Capítulo cento e cinquenta e cinco: Mídia Independente da Internet

Absolutamente o primeiro O Caminhante das Profundezas Marinhas 3796 palavras 2026-04-01 12:09:13

Chigen Rinto falava besteiras com a boca escancarada em uma rádio pública, criticando duramente Omori Akito e alguns outros, o que imediatamente causou... nenhum impacto real.

Os entendidos do meio sabiam do que se tratava, cientes de que Chigen Rinto estava cobrando o troco, e não tinham a menor intenção de se meter nessa lama — aquele rapaz estava em alta no momento, fazendo séries de televisão a ponto de o governo prometer avançar com legislações sobre o tema, rivalizando com aqueles malucos coreanos do cinema. Era melhor não mexer com ele recentemente, para evitar ser mordido também.

A maioria dos leigos não conhecia a causa e o efeito, não tendo uma opinião formada, mas em geral achavam que Chigen Rinto tinha o direito de falar sem meias-palavras — o professor Chigen era um criador com um senso de responsabilidade social extraordinário; era perfeitamente normal que alguém assim, intolerante com as ovelhas negras da indústria, falasse com justiça e retidão, o que combinava perfeitamente com sua imagem pública.

Mesmo os apoiadores de críticos de drama como Omori Akito não conseguiam argumentar muito, sentindo que Omori e seu grupo haviam realmente julgado as coisas cedo demais, e que suas críticas anteriores tinham falhas genuínas. Sendo apontado por um roteirista famoso, de tanta projeção e status como Chigen Rinto, o melhor a fazer era aceitar com humildade, aprender com a vergonha para buscar a superação e, no futuro, elevar um pouco mais o seu profissionalismo e a sua responsabilidade social.

No mínimo, para um bom roteirista com tamanha responsabilidade social, as críticas deveriam ser feitas com mais suavidade; listar dez grandes pecados era realmente inadequado.

O assunto não gerou reações violentas, e os outros críticos de drama quase não pioaram, mas Omori Akito era completamente incapaz de aceitar aquilo. Ele próprio era uma pessoa de temperamento um pouco explosivo e com uma alta opinião de si mesmo. Os colegas de profissão o apelidavam secretamente de "tio na menopausa", conhecido no meio pela língua afiada e ácida, sendo um "venenoso" famoso entre os críticos de drama. E ele trabalhava como crítico havia tantos anos que aquela era a primeira vez que via um produtor de televisão criticá-lo publicamente.

Em circunstâncias normais, quando um crítico avaliava uma série de televisão, o produtor devia escutar quietinho. Como ousava responder? Acaso pretendia se rebelar? Além disso, ao mencionar os críticos de drama, o fizera nominalmente, sem sequer usar um título honorífico, demonstrando total falta de respeito, o que era profundamente humilhante — no Japão, chamar alguém diretamente pelo nome de família sem honoríficos era extremamente rude.

Especialmente porque, em dois dias, ele recebera mais de uma dúzia de cartas de leitores: algumas exigindo que ele assistisse a *Morte Desnaturalizada* novamente e dissesse algo justo, outras usando palavras duras, exigindo diretamente que ele endireitasse sua atitude dali em diante e que, mesmo que não tivesse responsabilidade social, ao menos parasse de atrapalhar os criadores que a tinham. Se fizesse uma boa obra desaparecer, eles o fariam pagar caro.

Isso elevou a fúria de Omori Akito a um novo patamar.

Ele passou a noite em claro e escreveu outra crítica com um tom extremamente severo, apontando cuidadosamente cada detalhe irracional em *Morte Desnaturalizada*, disposto a dar o troco em Chigen Rinto e fazê-lo entender que o crítico de drama era, por assim dizer, o pai do produtor televisivo, e que mesmo xingado não podia responder. Em seguida, levou a crítica diretamente para o jornal, sem nem esperar para enviá-la pelo correio.

O editor leu e releu aquela crítica longa por um bom tempo, antes de dizer com um suspiro resignado: — Omori-san, veja bem... sinto muito, mas não podemos aceitar este artigo.

Omori Akito ficou ainda mais irritado e exigiu com aspereza: — Por quê?

O editor foi direto: — A opinião pública já está formada. Publicar um artigo desses agora fará com que os leitores pensem que há algo errado com a postura do nosso jornal.

— O que estou visando são apenas as falhas no roteiro e na filmagem da série, e isso não tem absolutamente nada a ver com o clima atual da opinião pública!

A expressão do editor tornou-se ainda mais desolada: — Os leitores não vão pensar assim.

Atualmente, tanto nos jornais quanto na internet, havia um reconhecimento generalizado de que *Morte Desnaturalizada* apontava problemas sociais reais, e a opinião predominante era de que a série era excelente, maravilhosa, perfeita, esperando que ela desencadeasse uma onda de reformas que resolvesse os problemas de vez.

