Capítulo 151: Um bom roteirista com responsabilidade social
Com o aumento da popularidade de *Natural Death*, a postura dos críticos de televisão também começou a mudar. De repente, surgiram muito mais pessoas na editoria de entretenimento familiar elogiando a obra como uma excelente série, passando a analisar a produção detalhadamente para os fãs. Apontavam que não se tratava de um simples drama profissional, tampouco de uma mera história de investigação criminal; o ponto alto da trama não estava em como os casos eram resolvidos, mas sim na apresentação e interpretação, através da investigação dos crimes, dos problemas que as pessoas comuns precisam enfrentar na vida cotidiana.
A reflexão sobre questões sociais, morais e o lado sombrio da natureza humana era, na verdade, o foco principal da série.
Por exemplo, no primeiro episódio, a credulidade do público, o comportamento de seguir a multidão sem pensar, postando-se em um suposto pedestal moral e atacando os outros levianamente e sem qualquer senso de responsabilidade, refletia uma estranha e inveterada mazela da sociedade japonesa.
Outro exemplo, no segundo episódio, era a forma como os pais da menina vítima de homicídio culpavam umedecidamente uns aos outros, transferindo mutuamente a responsabilidade pela educação, o que causava uma sensação de profundo frio e desolação.
Ainda outro exemplo, no terceiro episódio, era a ânsia implacável de um promotor para condenar sumariamente um suspeito, a fim de garantir que a taxa de condenação em casos criminais atingisse noventa e nove porcento, além do desdém e da desconfiança em relação às mulheres, algo igualmente digno de profunda reflexão.
E mais exemplos ainda...
Essa corja de críticos de televisão não estava muito preocupada com quantos legistas existiam no Japão ou quantos assassinos ocultos viviam ao seu redor. Em vez disso, demonstrando certo profissionalismo, concentraram seus temas na própria série, analisando seriamente o significado intrínseco que *Natural Death* tentava transmitir. Passaram a admitir que era uma excelente obra e reconheceram a música-tema *Lemon*, argumentando que sua execução nos momentos cruciais conferia genuinamente uma elevação espiritual à série. Uns após os outros, começaram a exclamar que um gênio é um gênio, dotado de talento inato, capaz de produzir uma obra repleta de tanta sinceridade.
Eles também queriam surfar na onda de popularidade e, para agradar aos leitores com uma enxurrada de elogios, bajulavam a produção. Contudo, Kihara Rinto já não se importava com eles; a sua audiência havia começado a decolar. Assuntos que apenas acrescentavam flores ao brocado nunca mereciam real atenção; que fossem cuidar de suas vidas em outro lugar!
Ele continuava a acompanhar as editorias de sociedade e notícias nos jornais, onde as discussões geravam um impacto muito maior, e essa onda logo se espalhou também para os programas de entrevistas na televisão. Tratava-se de um programa da NHK, uma emissora cujas relações internas eram extremamente complexas: o departamento de jornalismo simplesmente ignorava o departamento de teledramaturgia e, sem se importar se isso ajudaria a impulsionar a audiência de *Natural Death*, foi direto ao assunto.
Eles agiram em grande escala, reunindo de uma só vez cinco legistas para atuarem como convidados, todos elites de nível professoral em universidades nacionais e públicas de renome, o que conferia ao painel uma autoridade notável.
Naturalmente, o tema em discussão não era *Natural Death*, mas sim a questão da taxa de autópsias no Japão, que era o foco de maior preocupação na sociedade atual.
O programa foi transmitido no horário nobre da noite. Naquele momento, Kihara Rinto estava no set correndo contra o tempo e não prestou atenção, mas Murakami Iori assistiu e fez questão de lhe entregar a fita de vídeo no dia seguinte. A situação havia melhorado, e aquilo servia como uma forma de parabenizar Kihara Rinto, permitindo-lhe saborear o prazer de ser elogiado.
Entre esses cinco professores estava o professor Yokoo, o primeiro legista japonês que Kihara Rinto havia conhecido. Esse homem continuava a dizer absolutamente tudo o que pensava e, após um leve encorajamento do apresentador, não se conteve e repetiu diretamente para os telespectadores de todo o país a frase que dissera a Kihara Rinto anteriormente: "Exatamente, este problema realmente precisa de atenção! Noventa por cento dos casos de suicídio no Japão têm grandes chances de serem homicídios disfarçados!"
Ele há muito desejava gritar isso pelas ruas, mas faltavam-lhe canais para expressar sua voz. Agora, finalmente, conseguira dizê-lo. Como o programa de entrevistas contava com plateia ao vivo, aquilo provocou imediatamente um enorme alvoroço; murmúrios espalhados irromperam na área de assentos, que abrigava cerca de cem pessoas. O diretor de imagem direcionou prontamente a câmera para a plateia, utilizando as expressões de choque dos espectadores para intensificar o impacto da transmissão.
O apresentador perguntou com evidente interesse: "Professor Yokoo, o senhor tem alguma base para afirmar isso?"
