Capítulo 153: Ele realmente tem namorada
Sakurajima, a Tokyo Broadcasting TEB e Asazuki Akira não compreendiam, Chihara Kinto não sabia, mas ele achava que a Fuji Television havia compreendido: a discrepância entre o investimento e o retorno era colossal, e a Fuji Television, sendo muito pragmática, não queria mais insistir e injetar dinheiro ali. Naquele mesmo dia, anunciou a interrupção da produção do programa de variedades das oito horas da noite de sexta-feira, o que significava que o programa havia sido sumariamente cortado.
Eles substituíram por um programa culinário de baixo custo, o que equivalia a admitir a derrota diretamente naquele horário para evitar confrontos diretos.
Chihara Kinto estava muito satisfeito com a situação atual e passou dois dias consecutivos imerso no set de filmagens com um humor excelente. Durante um intervalo nas gravações, Murakami Iori aproximou-se, sentou-se na direção mais afastada da câmera e entregou-lhe uma carta diretamente, sorrindo: "O jovem Shiraki pediu-me para lhe trazer isto."
Esta carta havia chegado ao escritório de Chihara Kinto, mas Shiraki Keima esperou por mais de um dia sem conseguir ver Chihara Kinto retornar e, sabendo o quanto ele valorizava aquelas cartas particulares que chegavam de tempos em tempos, preparou-se para ir pessoalmente ao "Instituto Não Natural" para entregá-la. Por coincidência, Murakami Iori estava indo para o set de filmagens e acabou encarregando-se da tarefa.
Chihara Kinto agradeceu prontamente e, após examinar a carta, constatou que era de fato remetida por Hakuba Ninako, o que o fez sorrir ainda mais alegremente. Quando Murakami Iori observou os caracteres delicados do sobrenome "Hakuba" no local do remetente e notou a expressão no rosto dele, desconfiou que aquela pudesse ser a namorada de quem ele já havia mencionado.
Ela estava bastante curiosa e realmente gostaria de ver que tipo de garota seria capaz de enfeitiçar um workaholic como Chihara Kinto. Pelo que ela observava, Chihara Kinto praticamente não tinha tempo pessoal; mesmo inserido num país como o Japão, onde fazer horas extras era um hábito comum, ele era um "campeão de supertrabalho" ao nível de um modelo de laboriosidade, a ponto de desejar morrer no posto de trabalho. O mundo exterior dizia que a ascensão de Chihara Kinto a partir de origens humildes era um pequeno milagre, dependendo inteiramente de seu talento inato, mas, na opinião dela, o sucesso de Chihara Kinto definitivamente não se devia apenas a isso.
Quando uma pessoa opta voluntariamente por dormir no escritório e no set de filmagens quase todos os dias, desde que não seja completamente estúpida, ela inevitavelmente alcançará certas realizações. E Chihara Kinto era evidentemente extremamente esperto, estando longe de ser um tolo. Portanto, ela não achava estranho que ele tivesse tido sucesso; o que lhe parecia estranho era o fato de ele realmente ter uma namorada.
Houve um período em que ela pensara que a namorada de Chihara Kinto era fruto de sua própria imaginação, mas agora parecia ser verdade. Sendo ele um homem com uma ética de trabalho tão intensa, que tipo de garota conseguiria enfeitiçá-lo? Que tipo de mulher conseguiria suportar um homem que sequer voltava para casa?
Ela estava realmente muito curiosa...
Tinha muita vontade de perguntar quem era essa tal senhorita Hakuba, mas infelizmente era horário de trabalho e havia muitos funcionários da equipe ao redor, de modo que conversar sobre assuntos particulares não era adequado. Ela teve de se conter. Chihara Kinto, sabendo que o trabalho vinha em primeiro lugar, guardou a carta com segurança no bolso interno do paletó, pretendendo lê-la mais tarde, e perguntou-lhe com um sorriso: "Veio propositadamente até aqui, há algum assunto?"
Eles tinham mais de duzentos subordinados agora, e uma ninharia como entregar cartas não exigia que a própria Murakami Iori se deslocasse; certamente havia um assunto sério.
Murakami Iori recuperou a postura profissional de executiva implacável, atirou a curiosidade para o fundo da mente, entregou-lhe uma lista e sorriu: "Encontrá-lo foi secundário, preciso de ter uma reunião com alguns responsáveis da equipa de trabalho... Tome, dê uma olhada nisto. Estes programas exigem a sua participação, veja se consegue arranjar tempo."
Chihara Kinto pegou imediatamente na lista para examiná-la detalhadamente, respondendo ao mesmo tempo: "As filmagens estão a correr muito bem e já se aproximam do fim, tempo certamente não falta." A lista continha quatro ou cinco equipas de programas, todas de estações de rádio, o que exigiria bastante tempo. Sentindo novamente um certo aborrecimento, ele mudou logo de tom: "Mas ainda não é altura para relaxar. É mesmo necessário ir?"
