71. Primeiramente, eu não sou.
Diz o ditado popular que não há muitos métodos eficazes para as pessoas se familiarizarem rapidamente umas com as outras, e um dos mais reconhecidos é, sem dúvida, compartilhar uma refeição juntos.
Na tarde daquele dia, o reitor Ken primeiramente arranjou acomodações para todos os visitantes de Shivali, garantindo quartos suficientes. Contudo, como Shivali trouxe muitos acompanhantes, estes não poderiam ficar com os adultos, então a escola disponibilizou alguns quartos dos funcionários para eles.
Em seguida, houve a tradicional apresentação das instalações da Universidade de Santa Nari, onde o conselho escolar detalhou os prédios acadêmicos, os alunos e as máximas gravadas pelo rei.
Fisher não os acompanhou, preferindo retornar ao seu escritório para descansar um pouco e levar comida para a bruxa Karona. Ele não dormira durante toda a noite anterior, então aproveitou para cochilar antes do jantar oficial da escola à noite.
Ele não trancou a porta, pois temia que os visitantes de Shivali o chamassem para o jantar assim que terminassem o tour. Quando finalmente entrou em sono mais profundo, a porta se abriu suavemente, revelando a jovem Jasmin, que havia retornado a seus cabelos negros.
Jasmin acabara de se encontrar com os homens-crab no litoral e trouxe muitos itens valiosos, mas ainda não sabia como convertê-los em moeda humana.
Inicialmente, queria perguntar a Isabel e suas amigas, mas por serem colegas de quarto e muito próximas, não poderia justificar repentinamente possuir ouro. Assim, decidiu consultar o professor Fisher, que pouco a conhecia, e também mostrar os erros corrigidos em seu dever mágico da noite anterior.
Para seu espanto, Fisher adormecera.
Ela permaneceu na porta, observando-o dormir. Quando tentou fechar a porta, Fisher abriu os olhos confuso.
“Jasmin?”
“Ah... professor Fisher.”
Ele tirou o paletó do terno para usar de cobertor e afrouxou alguns botões da camisa para dormir melhor. Ao levantar, Jasmin ficou corada, hesitando entre entrar ou sair.
Fisher olhou para ela, ajeitou os botões e sentou-se.
“Você veio me procurar por quê?”
“Ah, é que corrigi os erros do dever de ontem e gostaria que o senhor revisasse... além disso, tenho algumas dúvidas.”
“Então entre, não fique aí na porta.”
Fisher massageou os ombros cansados, e Jasmin entrou, fechando a porta com cuidado.
Nesse instante, ele percebeu um aroma fresco de umidade vindo dela, e notou que seus cabelos ainda estavam molhados.
“Eu... acabei de nadar e ainda não sequei completamente.”
Fisher apenas a olhou, e ela, envergonhada, explicou com o rosto ruborizado.
“Não tem problema.”
Ele tentou aliviar a tensão dela, pois por algum motivo Jasmin sempre ficava nervosa perto dele, ao contrário de Melica, que fora sua aluna e não demonstrava essa timidez.
Talvez fosse pelo episódio em que ele a perseguiu naquela noite, deixando uma sombra psicológica.
Entendendo o propósito da visita, Fisher pegou as folhas mágicas que ela lhe entregara. Sob suas anotações, Jasmin escrevia cuidadosamente várias correções, demonstrando grande dedicação.
Na busca pelo conhecimento, ela era muito aplicada, contrastando com Rafael, que se apoiava apenas no talento inato. Esse esforço merecia elogios.
“Você explicou tudo com clareza e citou o professor Heilson, isso é excelente. Seu entendimento da essência e estrutura da magia já está no nível de magos de primeiro e segundo grau.”
Fisher não poupou elogios, e Jasmin, contendo um sorriso, tentou manter a compostura de uma dama, mas não conseguiu ocultar a felicidade.
“Ah... a propósito,” Fisher levantou o olhar, “em breve teremos uma conferência acadêmica com Shivali. Posso levar um assistente, e pensando bem, você é a pessoa ideal. Gostaria de me acompanhar para assistir ao debate?”
Os olhos de Jasmin brilharam levemente.
“Eu... posso ir? Sou apenas uma caloura e ainda não entendo muito de magia. Talvez eu não ajude muito no debate...”
“Não precisa ajudar, é apenas uma aula extra. Ou você prefere, como os outros alunos, ter uma semana de folga?”
Na próxima semana, as aulas seriam suspensas por conta da conferência, e muitos estudantes voltariam para casa.
“Não, quero ir. Também quero ver como os outros países veem a magia.” Jasmin corou ao aceitar, mas logo pensou em algo e perguntou baixinho, “Professor Fisher, existe alguma forma de trocar esses itens que tenho por nariou?”
“Trocar por nariou?”
Ela devia ter recebido algo valioso de sua família; se fosse algo trazido por seres não humanos, provavelmente ouro ou joias. Fisher não perguntou o propósito, mas explicou:
“Se forem ouro ou joias, pode levar a uma joalheria ou mercado da cidade para trocar, mas eles sempre pagam menos, principalmente se você não entender do assunto.”
“Então... poderia cuidar disso para mim e trocar por dinheiro?”
