Capítulo cento e quarenta e um: Nada é mais belo do que este desejo

Absolutamente o primeiro O Caminhante das Profundezas Marinhas 3921 palavras 2026-04-01 12:09:06

Chihara Rinto teve um sonho bastante complexo. Nele, a série de televisão que ele dirigia colidia com o "Kōhaku Uta Gassen", e o resultado foi uma derrota avassaladora: enquanto o programa de variedades atingia 50% de audiência, ele amargava apenas 0,5%. Desesperado, suando frio e tentando encontrar uma forma de reverter o desastre, ele acabou acordando sem ter chegado a nenhuma conclusão.

Sentou-se na cama, abraçado ao cobertor, e soltou uma risada abafada. Essa profissão era realmente exaustiva; a pressão era como uma doença persistente da qual nem nos sonhos era possível escapar.

Mas, se ele realmente tivesse que enfrentar um colosso como o Kōhaku, o que faria? Aceitar o destino não era uma opção. Um homem nunca deve se dar por vencido; mesmo que fosse derrotado, ele precisaria desferir pelo menos um golpe certeiro no adversário.

De forma quase maníaca, ele começou a refletir seriamente sobre como vencer o Kōhaku Uta Gassen. Obviamente, não chegou a lugar algum, mas, ao sentir um aroma delicioso de algo tostado, levantou-se e foi até a cozinha.

No amplo apartamento compartilhado, Sakasaka Izumi estava cuidadosamente assando bolinhos de arroz, os *mochis*.

Hoje era o primeiro dia do ano, dia de comer *mochi*, um símbolo de esperança e resiliência para o novo ciclo. Muitos países compartilham tradições semelhantes, embora no Japão o costume seja assá-los. Depois de prontos, os bolinhos exalam um aroma levemente tostado de arroz; podem ser temperados com molho de soja para uma versão salgada ou mergulhados em sopa de feijão doce. Este era um dos itens de Ano Novo encomendados por Chihara, vindo de uma confeitaria tradicional famosa em Tóquio. Se não fosse pela ajuda do pessoal do departamento de operações da Kanto Union TV, ele dificilmente teria conseguido reservar.

Sentindo o aroma, ele concluiu que valia a pena; pelo menos, o cheiro estava excelente.

Chihara ficou encostado na porta observando por um tempo. Izumi pareceu sentir sua presença e olhou para trás. Instantaneamente, ficou tímida. Envergonhada por estar de costas, virou-se levemente enquanto usava os palitos para virar os bolinhos na frigideira e tentou puxar assunto: "Professor Chihara, acordou?"

Chihara sorriu: "Sim, acordei."

Izumi hesitou, achando que tinha dito algo estúpido, e ficou ainda mais sem jeito. Mudou rapidamente de assunto: "Não há um forno aqui, então só posso assá-los assim. O senhor se importa?"

"Não tem problema, já é muito bom ter algo para comer", respondeu Chihara com desprendimento. Nenhum deles tinha um lar fixo, então a falta de utensílios era normal; não se podia exigir muito.

Izumi pareceu aliviada e sorriu: "Que bom."

Chihara observou os *mochis* ganharem uma cor dourada na frigideira e, sentindo que não era justo deixar Izumi fazer tudo sozinha, perguntou: "Há algo em que eu possa ajudar?"

Izumi riu: "Não precisa. Costumava fazer isso em casa, dou conta sozinha... Além disso, não é tarefa para um homem. Preparei os itens de higiene para o senhor, pode ir se lavar. E, por favor, aproveite para acordar a Atomi."

Chihara respondeu com um sorriso e retirou-se.

Logo, ele e Konoe Atomi estavam sentados à mesa, onde Izumi serviu a sopa de feijão doce com *mochi*, bolinhos assados e conservas de rabanete.

Atomi sentiu-se envergonhada. Sendo ela a anfitriã, parecia que Izumi tinha feito todo o trabalho. Juntou as mãos em agradecimento: "Eu sei fazer isso, deveria ter sido eu. Você teve muito trabalho."