"Não é estritamente obrigatório, mas no mês passado pedimos a estes programas que ajudassem a promover a música-tema e também a nossa série. Acho que, se puder ir, é melhor fazê-lo", aconselhou Murakami Iori com tato. "Tudo o que pude resolver fazendo com que outros tratassem do assunto, eu já resolvi. Estes foram convidados nominalmente para si, e a importância dos programas é considerável."
"Assim sendo..." Chihara Kinto refletiu um pouco, considerando que não podia apenas tirar proveito dos outros; quando ele se encontrava na pior situação, aquelas pessoas tinham-no ajudado a aumentar as audiências e, agora que ele gozava de popularidade, também devia ajudar a impulsionar as audiências delas. Ele sorriu de imediato: "Muito bem, sem problema, vou ajustar o meu tempo e o plano de filmagens para dar lá um salto na altura devida."
"Sendo assim, fico por aqui, vou andando." Murakami Iori não quis prolongar o tempo dele desnecessariamente e afastou-se sorridente — o que ela mais apreciava em Chihara Kinto era o facto de ele ser uma pessoa extremamente sensata.
Ela preparava-se para ir reunir-se com a equipa e partiu de imediato. Apenas a alguns passos de distância, viu Konoe Hitomi, a usar um boné de basebol e com um ar muito enérgico e animado, a correr levemente enquanto carregava uma caixa de água mineral engarrafada, e chamou logo: "Hitomi!"
Konoe Hitomi parou o passo e disse alegremente: "Senhorita Murakami, a senhora por cá!"
"Bom trabalho!" Murakami Iori cumprimentou-a com um sorriso e, em seguida, puxou-a alguns passos para a frente, perguntando com interesse: "Hitomi, conhece alguma senhorita de apelido Hakuba?"
Como lidava com Chihara Kinto principalmente em assuntos profissionais e quase nunca na vida pessoal, só lhe restava perguntar à assistente pessoal dele. Todos têm espírito de fofoca, até mesmo executivas implacáveis; isso não dependia do género, era apenas genuína curiosidade.
Konoe Hitomi assentiu imediatamente com toda a sinceridade e disse: "Conheço. Ela escreve frequentemente cartas ao professor Chihara, às vezes duas por semana, outras vezes uma a cada duas semanas, e também já lhe enviou presentes — aquele conjunto de bonecos na secretária dele... Aparentemente, aquele quadro pendurado na parede também foi pintado por ela."
Era de facto uma relação muito íntima; com certeza era ela!
Murakami Iori ficou ainda mais intrigada e perguntou, baixando a voz: "Já a viu? Que tipo de pessoa é ela?"
Konoe Hitomi ergueu os olhos para o céu, esforçou-se por se lembrar, abanou a cabeça e disse: "Parece que nunca a vi."
Murakami Iori não esperava obter tal resposta e achou a situação meio cômica, apressando-se a perguntar: "O que quer dizer com 'parece que nunca a vi'?"
"Essa senhorita Hakuba parece trabalhar num restaurante tradicional. Já fui lá comer, mas não me lembro se a cheguei a ver", respondeu Konoe Hitomi com total franqueza, tratando Murakami Iori sem formalidades e respondendo a tudo o que lhe perguntavam. "Ela parece ser irmã de um amigo meu. Ouvi esse amigo mencionar o assunto, mas já não me recordo se é verdade ou não."
Após uma breve pausa, Konoe Hitomi perguntou curiosa: "Senhorita Murakami, precisa de tratar de algum assunto com ela? Quer que eu vá perguntar mais tarde?"
Murakami Iori sorriu e balançou a cabeça: "Não é nada de especial, não vale a pena o incômodo, continua com o teu trabalho!"
Se Konoe Hitomi soubesse, matar a curiosidade não faria mal nenhum, mas como ela não sabia, não havia necessidade de investigar propositadamente, pois isso seria uma falta de respeito pela privacidade pessoal dos colegas.
Konoe Hitomi não se importava; não lhe interessava se Chihara Kinto era solteiro ou não. Respondeu afirmativamente, agarrou na caixa e partiu a correr. Murakami Iori continuou o seu caminho para ir reunir-se com os outros, achando ainda extraordinariamente fascinante que Chihara Kinto, atarefado daquela maneira, conseguisse ter uma namorada, e que a namorada ainda conseguisse aturá-lo. Impressionante, verdadeiramente impressionante!