Fisher olhou para a jovem um pouco ingênua e pensou que, se a enganasse, rapidamente ela perderia toda a sua herança. Por exemplo, trocar ouro avaliado em dez mil nariou e receber apenas quinhentos, e ainda ficaria feliz e agradecida.
Ou pior, se ele fraudasse outras coisas...
Seu olhar desceu da face dela...
Talvez pudesse extorquir o segredo de que ela é uma ser marinho para estudá-la?
Mas Fisher não estava apressado; queria entender melhor Jasmin antes de agir.
Ser cauteloso não era ruim. Quando estivesse seguro de que ela não tinha defesas, começaria a vinculá-la e extrair todos os dados e segredos que guardava.
“Só um aviso: confiar facilmente nas pessoas não é bom, pode acabar enganada. Mas esse favor eu posso fazer. Se quiser, me entregue esses itens na próxima semana e eu lhe darei o valor correspondente em nariou.”
Ao ouvir que poderia ser enganada, Jasmin piscou para o professor sério. Após pensar cuidadosamente por alguns segundos, achou que Fisher não era uma má pessoa — exatamente como Reina dissera, ele era um humano amigável.
Ela sorriu e concordou.
Pensando nisso, ela se perguntou como estaria Reina. Achava que, ao encontrá-la, não seria mais castigada por senhor Ling Jiu, mas ao voltar, levou uma surra.
Após orar silenciosamente por pequena Reina, ela tentou falar, mas a porta foi batida.
“Pode entrar.”
Após o convite de Fisher, entrou uma senhora do departamento acadêmico. Observando o escritório, e notando as bochechas rosadas de Jasmin e o paletó de Fisher jogado no sofá, corou como se imaginasse uma cena.
Mas não disse nada; esse tipo de situação era comum em Santa Nari. Homens maduros e jovens donzelas, muitos roteiros assim, e pela idade de Fisher, a diferença não era grande — até adequada.
Apoiando-se na moldura da porta, falou baixinho:
“Senhor Benavides, os senhores de Shivali já começaram a beber no restaurante e estão esperando sua chegada para iniciar a refeição.”
“Entendi, vou já.”
Jasmin não sabia por que a senhora corara ou olhava para ela daquele jeito. Fisher entendeu, mas não explicou, apenas disse que sabia.
Talvez em outros lugares começar a beber antes dos convidados fosse falta de educação, mas para os de Shivali não.
Eles gostavam de beber antes da refeição, principalmente bebidas fortes, e muitas vezes ficavam bêbados antes da chegada dos convidados, pois acreditavam que o estado de embriaguez simbolizava sinceridade e acolhimento genuíno.
Era uma grande diferença cultural com Santa Nari, mas por estar na instituição deles, não deveriam exagerar.
Fisher avisou Jasmin que logo partiria para conversar com os acadêmicos de Shivali e se arrumou para ir ao restaurante.
O restaurante ficava em outra área, diferente do usado normalmente pelos estudantes.
Ao chegar, já se ouviam vozes animadas. A mesa dos homossexuais do Reino do Sol de Shivali sempre estava assim, alegre e barulhenta. Alguns gostavam desse estilo, outros não, mas os Shivalianos preferiam esse ambiente vibrante.
Como eram convidados, a universidade organizou o banquete conforme o gosto deles. Afinal, não era uma reunião formal.
No entanto, no Palácio Dourado seria diferente, pois ali era território de Godlin, e tudo seguiria o protocolo da família real de Nari.
Fisher abriu a porta e viu várias mesas fartas de comida. Os acadêmicos de Shivali bebiam, os homens sentados juntos, enquanto as mulheres e familiares não estavam ali.
Alguns nobres nariou bebiam junto, outros não. Roger, ao ver Fisher, parecia ver um salvador, e Ken, com expressão elegante, mostrava-se constrangido, pois do outro lado os acadêmicos de Shivali, já embriagados, falavam alto e gesticulavam, deixando os nariou perplexos.
“Vocês acham que o verão aqui é muito quente?”
“Na próxima semana vou derrotar Fisher no debate sem deixar palavras.”
“Acho que vocês têm preconceito contra os homens de Shivali. Nem todos somos homossexuais, ou melhor, a maioria é, não, algumas pessoas preferem damas, ou gostam de ambos...”
O que mais chamou a atenção de Fisher foi o príncipe Losang, de Shivali, com o torso nu e corpo robusto, diferente da compostura que mostrara ao meio-dia. Ele estava um pouco bêbado, com o rosto vermelho, e foi o único a se levantar, levantando um copo e olhando ao redor.
“As pessoas de outros países sempre têm preconceitos contra nós, mas muitas vezes julgar precipitadamente é um erro.”
“Pessoal, olhem para mim! Tenho um anúncio...”
“Primeiro, eu não sou homossexual!”
Fisher ficou com a expressão congelada. Muito tempo atrás, Nari via Shivali como bárbaros; seu imperador fundador era um caçador analfabeto, e o país tinha pouca cultura acumulada. Quando invadiram Santa Nari, houve lamentações pelo suposto “fim da cultura nari”.
Agora, vendo o príncipe de torso nu, Fisher sentia que aquela semana de intercâmbio cultural seria muito interessante.
De qualquer forma, naquele momento, com sua entrada, parecia que um trovão inaugurava o evento.