caranguejo Gigante 5835 palavras 2026-04-01 14:41:16

O ambiente no teatro era excelente, pois assistir a óperas é uma tradição secular do povo de Nali. Sempre que havia um feriado ou descanso, gostavam de se reunir para assistir aos espetáculos. Às vezes, a peça era a mesma, mas faziam questão de ir a sessões diferentes com atores diferentes, pois parecia que o estilo de cada intérprete trazia um encanto e uma essência únicos.

Fisher também nutria um carinho especial pelo teatro. Antigamente, vinha frequentemente com Rennie, mas aquele sujeito não tinha a menor sensibilidade artística; só aparecia para importuná-lo ou sussurrar coisas em seu ouvido.

A peça de hoje chamava-se *Noite de Luar* e baseava-se em uma antiga lenda do reino de Nali.

A história girava em torno do rei de um certo reino na antiguidade que se apaixonava por um príncipe enviado como refém político. Evidentemente, não se tratava de uma obra homoafetiva escrita pelos svalianos, e o refém tampouco era um príncipe de verdade, mas sim a princesa de um pequeno país disfarçada para ocupar o lugar do irmão.

O soberano daquele pequeno reino recusava-se a colocar a vida do único herdeiro em risco ao enviá-lo como refém a outras terras, ordenando então que a filha se vestisse como o irmão. Foi nesse cenário que o enredo se desenrolou.

A princesa, tanto gentil quanto corajosa, ousou fazer uma aposta com o rei da grande nação para salvar seu criado pessoal; também vestiu o elmo de cavaleiro para combater os demônios de pedra que habitavam as montanhas e recuperar os tesouros roubados de seu povo.

No longo convívio, a nobreza de seu caráter conquistou o monarca, transformando-os gradualmente em confidentes e amigos íntimos.

Logo em seguida, o rei acabou por descobrir que estava apaixonado por aquele refém estrangeiro, independentemente de gênero ou posição social. Embora tal sentimento fosse considerado um tabu e lhe causasse profundo tormento, ele não viu outra alternativa senão ordenar que o refém partisse de seu reino para nunca mais retornarem a se ver.

Contudo, no momento da partida, incapaz de resistir à força do amor verdadeiro em seu coração, o soberano decidiu romper com as convenções mundanas para ficar com ela.

Sob a penumbra do luar, montado em um cavalo branco e em uma missão estritamente pessoal, ele alcançou a carruagem que levava a princesa para fora do país, revelando-lhe seus sentimentos. Tocada pela sinceridade daquela paixão, a princesa acabou por confessar-lhe sua verdadeira identidade feminina.

Nesse ponto da trama, o luar dissipou as nuvens, e o coração do público, tal qual o do rei, encheu-se de surpresa e deleite. Abraçaram-se sob a lua enquanto a melodia da ópera atingia instantaneamente o ápice emocional, interpretada pelas vozes maviosas dos dois atores:

"Oh... minha princesa, por que me iludiste a tal ponto, deixando quem te ama a sofrer o tormento do tabu?"

"Meu querido rei, não foi essa a minha intenção. O amor que sinto por ti me prende, enquanto o dever para com o meu reino me faz hesitar... Neste exato momento, tendo a lua por testemunha, renuncio a tudo para entregar-me a ti em minha inteira verdade, amando-te até o último suspiro da minha vida."

Parece que o povo de Nali carrega no sangue essa propensão inata ao romantismo. Embora a peça *Noite de Luar* raramente estivesse em cartaz, a atuação primorosa dos atores daquela noite fez com que a plateia mergulhasse rapidamente em um estado de completo esquecimento de si.

Dada a posição do príncipe Lausanne, conseguir um camarote privativo teria sido tarefa trivial; no entanto, como os bilhetes haviam sido fornecidos por Carolina, ele fora obrigado a juntar-se aos demais espectadores nos assentos comuns da plateia.

Lausanne parecia não se importar com isso, acomodando-se nos lugares corriqueiros como qualquer cidadão naliano — tal qual afirmara anteriormente, ele não ostentava pose alguma.

Ao seu lado, Carolina fitava distraidamente os dois atores enlaçados sob o luar, absorta em pensamentos indecifráveis.