Portanto, naquele momento, mesmo que a obra tivesse pequenos defeitos de continuidade, eles não podiam ser apontados. Se fossem, os leitores facilmente interpretariam que o jornal estava indo contra a vontade popular e se opondo à resolução daqueles males sociais crônicos, demonstrando uma postura extremamente inadequada. Se isso acontecesse, Omori Akito seria insultado, e o jornal iria junto no pacote, o que seria buscar sofrimento por conta própria.

Omori Akito abriu a boca algumas vezes, ficou atônito por um momento sem saber como retrucar e, por fim, levantou-se e declarou: — Quero ver o editor-chefe Mita!

O editor deu de ombros, indiferente, e apontou para trás: — Ele está na sala dele.

Omori Akito arrancou o manuscrito de volta, caminhou a passos largos até a sala do editor-chefe e, cinco ou seis minutos depois, saiu de lá com o rosto escuro como carvão, sem pronunciar uma única palavra, marchando direto para fora da editora.

Aquele artigo de crítica anterior havia sido encomendado pelo próprio editor-chefe do *Diário Econômico da União Oriental* através de um telefonema pessoal, mas agora eles davam as costas e recusavam categoricamente publicar outro texto do mesmo gênero. Isso fez com que Omori Akito saísse disparando pragas sem parar ao cruzar as portas do jornal, jurando nunca mais fornecer artigos para o *Economia da União Oriental*, a menos que lhe pagassem o dobro no futuro: oito mil ienes por cada folha de rascunho de trezentos e cinquenta caracteres!

Ele não desistiu e procurou outros dois grandes jornais com os quais tinha familiaridade, mas ambos também o recusaram educadamente, sem o menor interesse em publicar um material daqueles. Um deles até o aconselhou a não nadar contra a maré, mas sim a surfar na onda, aproveitando o momento e a popularidade de *Morte Desnaturalizada* para explorar profundamente os males sociais, já que os leitores adoravam esse tipo de conteúdo no momento e a repercussão era extraordinária.

Omori Akito ficou ainda mais irritado. Sem dizer mais nada, pegou seus manuscritos e foi embora, mas depois de correr a manhã toda sem colher nenhum resultado, parou na calçada, tomado pela indecisão, sem saber se deveria procurar tabloides — ele precisava publicar aquele texto a todo custo para dar uma lição em Chigen Rinto!

Contudo, se recorresse a tabloides, sua reputação e seu nível cairiam drasticamente. Ele havia lutado tanto para chegar onde estava; se voltasse a publicar em revistinhas de fofoca, sem contar se elas estariam dispostas a aceitar tal artigo, o impacto seria mínimo, para não mencionar que isso poderia prejudicar suas chances de continuar elevando seus cachês no futuro.

Ele ponderou por um instante e abandonou a ideia. Afinal, era fácil baixar o cachê, mas extremamente difícil fazê-lo subir de novo. No entanto, ficar sem xingar Chigen Rinto era algo que simplesmente não conseguia engolir. De repente, avistou na rua um café com internet e mangás — uma indústria emergente, recém-convertida de locadoras de mangá, representando uma nova forma de expandir os negócios que começava a fazer sucesso gradualmente.

Ele encarou o estabelecimento por alguns momentos, sentindo que publicar o artigo pelos canais tradicionais seria difícil, então por que não publicá-lo na internet? Após pensar um pouco, concluiu que aquele era o único recurso restante e mergulhou de cabeça na lan house.

Ele entendia o mínimo sobre a internet e sabia digitar, embora com uma lentidão extrema. Demorou boa parte do dia para transcrever o rascunho para o formato digital e, em seguida, começou a colá-lo em vários cantos da rede, usando seu próprio pseudônimo como nome de usuário, tornando-se, sem saber, um pioneiro das mídias independentes. A velocidade de reação da internet superava a dos jornais, e rapidamente a seção de comentários sob sua postagem começou a se encher de mensagens.

— O que esse cara está dizendo?

— *Morte Desnaturalizada* é ótima, por que ele está cismando em achar defeitos?

— Esse sujeito não entendeu nada. *Morte Desnaturalizada* é uma série de mistério de cunho social, exigir dela as regras de um whodunit tradicional é exagero!

— Omori Akito? Eu conheço esse cara, ele vive criticando *Morte Desnaturalizada*.

— Não é necessariamente ele, pode ser só um fã.

— Por que ele é contra *Morte Desnaturalizada*? Ele acha errado aumentar a taxa de autópsias? Até o governo prometeu reformas.

— Não sei, mas não gosto dele nem do que ele diz. Acho que deveríamos boicotá-lo.

— Boicotá-lo não seria virar uma turba de linchamento? Isso não é legal, não devemos fazer isso!

— Vamos simplesmente deixá-lo falar besteira por aí?