Izumi sorriu gentilmente: "Não se preocupe, é o mesmo para qualquer um. Só não sei se está ao gosto de vocês."

"Está, com certeza está!" Atomi, sem ter o direito de ser exigente, aprovou antes mesmo de provar. Exclamou "Itadakimasu" e pescou um grande pedaço de *mochi* da sopa, enfiando-o na boca. Mastigou duas vezes e, esticando o pescoço, forçou a deglutição, elogiando: "Realmente delicioso!"

Chihara teve vontade de dar um tapa na nuca dela, mas, por respeito a Izumi, conteve-se e apenas alertou: "Coma devagar!"

Dizia-se que, a cada ano, centenas de pessoas no Japão precisavam ser levadas às pressas ao hospital por engasgarem com *mochi*, e não eram raros os relatos de mortes no local. Ele não queria ter que queimar incenso por Atomi todo ano nessa data.

Atomi, obediente, diminuiu o ritmo e disse com a boca cheia: "É realmente muito bom. O *mochi* da nossa terra natal... vocês podem não acreditar, mas eles colocam camarão e peixe dentro. É um crime!"

Izumi cobriu a boca para rir: "Se gosta, Atomi, coma bastante."

"Certo, vocês também!" Atomi parecia nunca ter preocupações. No primeiro dia do ano, comia com gosto. Quando terminou, limpou a boca e disse entusiasmada: "Vamos fazer o *hatsumōde*? Quero pendurar uma placa votiva!"

Chihara e Izumi não se opuseram; vestiram seus casacos e a seguiram.

Embora fosse primeiro de janeiro, a temperatura oscilava em torno de 10 graus Celsius. Mesmo sem geada à noite, não se podia dizer que estava frio. Pelo caminho, Chihara viu muitas famílias saindo para a primeira visita ao templo ou santuário do ano. Alguns vestiam roupas casuais, outros, quimonos; o clima era festivo.

O *hatsumōde* consistia em visitar um local sagrado para pedir sorte para o ano que se iniciava. Embora o governo japonês tenha fixado o Ano Novo no calendário gregoriano, as tradições permaneceram as mesmas.

Como o feriado legal ia do dia 28 ao dia 3, a maioria das pessoas concentrava as visitas entre o dia 1 e o dia 3.

Chihara seguiu Atomi e Izumi até um pequeno santuário próximo. O local era empreendedor e organizava um "festival de Ano Novo", que na verdade era um mercado ao ar livre onde sacerdotisas temporárias vendiam amuletos e flechas sagradas.

Atomi estava empolgada, achando a cidade grande muito melhor que sua pequena vila de pescadores. Puxava Izumi de barraca em barraca, comprou um cata-vento e tentou a sorte em um sorteio, mas não ganhou nada. Izumi, por outro lado, ganhou um amuleto em forma de ancinho para atrair riqueza — ela não gostou muito e deu para Atomi, que, em troca, lhe deu o cata-vento.

Chihara também tentou a sorte e não ganhou nada. Resmungou, sentindo-se enganado; o ancinho de Izumi parecia valer apenas 100 ienes, e ele tinha perdido 50 na aposta. Ainda assim, a diversão era genuína, e o interesse de Chihara em aproveitar o passeio aumentou.

Ao atravessar o mercado, o barulho cessou. As expressões das pessoas tornaram-se solenes. Os três purificaram as mãos e a boca no chafariz do templo e seguiram pelo caminho sagrado até o altar principal.

Chihara estava ali apenas por curiosidade, mas Izumi e Atomi eram muito mais devotas. Após tocarem o sino, fizeram as duas reverências e duas palmas com seriedade. Izumi, especialmente, parecia ter feito uma longa lista de pedidos. Como não eram tão próximos, Chihara não conseguia adivinhar o que ela pedira. Já Atomi era fácil de ler: certamente queria o papel principal em algum drama, ou pelo menos um papel coadjuvante — um sonho distante.

Após as preces e a oferenda de moedas, eles tiraram a sorte.