Um casal nas proximidades trocava beijos encostado um no outro, e uma atmosfera de romance pairava por todo o teatro. Apenas Carolina e Lausanne pareciam deslocados, visto que a imensa maioria dos espectadores daquela obra consistia de casais e cônjuges.

A relação entre ambos mantinha-se em um limbo embaraçoso, difícil de definir ou rotular, embora aparentassem formar um par harmonioso do ponto de vista estético.

Virando-se para observá-la, Lausanne reparou na elegância do vestido de Carolina e na pequena bolsa de senhora que ela apertava contra o peito, contida e graciosa como uma autêntica dama naliana. Contemplando o perfil de Carolina, o príncipe esboçou um sorriso e ponderou:

— Esta peça é realmente muito cativante. Nos teatros de Svalia, a imensa maioria dos espetáculos gira em torno de batalhas e guerras.

— ...Já acabou, vamos embora.

Sentindo-se visivelmente desconfortável com o comentário, Carolina pegou sua bolsa, pronta para abandonar o local — afinal, a representação já havia chegado ao fim.

Para ser franco, ao sair, ela havia simplesmente varrido da memória todas as recomendações de Fisher; conversas sobre adulação ou sobre depositar nele as esperanças de sobrevivência sumiram de sua mente.

Desde o instante em que encontrara o príncipe Lausanne, mantivera-se rígida e silenciosa, sem dar um passo sequer para agradá-lo.

Afinal, aquele tipo de comportamento não lhe pertencia, muito menos diante de um nobre daquela envergadura.

Lançando um olhar fugaz às costas dela, Lausanne levantou-se em silêncio e seguiu-lhe os passos. Mesmo após cruzar a saída do teatro, ela continuou a caminhar a passos largos, sem a menor intenção de deter-se.

Percebendo que ela estava prestes a escapar, o príncipe apressou o passo, alcançou-a num ímpeto e segurou-lhe o pulso, puxando-a para a claridade de um lampião de rua.

Sob a luz amarelada, duas silhuetas entrelaçadas projetavam-se no chão.

— Espere. É incapaz de perceber o interesse que tenho por si? Se continuar agindo assim, esgotará a paciência de ambos. Não seria melhor sermos diretos?

— Solte-me...

Carolina tentou desvencilhar-se, mas sem sucesso. Lançando-lhe um olhar carregado de ressentimento, disparou:

— O que sabe você? Acha acaso que sou uma garota naliana comum? Eu sou...

— É uma bruxa da Sociedade de Investigação de Bruxas, correto? Fisher já me havia prevenido. Tomei minha decisão antes de vir procurá-la. E daí que seja uma sub-raça? Se eu a aprecio e se você é uma mulher, que impedimento haveria?

Por um breve instante, Carolina petrificou-se. Em seguida, encarou Lausanne com uma expressão peculiar:

— Ele lhe disse que... eu sou uma bruxa?

Desta vez, foi a vez de Lausanne encher-se de dúvidas. Uma premonição sombria formou-se em seu íntimo, como se fios soltos em sua mente começassem a se conectar. Contudo, diante da fisionomia delicada de Carolina, nenhuma conclusão definitiva aflorou. Ele limitou-se a indagar:

— ...Não é uma bruxa?

— Não... quer dizer, sim. Como explicar? Eu... pertenço a uma categoria um tanto peculiar de bruxa...

Encarando o olhar do rapaz, as faces de Carolina coraram-se levemente. Tomada por um súbito nervosismo, tentou justificar-se, mas quanto mais falava, mais confusa a explicação se tornava. Por fim, rendendo-se à própria frustração, confessou com franqueza:

— Mas não sou uma bruxa comum! Quer dizer... eu era humana a princípio, mas depois me tornei... uma bruxa. Pronto, está satisfeito? Sou uma bruxa artificial!

***

— Bruxa artificial?

Lausanne repetiu o termo em silêncio. Recordava-se de que, na barreira mágica, o padre Dirk havia rotulado aquelas criaturas como bruxas artificiais criadas pela Sociedade de Investigação de Bruxas. No entanto, o que tinha diante de si era manifestamente uma bela e refinada dama.

