36. A Autoverificação de Renée

Manual Completo das Donzelas Não-Humanas Caranguejo Gigante 3802 palavras 2026-04-01 14:39:22

Viajando de bonde sob o manto da noite, Fischer retornava lentamente ao bairro onde morava. No início da noite, o bonde estava lotado de cavalheiros que acabavam de sair do trabalho; os operários, incapazes de pagar a passagem, caminhavam se morassem perto, ou, caso vivessem longe, deitavam-se em algum canto da fábrica, usando as roupas emprestadas de outros colegas como cobertores.

Fischer entrou em seu quarto de aluguel sentindo certo cansaço. Martha acabava de preparar o jantar, e o aroma delicioso que preenchia a sala de jantar aguçava o apetite de Fischer, que mal podia esperar para provar a refeição daquela noite. No ambiente, ouvia-se a transmissão de rádio, onde uma mulher de bela voz entoava louvores aos marinheiros que partiam em jornadas.

“Eu sou o capitão Blake!”

“Atravessando mares e neblinas, desbravando cada recanto do mundo!”

“Ouro e tesouros não são meu verdadeiro desejo, mas sim o fascínio das grandes aventuras!”

“Embarca comigo, meu amor, e juntos escreveremos um poema grandioso de façanhas!”

Fischer interrompeu por um instante o gesto de levar a sopa à boca. Se não estava enganado, aquela canção remontava a várias décadas, composta para exaltar os primeiros aventureiros que, sob ordens reais, se lançaram ao mar desconhecido.

O protagonista da canção, capitão Blake, também existiu de fato. Enquanto toda a humanidade olhava o oceano da costa, ele, por ordem do rei, comandou o primeiro navio explorador rumo ao misterioso e inexplorado oceano. Após anos de aventuras, circunavegou todo o continente ocidental, registrando com precisão piratas e correntes marítimas daquela região; cruzou o oceano do sul e descobriu o continente do sul, repleto de ouro e tesouros.

Por isso, o capitão Blake ficou conhecido como “o pioneiro original”.

Mas isso já fazia muitos anos. Agora, Blake já passava dos cem anos; ainda estava vivo, mas Fischer não ouvia falar dele havia muito tempo. Imaginava que o velho capitão estivesse, com um pé na cova, esperando serenamente pela morte.

“Fischer, ouvi dizer que amanhã vão cortar a água na rua. O pessoal da Secretaria de Assuntos Públicos disse que houve um problema no sistema de encanamento. Pela deusa-mãe, será que os funcionários não usaram o dinheiro dos nossos impostos para jogar bola... ou pior, apostaram em jogos de azar e por isso ficaremos sem água?”

O modo como os idosos falavam parecia sempre carregado de um humor involuntário, mas talvez não estivessem tão longe da verdade. Fischer, naquele dia, pôde ver o quanto custava frequentar o Salão Cor-de-Rosa; já aquele sujeito, Trondel, era habitué do local. Dizer que ele não recebia propinas era algo em que Fischer não acreditava nem por um segundo.

“Muito provável, as cadeiras do Parlamento são recheadas de pacotes de Naleo. Vai ver, agora mesmo, o pessoal da Secretaria de Encamentos está furtando dinheiro no Parlamento para consertar os canos.”

“Meu Deus, por que não me convidaram?”

Fischer sorriu, mas, de repente, a porta se abriu. Do lado de fora, surgiu uma mulher de cabelos negros, vestida com um vestido de tule escuro.

“Ei, Renée, você voltou? Fiquei preocupada com você esses dias em que saiu. Fischer também, viu? Ele finge que não se importa.”

“Ele se importa comigo, sim... Nossa, que cheiro maravilhoso! Estou morrendo de fome, deixa eu provar.”

Fischer pegou uma tigela e uma colher para Renée, que, exalando um leve perfume, sentou-se ao lado dele, esfregando as mãos com os olhos brilhando, faminta.

