66. A Medula da Terra
Fisher não ouviu o que Meg tinha a dizer sobre os segredos dos subumanos marinhos, afinal, as ruas estavam cheias de gente e ouvidos atentos.
Ele decidiu levar a garota, que ainda estava na fase rebelde, de volta à loja de atacado de Gina, aproveitando para ajudar a aliviar um pouco aquele conflito familiar que parecia de difícil resolução.
Ao retornarem à loja, mãe e filha trocaram apenas um olhar. Em seguida, Meg desviou os olhos de forma pouco natural; obviamente, não houve qualquer diálogo normal entre elas.
Ao ver a filha, Gina sentiu vontade de dar uma bronca na menina desobediente, mas como Fisher e Molly estavam presentes, ela não explodiu. Apenas lançou um olhar severo para Meg, que mantinha a cabeça baixa, e saiu para cuidar de suas galinhas mágicas.
— Agora fale. Sobre essa tal informação a respeito dos subumanos marinhos.
Vendo que a loja havia se acalmado, Fisher virou-se para Meg, que estava sentada no sofá abraçada a uma almofada, e fez a pergunta.
Ao lado, Molly colocou os materiais mágicos sobre a mesa e olhou para Meg com curiosidade, aguardando que ela começasse.
— Bem... isso aconteceu mais ou menos nesta semana. Tenho saído à noite ultimamente para me divertir... com meu namorado e os outros. Na segunda-feira à noite, eles compraram várias garrafas de bebida e me levaram para ver as estrelas perto do Rio Coco.
— Estávamos bêbados na época, e um amigo da Rua Karen, chamado Carrick, nos contou uma coisa interessante...
— Uma coisa interessante?
— É. — Meg relembrou a noite em questão. — Ele disse que, no lago central do Parque Parker, próximo à foz do Rio Coco, existe um pequeno espírito que vive na água e adora fazer trocas com humanos.
— Basta colocar um objeto valioso à beira do lago à noite e dizer três vezes para a estátua da Mãe Divina no centro do lago: "Tesouro oferecido, faça a troca logo".
— Então, na manhã seguinte, o objeto que estava na beira do lago desaparece, sendo substituído por itens mágicos, como materiais de feitiçaria e corais.
— Mas esse espírito só aceita coisas valiosas, como joias e pedras preciosas. Carrick disse que uma vez deixou uma garrafa de cerveja lá, e o espírito não a aceitou.
Molly ouvia atentamente, e quanto mais ouvia, mais a história parecia com as lendas dos dez fantasmas de Saint-Nari que Milika costumava contar à noite. Sentindo um arrepio na espinha, ela se aproximou um pouco mais de Fisher, embora continuasse observando Meg com muita atenção, curiosa pelo restante da história.
Fisher acariciou o queixo, pensativo, também sem interromper.
— Naquela noite, meu namorado estava um pouco bêbado e empolgado, então decidiu nos levar ao Parque Parker para trocar itens com o espírito.
— Mas eles não queriam realmente fazer uma troca, eles queriam capturar o espírito! Planejaram deixar o item e se esconder nos arbustos do parque, e então agarrá-lo quando ele aparecesse.
— Meu namorado deixou o relógio de bolso que trouxe de casa à beira do lago, e nós ficamos agachados nos arbustos esperando o espírito surgir.
— Mas, quando nos escondemos, já eram duas ou três da manhã. Todos tinham bebido e estavam exaustos; meu namorado e Carrick logo caíram no sono, e eu também não aguentei e cochilei um pouco.
— Mas meu sono é leve, qualquer barulho me acorda. Enquanto dormia, ouvi um som de água vindo do lago e alguns outros ruídos estranhos, o que me despertou.
— Não sei que horas eram exatamente, mas ainda não tinha amanhecido, talvez umas cinco ou seis horas? Levantei-me, ainda meio zonza, e vi o tal espírito de que Carrick falava! Aquilo não era espírito nenhum, era uma criatura de carne e osso!
— Vi uma cabeça humana surgindo da água do lago no Parque Parker. Ela esticou a mão para tocar o relógio de bolso deixado na borda e até o levantou para ver... O lago central do Parque Parker é conectado por tubulações ao sistema de drenagem do Rio Coco. Aquele sujeito pegou nosso relógio e deixou uma concha preta no lugar! É aquela que entreguei para minha mãe, vocês viram?
Fisher acenou com a cabeça indicando que tinha visto, enquanto processava todas as informações em sua mente. Quando estava prestes a perguntar algo, Molly, que segurava a barra do vestido com nervosismo, respirou fundo e perguntou como uma ouvinte entusiasmada:
— E depois? Você só viu uma cabeça? Será que era um fantasma marinho? Ele te viu?
Fisher lançou um olhar para Molly. De perfil, percebeu que o rosto dela, antes rosado, estava pálido. Parecia assustada, mas ao mesmo tempo muito curiosa, ansiosa para saber o que aconteceu naquela noite.
— Não... eu não estava muito consciente na hora. Só vi a cabeça emergindo da água e não consegui ver o rosto claramente. Fiquei com muito medo, achei que fosse um fantasma ou um monstro que suga sangue humano. Na minha cabeça, um espírito nunca teria uma cabeça humana tão grande.