Preso em um labirinto mental, ele permaneceu em silêncio por longos segundos antes de ponderar:

— Espere quer dizer que você adquiriu a condição de bruxa posteriormente e que, antes disso, era um ser humano?

— ...Isso! E antes de ser humana, eu era um homem! Satisfeito agora? Sendo assim, o seu interesse por mim não difere em nada do comportamento daqueles nobres svalianos.

Apertando os dentes e fitando a sinceridade estampada nos olhos de Lausanne, Carolina enfim perdeu a paciência, decidida a cessar qualquer tipo de dissimulação com o príncipe.

Talvez a intenção daquele indivíduo desprezível chamado Fisher fosse justamente empurrá-la para uma farsa ou fazê-la seduzir o príncipe sob falsas premissas para conseguir escapar ilesa.

Apesar de toda a hesitação, Carolina preferiu revelar a verdade nua e crua. Na pior das hipóteses, voltaria a ser caçada; a única diferença é que o número de nações em seu encalço aumentaria para duas...

Mesmo diante dessa perspectiva, recusava-se a mentir para Lausanne.

Como se tivesse levado um golpe fulminante, o príncipe soltou o pulso de Carolina, estupefato.

Inúmeras lembranças de sua infância inundaram-lhe a mente duma só vez, cercando-o qual maldição incontornável que o forçou a dar um passo trôpego para trás.

Sendo assim, o que sou eu...

A lua já ocupava o zênite, derramando uma claridade difusa que atenuava o facho do lampião público. Entre os dois, instalou-se um silêncio pesado e constrangedor.

— Eu já a havia rejeitado antes, mas você insistiu em aproximar-se. É o príncipe de uma nação, com tantas beldades à sua disposição, e eu não passo de um monstro gerado em laboratório!

— O seu afeto só lhe trará repulsa. É melhor abandonar essa sua cabeça oca cheia de romances e dedicar-se a pensar em como trazer prosperidade ao seu povo... Se me fizer o favor de impedir que as garotas nascidas em seu país voltem a sofrer nas mãos da corja da Sociedade de Investigação de Bruxas, já me darei por satisfeita!

Evitando fitar o príncipe, Carolina despejou suas palavras com frieza, criticando a suposta insensatez do rapaz:

— Volte para o seu palácio. E aproveite para dizer a Fisher que agradeço a intenção, mas dispenso. Aqui está a recompensa que preparei para ele; entregue-a você mesmo.

Retirando da bolsa uma folha de papel dobrada, Carolina revelou o que parecia ser algum tipo de croqui ou desenho.

Contudo, Lausanne limitou-se a observá-la, recusando-se a aceitar o bilhete. Com a voz trêmula e rouca, questionou:

— E quanto a você? As autoridades de Nali estão caçando os membros da Sociedade de Investigação de Bruxas. Como pretende escapar?

— ...Basta omitir minha presença aqui aos demais. Quando serei descoberta já não é problema seu; afinal, a Sociedade levou a culpa por tudo e agora deve estar com problemas demais para se importar em me caçar. Quanto ao resto... eu dou um jeito. Chega, vá embora.

Com aspereza, Carolina enfiou o papel nas mãos dele, ajeitou os longos cabelos castanhos e, só naquele instante, Lausanne percebeu que ela usava uma maquiagem leve e um toque sutil de batom.

Se ela não fosse uma mulher, aquela postura seria sua verdadeira essência ou apenas mais um disfarce?

Inseguro e confuso, o príncipe viu-se obrigado a assistir à figura feminina em vestido de gala acenar-lhe em despedida e virar as costas.

O espetáculo terminara. Os espectadores abandonavam o teatro em fluxo contínuo, conversando animadamente sobre a encenação enquanto ocupavam a rua, erguendo gradualmente uma barreira invisível que o separava dela. Apenas a luz prateada da lua traçava uma vereda irreal sobre os obstáculos físicos, apontando diretamente na direção em que ela marchava.

Apertando o bilhete contra a palma da mão, Lausanne permaneceu estático, incapaz de mover os pés.

Com o rosto impassível, Carolina retirou da bolsa o pombo de papel mensageiro que utilizara para se comunicar com Fisher. Hesitante por um único segundo, rasgou o artefato em pedaços. Com a destruição do selo mágico, toda a funcionalidade arcana desvaneceu-se instantaneamente, restando apenas retalhos de celulose.