Ele pousou o olhar nos cabelos negros, belos e sedosos de Renée, mas, diante de Martha, não perguntou nada sobre onde ela estivera.

Pelo que sabia das características de Renée, era improvável que ela fosse a bruxa imortal.

Primeiramente, mesmo que seus circuitos mágicos estivessem em constante crescimento e sua magia fosse imensa, isso não significava que ela pudesse ser “imortal”. Se fosse assim, o professor de Fischer, Helson, não teria quase morrido tentando magia de direcionamento da alma. A força dos circuitos mágicos e o corpo físico não estavam, necessariamente, em perfeita harmonia. O corpo de Renée não diferia em nada do de uma pessoa comum.

E, ao ler o Manual de Reintegração da Alma, Fischer sabia que a alma não pode se afastar do corpo por muito tempo. Philoen precisava de artifícios para comprimir e preservar a alma. Até mesmo as breves aparições de almas de raças mestiças, segundo a lenda, exigiam que retornassem com seus semelhantes às tribos para reencarnar.

A possibilidade de uma bruxa imortal conquistar corpos ou reencarnar indefinidamente era ínfima, pois, a cada novo corpo, a alma era “completamente lavada”, sem conservar traço algum da anterior. Era uma lei natural, regida por alguma força desconhecida.

Outro ponto de dúvida eram os pássaros Hart que Renée sempre criava.

Fischer já estudara detalhadamente aqueles pássaros, mas concluiu pouco: os circuitos mágicos deles eram incompletos, como se fossem vidas imperfeitas geradas pelo excesso de magia de Renée.

Ela mesma lhe dissera que sentia uma profunda conexão com os pássaros Hart, podendo controlar seus movimentos e utilizar a magia que deixava neles, mas não conseguia entrar em seus corpos, pois não sabia como retirar sua alma do próprio corpo.

Os pássaros Hart pareciam extensões externas dos circuitos mágicos de Renée, nada além disso, e, mesmo que houvesse algo especial, se existisse, ela jamais lhe contou.

Surge então a dúvida: Renée estaria mentindo? Até agora, tudo o que Fischer observara coincidia com o que ela lhe dizia. Uma bruxa só possui uma característica; se a de Renée fosse o crescimento mágico ilimitado, como explicar o caso de Karlo, que se regenerava continuamente?

Renée não possuía tal habilidade.

Após o jantar, Fischer e Renée subiram novamente para o quarto no segundo andar. Ele trancou a porta, fechou as janelas; seu cuidado fez Renée, sentada no sofá, sorrir maliciosamente. Apontando os lábios com o dedo, ela disse:

“Ara, está mesmo desesperado? Me chamou tão rápido, não é porque estava sem onde extravasar seus desejos e não aguentava esperar, não? Se for por você, Fischer, está tudo bem...”

Ela piscou, cruzando as pernas longas e elegantes, como se provocasse Fischer para avançar.

A respiração de Fischer vacilou por um instante, mas ele desviou o olhar, focando-se no motivo de ter chamado Renée:

“Estou há tempos procurando a bruxa imortal, você sabe disso.”

“Então não era para brincarmos?” Renée fez um biquinho e olhou para Fischer. “Eu sei, sempre que viajei nestes anos, fiquei de olho em bruxas com características parecidas. O que foi, encontrou alguma pista?”

Fischer olhou fixamente para Renée, como se quisesse encontrar qualquer indício de mentira em seu rosto, mas nada encontrou.

“Encontrei uma bruxa artificial, chamada de bruxa imortal, na Sociedade de Pesquisas Mágicas. Implantaram-lhe um fio de cabelo negro, descoberto em uma ruína. Essa bruxa tem poderes de regeneração e ainda vive.”

Renée tocou o queixo, pensativa, e ergueu o olhar para Fischer.

“Entendi. Por aquelas bandas, em Cadou, ouvi dizer que há muitas ruínas antigas. Antes da revolução tecnológica, a religião deles proibia destruir e explorar à toa, então muita coisa foi preservada. Se quiser, me passe o endereço. Quando eu for a Cadou, posso procurar pistas para você.”