O professor Yokoo estava prestes a revelar sua habitual natureza tagarela, mas, como havia poucos legistas no Japão e os profissionais da área se conheciam intimamente, todos sabiam que raramente saía algo polido de sua boca. O professor Saito, que estava sentado ao seu lado, temendo que ele sofresse ataques da opinião pública mais tarde, assumiu rapidamente a palavra e, com um sorriso refinado, explicou: "Isto é apenas um ditado interno da nossa profissão, talvez um pouco exagerado, mas condizente com certa realidade. Alguns dos exames periciais que conduzi apresentavam exatamente essa situação."
"O senhor poderia detalhar isso?"
O professor Saito sorriu: "Então vou relatar alguns dos casos que mais me marcaram!"
"Certa vez, examinei o corpo de um estudante do ensino fundamental cuja causa mortis havia sido uma queda de um edifício. No entanto, após a autópsia, descobrimos múltiplos ferimentos antigos em seu corpo, o que indicava indícios de bullying escolar prolongado. Aquele aluno era meu vizinho e, quando ele era mais jovem, eu cheguei a lhe dar aulas de reforço. Pela minha lembrança, ele era um garoto caloroso e educado; custava-me a crer que optaria pelo suicídio, e foi por isso que me opus de forma ousada e pedi aos pais dele que autorizassem uma autópsia simples."
"E como a polícia lidou com o caso?"
"O caso continuou a ser classificado como suicídio, pois, mesmo que alguém tire a própria vida após sofrer bullying, essa ainda é uma decisão tomada pela própria vítima. As poucas crianças que o agrediam frequentemente receberam apenas punições disciplinares escolares e foram transferidas de colégio."
"Se não houvesse sido realizada uma autópsia, nem mesmo essa punição teria ocorrido, não é?"
"De fato. Se não investigarmos a verdade e não fizermos com que os agressores assumam responsabilidades, esse tipo de situação nunca terá fim e o número de vítimas continuará a crescer."
A plateia no estúdio foi se acalmando aos poucos, escutando com extrema atenção. O semblante de muitas pessoas começou a se tornar solene, enquanto o professor Saito prosseguia: "Outro caso que me marcou profundamente ocorreu em junho do ano passado. Naquela época, recebemos a doação do corpo de um idoso na faixa dos setenta anos. Ele também havia cometido suicídio, mas de uma maneira muito estranha: enrolara uma toalha no pescoço, pendurando-a obliquamente na cabeceira da cama, e deixara-se sufocar lentamente sob o próprio peso. O processo da morte foi extremamente doloroso, e todas as unhas de seus dedos haviam cravado profundamente na própria carne. Naquele momento, achei aquilo muito curioso, pois aquele método de suicídio podia ser interrompido a qualquer instante, mas aquele senhor persistira até perder totalmente a consciência..."
"Isso despertou a minha curiosidade. Embora o caso já tivesse sido encerrado como suicídio, pedi a um amigo policial que realizasse uma investigação complementar, e o resultado revelou que havia uma história oculta por trás."
O estúdio silenciou-se ainda mais. Sem precisar que o apresentador fizesse perguntas, Saito continuou diretamente: "Após a aposentadoria, aquele pobre idoso sofreu uma drástica redução em sua renda e sua saúde debilitou-se progressivamente. Seu filho e sua nora sempre o encararam como um fardo, evitando interagir com ele por longos períodos e ignorando-o por completo dentro de casa. De acordo com o diário recuperado posteriormente, ele vinha considerando o suicídio há exato um ano e, no fim, acabou mesmo por abandonar este mundo por vontade própria. Sua carta de despedida estava registrada no próprio diário; não trazia nenhuma reclamação, apenas uma frase: 'Agradeço pelos cuidados prestados ao longo destes anos'."
"E qual foi a conclusão final sobre o caso?"
"Ainda assim, foi considerado suicídio, mas considero que se tratou de um 'homicídio psicológico'. Se eu não tivesse realizado a autópsia e não tivesse sido tomado pela curiosidade, jamais alguém teria descoberto esse 'homicídio psicológico'."
Os espectadores no estúdio ficaram ainda mais em silêncio. O professor Saito, com um ritmo de fala pausado e constante, relatou gradualmente outros exames periciais que o haviam marcado profundamente: o caso de uma criança na quinta série do ensino fundamental que deixara um bilhete dizendo "preparando-me para acompanhar a mamãe rumo a outro mundo"—parecia suicídio, mas a autópsia revelou que ela havia sido, na verdade, sufocada pelas próprias mãos da mãe; e o caso de um casal que combinou o suicídio, mas a pessoa que propôs a ideia guardava intenções perversas, resultando na morte do namorado enquanto ela própria permaneceu viva.
Em suma, eram situações bizarras e variadas. Casos que, à primeira vista, pareciam perfeitamente banais, tornavam-se de repente instigantes após a autópsia, causando um calafrio na espinha apenas de ouvi-los.