Era bem provável que Lausanne reagisse com fúria ao descobrir que fora ludibriado; contudo, naquele momento, Carolina preferia acreditar no oposto.

Veio-lhe à lembrança o instante em que, sob os efeitos da magia, o príncipe lhe perguntara se sentia muita dor. Aquela fora a primeira vez desde seu nascimento em que alguém demonstrava genuína preocupação por ela, a primeira vez em que alguém parecia compreendê-la...

E Carolina temia a dor acima de tudo.

Talvez por não desejar trair aquela demonstração de empatia, decidira abrir o jogo com Lausanne, evitando que uma revelação tardia gerasse uma ira ainda mais profunda. Afinal, a dor resultante não se limitaria ao corpo, atingindo as camadas mais profundas de um coração já vulnerável.

Restava saber se uma angústia dessa natureza seria passível de regeneração por sua própria constituição...

Tocou os cabelos castanhos. O único fio escuro que neles persistia havia perdido lentamente a tonalidade, convertendo-se no mesmo tom castanho do restante da cabeleira.

Parecia que o dono daquele fio a havia abandonado de vez, extinguindo qualquer vestígio de vínculo remanescente — motivo pelo qual a mecha escurecida readquirira a cor original, embora ela própria não houvesse retornado à condição masculina.

Quem sabe esse desfecho não fosse de todo mau?

Enquanto descartava os retalhos de papel, uma mão firme agarrou-a de súbito pelo pulso. Num sobressalto, Carolina virou-se e deparou-se com o olhar fixo e resoluto do príncipe Lausanne.

— Tenho uma pergunta a lhe fazer.

Foi a primeira frase que ele pronunciou, enquanto a paisagem enluarada parecia abrir caminho na multidão, traçando uma rota direta de volta para ela.

— ...O que é?

— Se ficarmos juntos, poderemos gerar descendência?

Sendo ele um herdeiro ao trono, a sucessão não constituía mero capricho pessoal, mas sim a esperança suprema de um reino inteiro.

Ao decidir correr atrás dela embalado pelo luar, Lausanne já assumia as consequências de sua escolha; contudo, a responsabilidade perante a pátria exigia que fizesse tal questionamento.

***

Os lábios de Carolina entreabriram-se. Com o rosto ruborizado entre a irritação e a impotência, absteve-se de retirar a mão do aperto dele e disparou num tom de reprimenda:

— Hã? Perdeu o juízo por acaso? Já lhe disse, você é um príncipe! Não deveria estar casando com a filha de algum outro nobre ou governante? Há quanto tempo nos conhecemos? Conhece acaso o meu gênio? Como ousa vir com uma proposta dessas? Não teme que eu seja, na verdade, uma espiã da Sociedade e que toda essa história de proteção não passe de teatro?

Soltando um suspiro, Lausanne replicou:

— Naquele dia, vi claramente a sua expressão. O pavor que sentiu da dor não foi fingido... Além do mais, minhas exigências não são elevadas. Em vez de me submeter a um casamento político com qualquer outra família, prefiro unir-me a alguém autêntico. Portanto, tentar algo com você não parece má ideia, concorda?

Mordendo o lábio em silêncio, Carolina evitou dar uma resposta imediata. O príncipe, por sua vez, insistiu na questão pendente:

— Então... qual é a resposta? Podemos ou não gerar descendência se ficarmos juntos?

— ...Como vou saber? Só testando para descobrir!

Incomodada demais para encará-lo, Carolina respondeu com um tom birrento.

No interior da casa de espetáculos, a sessão seguinte de ópera iniciava-se. Tratava-se novamente de *Noite de Luar*, interpretada talvez por outros artistas, mas mantendo a mesma execução vocal impecável que elevava as modulações da língua naliano a um patamar de sublime beleza.

E a letra entoada era exatamente a mesma:

"Oh... minha princesa, por que me iludiste a tal ponto, deixando quem te ama a sofrer o tormento do tabu?"

"Meu querido rei, não foi essa a minha intenção. O amor que sinto por ti me prende, enquanto o dever para com o meu reino me faz hesitar... Neste exato momento, renuncio a tudo para entregar-me a ti em minha inteira verdade, amando-te até o último suspiro da minha vida, tendo esta lua por testemunha."