Izumi tirou um "Daikichi" (Grande Sorte), indicando um ano de sucesso profissional e novos rumos. Atomi, por outro lado, tirou um "Daikyo" (Grande Má Sorte). O texto dizia que ela enfrentaria grandes perigos e reveses profissionais, mas que, após o ano difícil, um grande ponto de virada ocorreria e tudo fluiria bem.

Atomi ficou angustiada: "Isso é bom ou ruim?"

Trocar um ano de azar por um futuro de sucesso valeria a pena?

Izumi prontamente afirmou: "Eu acho que é uma boa sorte. Embora seja chamada de 'Grande Má Sorte', não significa que seja algo ruim."

"Espero que sim!" Atomi pensou que, se pudesse se tornar uma atriz famosa após um ano de azar, seria aceitável. Seu ânimo melhorou imediatamente e ela perguntou a Chihara: "Professor, o que você tirou?"

Chihara mostrou o papel e riu: "Kyo (Má Sorte)."

Ele não sabia como as categorias eram divididas, mas o seu parecia ainda pior que o de Atomi, alertando que deveria ser extremamente cuidadoso ou enfrentaria algo terrível.

Izumi deu uma olhada e consolou-o: "Não se preocupe, Professor Chihara. É apenas um aviso para ser cauteloso. Se você tomar cuidado, tudo ficará bem depois deste ano."

Chihara sorriu e assentiu. Ele não acreditava nessas coisas, mesmo após sua estranha transmigração, mas agradeceu a boa intenção de Izumi e não viu necessidade de argumentar.

Ele amassou o papel para jogá-lo fora, mas Izumi o pegou rapidamente: "Não jogue fora, vamos pendurá-lo na árvore sagrada para mudar a sorte." Ela pretendia levar seu "Daikichi" como amuleto, mas mudou de ideia, decidindo pendurá-lo ao lado do de Chihara para neutralizar o azar dele com sua própria sorte.

Chihara achou a atitude gentil e concordou. No fundo, ele permanecia cético: se pedir aos deuses pudesse trazer audiência, ele não precisaria se esforçar tanto. Bastaria transformar o set de filmagem em um santuário e liderar as preces; quem não fosse sincero, ele mesmo trataria de eliminar.

Ele era agnóstico. Talvez os deuses existissem, mas certamente não tinham tempo para cuidar dos assuntos dos mortais. No fim, o ser humano depende apenas de si mesmo.

Ele não deu muita importância, mas Izumi levou a sério. Levou-os até a árvore sagrada, já repleta de papéis pendurados em cordas vermelhas e brancas. Buscou um local vazio, amarrou os papéis e rezou sinceramente por um momento.

Atomi, após refletir, pendurou o seu também e murmurou: "Por favor, não me deixe ter azar, que o ponto de virada aconteça logo."

Chihara, ouvindo ao lado, não pôde deixar de sorrir, mas achou inoportuno e perguntou: "Para onde vamos agora?"

"Vamos pendurar uma placa votiva!" Atomi respondeu alegremente: "Pendurei uma no ano passado e senti que funcionou."

Chihara acompanhou as duas até o painel de madeira, que já estava coberto por placas de todos os tipos. Ele comprou três placas. Notou que, apesar do nome "Ema" (que contém o caractere de cavalo), o desenho no topo era de um almofariz com um pilão. Ao distribuir as placas, Atomi e Izumi começaram a escrever com entusiasmo. Chihara, por sua vez, deu uma olhada no que os outros haviam escrito:

"Por favor, proteja a saúde de Miyo."
"Espero que o leite materno seja mais abundante."
"Faça com que Junta tome banho sozinho e tenha saúde."

Ele ficou sem palavras. O santuário não tinha nenhuma placa indicativa clara. Que tipo de lugar a Atomi os levara? Parecia um santuário focado em crianças e saúde materna...

Bem, não importava, era apenas uma distração!

Ele pegou a caneta, pensou um pouco e escreveu apenas uma frase: "Espero que minhas obras sejam sempre um grande sucesso!"

Após terminar, sorriu satisfeito. Para um produtor de programas de TV, não havia desejo melhor.

No novo ano, esperava que, assim como no anterior, todos os seus trabalhos fossem um sucesso absoluto.