“Renée, aquele fio de cabelo... tem relação com você?”

Fischer não seguiu o assunto dela, mas perguntou, sério: “Você está escondendo algo de mim?”

“Como assim? Está achando que fui eu quem deixou aquele fio de cabelo na ruína? Suspeita que sou um monstro imortal ou que tenho outros poderes que nunca te contei? Por favor, depois que você descobriu minha mentira, nunca mais escondi nada de você.”

“Eu juro, se eu estiver mentindo, que a deusa-mãe a quem sirvo me castigue com todo rigor...”

Renée fez uma careta divertida para Fischer, mostrando a língua de modo adorável.

Ela piscou para ele, mas percebeu que o rosto de Fischer não mudava, permanecendo sério e inabalável.

Renée abriu a boca, e o ar travesso em sua expressão foi se esvaindo, dando lugar a um semblante de incredulidade. Ela percebeu que Fischer realmente desconfiava dela, que achava que estava sendo enganado; Renée captou aquele sentimento claro de desconfiança.

Ela baixou lentamente a mão, sua respiração tornando-se ofegante. O olhar de incredulidade fixou-se em Fischer, e seus belos lábios se comprimiram enquanto sua voz tremia:

“Você... não acredita em mim? Acha que estive mentindo esse tempo todo?”

Antes que Fischer respondesse, Renée já parecia ter obtido a resposta.

Ela olhou para ele, entristecida, hesitou por um momento e levantou-se, saindo sem dizer palavra. Logo voltou, trazendo silenciosamente uma faca da cozinha e trancando novamente a porta.

“Olhe bem! Ugh...”

Fischer levantou-se de súbito para tomar-lhe a faca, mas ela se esquivou, estendendo a mão esquerda para ele e, cerrando os dentes, apertou a lâmina com força. O corte lhe trouxe dor intensa, marcada em suas feições, mas ela não disse nada.

“Renée!”

Fischer tomou a faca ensanguentada de sua mão; a lâmina caiu no chão, deixando escorrer gotas quentes de sangue. O sangue brotava da palma de Renée, que, sem expressão, estendeu a mão para Fischer, sem dizer nada, apenas o fitando diretamente.

Sem dizer uma palavra, seus olhos violetas tremiam de dor; até o contorno de seus olhos ficou avermelhado.

Toda a provocação desaparecera. Agora, ela estava grave e, diante da suspeita de Fischer, profundamente magoada, como se perguntasse por que ele podia desconfiar dela de maneira tão natural.

Ela já lhe abrira o coração, já tinha feito tanto por ele...

O corte em sua mão continuava a sangrar, sem qualquer sinal de cicatrização acelerada. Gota a gota, o sangue caía no chão, mas Renée continuava a encará-lo, como se quisesse provar que não o enganava.

“É isso! Já te contei tudo, não menti para você, continuo te ajudando a buscar essa bruxa! Depois que ficamos próximos, nunca mais te enganei. Só por causa de um fio de cabelo você já suspeita de mim? E eu achando que tinha sentido saudades de mim ao me chamar de volta, vim correndo, preocupada!”

“Por que acha que sempre fico ao seu lado? Por que acha que deixei minhas roupas no seu carro? Por que cruzei meio continente, atravessei o mar até o sul e passei um mês de viagem com você? Seu idiota! Mentiroso! Canalha! Odeio você, Fischer! Ugh...”

Enquanto falava, as lágrimas começaram a brotar de seus olhos avermelhados, escorrendo lentamente por aquele rosto travesso que sempre exibia sorrisos marotos. Pela primeira vez, Fischer via aquela bruxa chorar.

Ela chorava, sentindo-se injustiçada, e, ao tentar limpar as lágrimas, percebeu que a mão esquerda estava toda ensanguentada; restou-lhe usar a destra.

“Eu... ugh... odeio você, Fischer...”