………

O assunto logo se desviou. Um grupo de internautas desocupados começou a debater se um "boicote" configurava ou não violência de massa. Um lado defendia a liberdade de expressão, argumentando que podiam discordar dele, mas que ele tinha o direito de falar; o outro lado insistia que a liberdade deveria ter certos limites e que idiotas não deveriam ser protegidos pela liberdade de expressão.

Enquanto lia aquilo, a irritação de Omori Akito ferveu novamente, e ele respondeu diretamente na postagem xingando a todos, afirmando que aquelas pessoas que o respondiam eram apenas um bando de cérebros ocos que repetiam o que os outros diziam. A situação mudou instantaneamente: as duas facções se enfureceram e começaram a atacá-lo em peso. Logo em seguida, o administrador do fórum apareceu voando e o silenciou sumariamente — as pessoas continuavam a criticá-lo, mas ele já não podia responder, o que elevou sua raiva a outro patamar!

Consumido pela fúria, ele foi ler outras postagens e descobriu que o cenário era ainda mais absurdo. Muitas pessoas sequer ligavam para o que ele estava argumentando; estavam apenas discutindo *Morte Desnaturalizada*.

— A escala geral dessa série é muito maior do que eu imaginava. Cada historinha tem reviravoltas maiores ou menores, e essas reviravoltas atingem direto a natureza humana. Cada enredo é supercompleto.

— O colega de cima está errado. O grande atrativo da série não é o suspense ou as reviravoltas, mas as emoções genuínas. Não há tramas policiais que queimam o cérebro; apenas a representação fiel do que um legista deve fazer: buscar a verdadeira causa da morte, adentrar passo a passo na história de vida dos falecidos, testemunhar a impotência diante da separação entre a vida e a morte, e sentir a dor insuperável de quem fica em mundos diferentes. No entanto, faz com que os vivos realmente consigam seguir em frente, como se, mesmo sem saber onde fica a saída, houvesse sempre uma luz no futuro — acho que o roteirista é uma pessoa gentil.

— O colega acima está ainda mais errado. O principal atrativo desta série é a mentalidade. No primeiro episódio, Mikoto Misumi consola Baba Ruko, que perdeu o amado, e ao ter o pão de feijão doce recusado, diz: "É justamente quando não temos vontade que devemos comer." Aquilo me emocionou muito, foi de um aconchego imenso.

— Acho que a Izumi-san é o maior destaque da série, uma ruptura completa na atuação dela! E o sorriso dela é tão fascinante, tão forte e sexy ao mesmo tempo!

— Vá perseguir ídolos em outro lugar, aqui a discussão é séria!

— Eu amo a Izumi-san, espero que no final ela fique com o rapaz de óculos!

— Vá para a seção de ídolos, senão vou te denunciar.

— Vou falar aqui mesmo, pode me denunciar que eu te denuncio de volta.

— Eu adoro o quarto episódio. A história do quarto episódio é a mais comovente, assisti várias vezes. Quando a música *Lemon* começa a tocar, eu sempre choro.

— Comprei dez cópias de *Lemon*, a deusa Sakasumi é o maior destaque da série!

— Concordo com o colega de cima.

— O Anjo da Cura é o melhor!

Resistindo à raiva, Omori Akito leu postagem por postagem e percebeu que, mesmo sem tocar no assunto da opinião pública, os fãs na internet pareciam apoiar unanimemente *Morte Desnaturalizada*, achando-a excelente. Ele não encontrou sequer um único apoiador para sua crítica severa; ou o xingavam, ou fingiam que ele nem existia, prosseguindo com suas próprias discussões sobre o que lhes interessava.

No fim, incapaz de aguentar mais, ele desferiu um golpe furioso com os punhos em cima de um teclado, praguejando mentalmente sem parar — eu sou o crítico profissional aqui, eu analisei tudo com cuidado, vocês têm que respeitar a minha opinião!

— Cliente, por favor, não danifique o equipamento do estabelecimento de propósito.

Omori Akito virou a cabeça para trás e sua fúria aumentou ainda mais: até você vai ficar contra mim? Ele bateu com mais força no teclado e rugiu: — Se estragar, eu pago! Saiam daqui imediatamente!

— Cliente, por favor, não faça mais isso, eu imploro.

— Eu já disse que vou pagar, suma daqui!

— Cliente, acho que o seu estado mental está instável, por favor, retire-se agora mesmo, senão teremos que chamar a polícia!

— Idiota, você sabe com quem está falando?!

— Hirakawa-kun, venha ajudar a tirar este cliente daqui!

…………

A sete ou oito quilômetros dali, Shiroki Kaima estava perdido em profundos pensamentos — será que aquilo havia sido postado pelo próprio Omori Akito? O efeito promocional era bem interessante, afinal. Quem diria que contrariar a maré dessa forma funcionava?

Lição aprendida, lição aprendida...