— Mas, depois que peguei a concha e pensei bem, fantasmas são coisas etéreas demais. No entanto, algo que consegue nadar por tubulações tão longas não pode ser humano. Talvez seja... uma raça subumana. Claro, não descarto a possibilidade de ser outro tipo de monstro, por isso disse que não tenho certeza se é real.
Meg terminou seu relato e, mordendo os lábios, olhou para Fisher, que continuava pensativo.
Fisher raciocinou que, se o que Meg viu fosse verdade, era muito provável que se tratasse de um subumano marinho.
Além disso, ele tinha observado a concha; não parecia um item de águas rasas ou costeiras. Saint-Nari era uma cidade litorânea, e Fisher, desde pequeno, já tinha visto muitas coisas que os pescadores traziam do mar, mas nunca tinha visto aquele tipo de concha.
Então, seria possível que fosse de fato um subumano marinho vindo do oceano e que tivesse relação com a garota da raça das baleias que estava ao seu lado?
Fisher observou Molly discretamente. Ela estava com a boca entreaberta, parecendo ainda imersa na história, provavelmente imaginando que tipo de monstro seria aquele.
Se tivesse relação com ela, será que ela reagiria assim?
Ou será que ela estava atuando, de forma semelhante a Rennie, por não querer revelar que talvez tenha alguma ligação com os subumanos marinhos?
Ou talvez aquele subumano não tivesse relação nenhuma com Molly, sendo apenas um espécime de outra raça que emergiu do mar para a terra?
Sem obter uma resposta concreta, Fisher suspirou, levantou-se e disse:
— Entendi. Mais tarde irei ao Parque Parker para verificar. Hoje ainda tenho outras coisas para resolver, então vou indo. Ah, a propósito...
Fisher sinalizou para que Molly pegasse os materiais mágicos. Ao chegar à porta, virou-se para Meg e disse:
— Lembre-se de pedir desculpas à sua mãe. Não saia mais por aí com aqueles sujeitos; além de desperdiçar seu tempo e sua juventude, você não ganhará nada.
Meg abriu a boca, mas acabou baixando a cabeça e concordando.
Fisher saiu da loja e viu Gina agachada no chão, atormentando suas galinhas mágicas. Ela olhou para Fisher e Molly que saíam e perguntou:
— Já terminaram e vão embora?
— Sim, obtivemos algumas informações interessantes com Meg... Já a repreendi e espero que ela se comporte daqui para frente.
— Hmph, contanto que ela não morra por aí, já agradeço aos céus. — disse Gina, lançando um olhar para dentro da loja.
Fisher sorriu, sem responder. Colocou seu chapéu de cavalheiro e, junto com Molly, seguiu pelo mercado mágico; ele ainda tinha outras coisas para comprar.
— ...Professor Fisher, o senhor acha que o que a senhorita Meg encontrou era um fantasma? Tipo... um monstro nascido de ressentimentos acumulados no mar ou em outro lugar, que costuma subir à terra ou sair do fundo do mar para capturar seres vivos?
— Onde você ouviu essas coisas?
— Foi Milika quem me contou... Ela disse que, quando era criança, fantasmas costumavam entrar em seu quarto para tentar comê-la, mas que fantasmas não podem atacar quem se esconde debaixo das cobertas, e foi assim que ela escapou.
Ao ouvir isso, Fisher disse com um sorriso irônico:
— Ela mentiu para você.
— Hã?
— Ela nunca foi atacada por fantasmas quando criança. Além disso, o pai dela é um dos três grandes arcebispos de Nari; se algum espírito aparecesse por lá, provavelmente já teria sido enviado para servir à Mãe Divina. Ela disse isso só para te assustar.
— As... assustar? Por quê?
Fisher virou-se para Molly, que escondia o rosto atrás da sacola de materiais mágicos. O rosto dela estava corado, e apenas um olho límpido espreitava para Fisher, parecendo muito fofo, como uma maçã fresca e suculenta que dava vontade de morder.
"Porque você fica adorável quando está assustada."
Essa era a resposta correta, mas Fisher não disse isso para não se tornar um professor cavalheiro de Nari assediador.
Ele virou o rosto para observar as lojas ao redor e respondeu:
— É porque vocês são boas amigas, por isso ela compartilha essas histórias divertidas com você. Quando você fica cativada pelo conteúdo, ela atinge o objetivo.
— É... é assim, então.
Molly pareceu despertar, levantando a cabeça de trás da sacola. Ao lembrar da expressão travessa de Milika, achou que o Professor Fisher tinha razão; Milika adorava contar essas histórias assustadoras, deixando-a sempre com medo, mas com vontade de ouvir.
Graças a Milika, no início, Molly achava que a terra estava cheia desses monstros estranhos, já que, em tanto tempo no mar, nunca tinha visto nenhum. Agora descobriu que a terra era como o fundo do mar: não se via esses monstros terríveis!
No tempo restante, Fisher comprou vários outros materiais para feitiçaria de alto nível.