......

......

Não muito longe dali, oculta junto aos arbustos, Jasmine observava com a boca ligeiramente entreaberta o casal que se afastava de mãos dadas, sem saber ao certo que expressão adotar.

Ao seu lado, Fisher mantinha uma fisionomia bizarra, incapaz de decidir que rumo dar aos próprios pensamentos.

Ambos vinham seguindo os dois às ocultas desde o momento em que abandonaram o teatro. Jasmine movia-se movida pela pura curiosidade por fofocas, enquanto Fisher pretendia apenas verificar se o plano de Carolina havia logrado êxito — o que, no fundo, equivalia exatamente ao mesmo passatempo.

Ao ouvir a confissão integral de Carolina momentos antes, temera que a empreitada houvesse fracassado por completo; se a mulher não tivesse entregado o bilhete das ruínas a Lausanne, ele certamente teria intervindo à força para interromper a cena...

Embora estivesse apenas blefando, Fisher jamais se mostraria tão insensível.

De fato, tudo aquilo não passava de uma tentativa. Fosse o plano bem-sucedido ou não, Fisher tencionava retirar Carolina de Nali a salvo, dado que o príncipe já havia instruído seus subordinados a silenciarem sobre a presença dela no local.

As autoridades nalianas demorariam a localizá-la, e contrabandeá-la para um pequeno país vizinho ou algum refúgio anónimo a fim de viver o resto de seus dias em paz constituía uma alternativa viável.

Mas quem poderia prever que aquele desfecho tomaria um rumo tão... estapafúrdio?

Fisher concluiu que a frase proferida por Lausanne no primeiro encontro — "Antes de mais nada, não sou homossexual" — não passava de pura groselha.

Apesar de Carolina não ostentar mais os trejeitos típicos de um homem, atribuir a responsabilidade por sua transformação definitiva em mulher exclusivamente àquela mecha de cabelo escura parecia um exagero tremendo com a Bruxa Imortal.

Ainda assim, o epílogo revelou-se satisfatório. Quanto à tarefa futura de conduzir Carolina de volta para prestar esclarecimentos à tia de Lausanne — a rainha de Svalia —, isso já seria problema do próprio príncipe; afinal, haviam acabado de se conhecer e ainda tinham uma longa trajetória amorosa pela frente.

Aquilo já não dizia respeito a Fisher.

— Vamos, vou acompanhá-la de volta.

Agachada atrás da folhagem com ares de quem assistia a um espetáculo teatral, Jasmine considerava que, tendo assistido a duas óperas em uma única noite, o preço do ingresso já estava mais do que pago.

Ao ouvir o chamado de Fisher, virou-se, assentiu com a cabeça, levantou-se para sacudir o vestido e seguiu o cavalheiro na direção oposta da rua, onde os carros de aluguel aguardavam.

— Pensei que a senhora Carolina fosse do sexo masculino anteriormente; olhando para ela agora, jamais imaginaria... A vida é mesmo um milagre. Seria possível relatar este acontecimento à senhorita Lamastia?

Com o rosto avermelhado pelo entusiasmo, Jasmine havia perdido a timidez habitual após o convívio prolongado com o rapaz, tornando-se consideravelmente mais loquaz e justificando plenamente a fama de "faladora inveterada" típica dos cetáceos — embora, aos olhos humanos, parecesse apenas uma jovem comum.

Fisher esboçou um sorriso e ponderou:

— Durante as semanas do Festival de Gödlin, os restaurantes permanecem abertos até tarde da noite. Deseja comer alguma coisa antes de voltar?

— Sim!

— ...

Decididamente, ele não deveria ter feito aquela pergunta. A cortesia era um conceito inexistente para alguém da raça cetácea como Jasmine; apenas a fome possuía realidade tangível...

Passar por cima disso. Que fosse por aquela noite, visto que servia como compensação pelo incômodo.

Afinal de contas, já não perdera a conta de quantas vezes precisara compensá-la por algo?

Com a lua cravada no firmamento, a claridade prateada descia suavemente, estendendo um tapete de tons translúcidos para guiar os passos de ambos.