Chihara Kinto não quis saber com o que Murakami Iori estava a ocupar-se; confiava que aquela excelente executiva saberia lidar com todos os afazeres. Ele continuou a dirigir as filmagens até à hora do almoço, deu uma vista de olhos à volta para tentar chamá-la para comerem marmitas juntos e, ao constatar que ela já tinha saído do set, pegou na sua própria marmita e entrou diretamente no seu camarim, retirando a carta de Hakuba Ninako para a ler enquanto comia.
Hakuba Ninako continuava a mesma de sempre, vagueando por várias regiões do Japão, exceto Kansai, para contemplar o mundo e desfrutar de uma vida livre. Esta carta vinha de Hokkaido; ela tinha ido para lá brincar na neve, além de ter participado no Festival de Neve de Sapporo e no Grande Festival de Inverno de Asahikawa.
Ela parecia encarar Chihara Kinto como o seu círculo de amigos, sentindo um enorme agrado em partilhar com ele o que via e ouvia durante as suas viagens. Além disso, mostrava-se muito entusiasmada ao escrever aquela carta, descrevendo detalhadamente o comboio na neve, a neve espessa, fofa e macia, e o romantismo dos flocos de neve a cair, lamentando que Hokkaido tivesse satisfeito todas as suas fantasias sobre o inverno.
Enquanto lia, Chihara Kinto abriu um sorriso involuntário, sentindo o seu espírito profundamente relaxado. Mais à frente, a exclamação de Hakuba Ninako perante as esculturas de gelo gigantescas durante o festival de neve também lhe pareceu muito divertida. Era provável que, em toda a sua vida até então, Hakuba Ninako praticamente nunca tivesse visto neve que chegasse a cobrir os tornozelos, muito menos blocos de gelo gigantescos ao ar livre com vários metros de altura, o que lhe tinha aberto os horizontes. Naquela carta, faltava a sobriedade e a contenção habituais, sobressaindo em troca um toque de inocência e alegria.
Hakuba Ninako também lhe comunicara, com evidente pesar, que não lhe era possível enviar por correio uma escultura de gelo, caso contrário enviar-lhe-ia uma para ele ver. De rompante, o assunto mudava para a experiência de andar num escorrega de gelo e passear com pinguins — ela decerto tinha ido a um parque de diversões e a um jardim zoológico, onde havia pinguins importados que não estavam fechados em jaulas, mas sim a deambular livremente pela neve.
Chihara Kinto leu a carta com atenção do princípio ao fim, sentindo que aquela missiva não tinha sido escrita num único dia; provavelmente, Hakuba Ninako escrevia-lhe de dia ou à noite, quando não tinha nada para fazer durante os seus passeios, redigindo-a aos pedaços ao longo de mais de uma semana antes de a enviar, tendo demorado mais três ou quatro dias a chegar às suas mãos. A única pena era a ausência de fotografias; ele tinha imensa vontade de ver o sorriso dela.
Deixou a marmita a meio e posta de lado, começando de imediato a redigir uma resposta ao seu colega de correspondência.
Não havia acontecimentos particularmente interessantes na sua vida, ou melhor, ele praticamente não tinha vida pessoal, restando-lhe apenas falar com Hakuba Ninako sobre assuntos profissionais. Contou-lhe que as audiências de "Morte Antinatural" tinham finalmente alcançado um avanço significativo, embora não tivesse tido coragem de se gabar excessivamente. Depois, largou a pena, sentindo de repente uma enorme tristeza: que raio de coisas havia para dizer ao escrever uma carta a um amigo? A carta da amiga tinha mais de uma dezena de páginas e parecia que ainda nem tudo tinha sido dito, enquanto ele, após escrever apenas uma dezena de linhas, já ficara sem palavras!
Ele recostou-se diretamente no espaldar da cadeira, sentindo-se subitamente um pouco cansado. Desde que chegara àquele mundo desconhecido, parecia estar sempre a trabalhar, sempre a trabalhar; talvez devesse reservar algum tempo para descansar.
A situação financeira estava boa, a vida era isenta de preocupações, o trabalho era estável, ele já gozava de um estatuto social respeitável, e ninguém descobrira que na verdade ele era um forasteiro. Não precisava de continuar a viver com medos e receios; parecia ser perfeitamente possível aliviar a tensão e descansar um pouco, não era verdade?
Ele divagou um pouco por ali, achando a ideia excelente e sentindo uma verdadeira tentação de tirar umas férias. No entanto, ao verificar que a pausa para o almoço estava quase a terminar, guardou a carta que tinha apenas começado e saiu. Contudo, ao sair e contemplar o cenário de filmagens que gradualmente voltava a agitar-se, hesitou novamente.
Na década dourada, cada minuto e cada segundo eram preciosos. Embora o cansaço fosse real, tirar umas férias longas era um luxo excessivo, e conceder a si próprio um descanso parecia desajustado...
Afinal, devia ou não descansar um pouco?