Enquanto caminhava, Fisher lembrou-se das duas cimitarras que Elio carregava nas costas. Teve vontade de comprar uma arma branca adequada para usar, pois parte das técnicas de combate que Elio lhe ensinara envolvia o uso de armas frias, e treinar com uma arma real poderia ser mais eficaz.
Porém, após procurar um pouco, não encontrou nenhuma loja que vendesse armas brancas. Em Saint-Nari, raramente se viam espadas de cavaleiro tradicionais; se quisesse, teria que encomendar em uma ferraria especializada, o que custaria muito tempo e dinheiro.
Após concluir as compras, a tarde já avançava. Fisher estava pronto para levar Molly embora. Mas, ao sair, viu casualmente, na banca de um caçador sujo e carregando uma espingarda, uma pedra que emitia um brilho intenso.
A pedra parecia composta por inúmeros cubos unidos, e do centro dela piscava continuamente uma luz colorida fraca, como se fosse um ser vivo.
Fisher, interessado, agachou-se diante da banca e examinou a pedra.
Ele a reconheceu: era um material mágico chamado [Medula Terrestre]. Não era muito usado em gravações mágicas, pois, embora pudesse tornar a magia mais ativa, era difícil de encontrar e existiam muitos substitutos mais baratos. A menos que um mago estivesse fora de si, geralmente não usavam aquilo.
No entanto, a pedra era muito bonita. A Medula Terrestre podia ter várias cores e formas, mas aquela em particular era colorida, algo que Fisher via pela primeira vez.
Molly também fixou os olhos na pedra colorida e perguntou:
— Professor Fisher, o que é isso...?
— É Medula Terrestre, um material mágico muito bonito, mas inútil. Mas é a primeira vez que vejo uma com essa cor... Quanto custa?
O caçador lançou um olhar para Fisher e disse:
— 2.000 Nari-Ouros.
— 1.000 Nari-Ouros, e me dê uma sacola... Onde você encontrou isso?
O caçador olhou furioso para aquele cavalheiro de Nari que tinha cortado o preço pela metade. Vendo aquele sujeito bem vestido, como ele podia ser tão pão-duro quanto as velhinhas da Rua Karen? Era a primeira vez que via um mago tão mesquinho.
— 1.500 Nari-Ouros, nem um centavo a menos. Encontrei isso quando fui caçar nas montanhas. Dizem que nunca viram uma Medula Terrestre dessa cor antes.
— 1.350 Ouros, e a sacola.
Fisher já tinha tirado a carteira, mostrando calmamente o saldo que restava. O recado era claro: não tenho tanto dinheiro, se não vender, vou embora.
O caçador ficou irritado, mas o item era difícil de vender; para um mago, aquilo era um tanto inútil. E como objeto decorativo, o processamento era muito difícil, já que a pedra era extremamente dura. Magos comuns costumavam usar lâminas mágicas para raspar um pouco do pó por muito tempo.
— Tudo bem... leve por 1.350 Ouros, mas não tenho sacolas, dê um jeito você mesmo.
Fisher pagou, pegou a pedra silenciosamente e a colocou sobre a pilha de materiais mágicos que Molly carregava.
Ele planejava transformar aquilo em um pequeno ornamento; se não desse certo, ficaria bonito apenas como decoração no quarto.
Em seguida, Fisher, com sua bengala, e Molly, a assistente estudantil carregando os materiais, retornaram à entrada do mercado mágico para pegar uma carruagem de volta à Universidade de Saint-Nari.
No caminho, Molly observava a paisagem enquanto pensava em como tinha aprendido conhecimentos e segredos interessantes com o Professor Fisher naquele dia.
E ainda tinha ouvido aquela história fascinante sobre o "espírito do Parque Parker".
Fisher estava de olhos fechados, descansando. Molly encostou-se na janela da carruagem e sorriu boba. Então, de repente, lembrou-se de que Xianghun lhe dissera que raças do fundo do mar lhe enviariam algumas coisas, e que ela não entrava em contato com Xianghun há algum tempo.
Será que aqueles subumanos marinhos do Rio Coco estariam procurando por ela?!
Molly compreendeu algo de repente e, por instinto, quis se virar para dentro da carruagem, mas esqueceu que sua cabeça estava voltada para fora pela janela. Ao levantar-se, bateu com a testa na moldura superior.
— Tum!
— Ai...
Ela voltou para o assento, segurando a cabeça, e deu de cara com Fisher, que abrira os olhos devido ao barulho.
Ficou vermelha de vergonha, sem jeito.
— Você está bem?
— Sim, estou!
Felizmente, Fisher, como sempre, não disse nada que a deixasse constrangida.
Molly balançou a cabeça e voltou ao seu lugar. Fisher, vendo que ela não tinha se machucado gravemente, sorriu e voltou a fechar os olhos.
Por isso, não percebeu Molly lançando-lhe um olhar furtivo, antes de desviar o olhar rapidamente e morder os lábios.
O ambiente na carruagem ficou silencioso, mas tão quente quanto o resto de Saint-Nari.
Pelo menos, era muito mais quente do que no fundo do mar.
Molly pensou consigo mesma.