Em seguida, os demais professores de medicina legal, revezando-se, narraram alguns dos episódios mais bizarros que haviam encontrado desde o início de suas carreiras e debateram entre si. Embora não o dissessem explicitamente, apoiavam claramente a tese do professor Yokoo de que "no Japão, noventa por cento dos suicídios são homicídios". Isso fez com que o apresentador do programa não pudesse deixar de exclamar espontaneamente: "Isto foi descoberto apenas graças aos exames realizados por estes prezados professores! Considerando que a taxa de autópsias no nosso país é inferior a dez porcento, o número de casos não descobertos deve ser ainda maior! A autópsia é, de fato, um grande problema social e, por trás dela, podem estar ocultos ainda mais problemas sociais. Se sequer conseguirmos alcançar uma alta taxa de autópsias, não haverá como investigar tais questões."
Assim que ele concluiu, não apenas os cinco professores acenaram com a cabeça em unisonância, como também a centena de espectadores presentes no estúdio começaram a balançar a cabeça, demonstrando forte concordância com aquela afirmação. O programa chegava praticamente ao fim, e o apresentador inclinou-se em reverência, um por um, diante dos cinco professores: "Agradeço aos cinco mestres por estarem dispostos a expor a verdade. Permitir que os cidadãos compreendam tudo isso... muito obrigado mesmo!"
Os quatro professores retribuíram o cumprimento juntos, mas o professor Yokoo declarou diretamente: "Não nos agradeça. Nós viemos gritando sobre isso há mais de dez anos e absolutamente ninguém nos ouvia. Se quer agradecer a alguém, agradeça àquele rapaz que produz séries de televisão, o senhor Kihara."
Após uma breve pausa, ele acrescentou: "Estou falando daquele Kihara que produziu *Natural Death*. Embora ele faça dramas de televisão de qualquer maneira e até tenha colocado uma garota inexperiente para interpretar uma legista, ele é uma boa pessoa e disse em voz alta tudo o que queríamos dizer. Se o problema da taxa de autópsias realmente puder ser resolvido, a pessoa a quem mais devemos agradecer é ele."
O professor Saito também assentiu: "De fato. O senhor Kihara é um excelente roteirista com um forte senso de responsabilidade social. Vi nos jornais algumas pessoas o acusando de sensacionalismo, mas gostaria de dizer que tomara que existam mais pessoas com esse tipo de sensacionalismo. É exatamente disso que a sociedade japonesa carece no momento!"
Outro professor, já na casa dos sessenta anos, não pôde deixar de balançar a cabeça em sinal de concordância: "Trata-se de um jovem deveras brilhante. Para compreender a real situação dos legistas, ele me visitou pessoalmente três vezes; é uma figura atenciosa e rara no meio artístico."
"Ele também veio me procurar e ainda deixou dois atores sob minha tutela para aprenderem sobre a profissão. É um jovem extremamente sério em relação ao trabalho."
O mais jovem daqueles cinco professores já tinha mais de cinquenta anos e, ostentando o status de acadêmicos amplamente respeitados, o roteiro do programa simplesmente não conseguia controlá-los; diziam rigorosamente o que lhes vinha à mente, e o que diziam era a mais pura verdade. A péssima situação da medicina legal no Japão não era algo de ontem, e aqueles estudiosos forenses nunca encontravam canais para desabafar. Agora que Kihara Rinto estava disposto a falar por eles e eles viam que ganhariam atenção redobrada e que diversas condições melhorariam até certo ponto, naturalmente apreciavam muito Kihara Rinto e não se importavam nem um pouco em retribuir a gentileza tecendo-lhe generosos elogios.
Eles esperavam que Kihara Rinto ganhasse ainda mais peso político e influência nas palavras, que *Natural Death* fosse debatida com ainda mais intensidade e que, se possível, durasse quinze temporadas, mesmo que isso se afastasse ligeiramente da realidade e escalasse atrizes jovens para o papel de legistas.
Intensifiquem os esforços, não parem, por favor, não parem jamais!
O programa encerrou-se em meio a uma torrente de elogios a Kihara Rinto. Murakami Iori pressionou levemente o controle remoto para desligar a televisão, virou-se para Kihara Rinto com um sorriso suave e disse: "Kihara, parabéns. Todos entenderam a sua mensagem; você foi bem-sucedido e realizou com sucesso uma grandiosa obra de caridade."
Ela realmente pensava assim, acreditando com sinceridade que, se *Natural Death* conseguisse impulsionar o aumento da taxa de autópsias, seria um feito de mérito incomensurável. Sentia-se reconfortada e profundamente realizada por participar da produção de um programa com tal impacto, julgando que aquilo era exatamente o que deveria buscar em sua carreira profissional.
Contudo, Kihara Rinto não se importava com isso. Por mais entusiasmadas que aquelas pessoas estivessem agora, no fundo nada mudaria; quando aquela onda passasse, o Japão continuaria exatamente o mesmo.
O que lhe interessava era a audiência, e ele perguntou diretamente: "Qual foi a audiência deste programa?"
Murakami Iori pestanejou por um instante e sorriu: "A repercussão foi excelente; o pico de audiência ficou em torno de trinta porcento, não me recordo do número exato."
Kihara Rinto silenciou, sentindo-se um tanto sem palavras.
A série de sua própria autoria registrava mais de vinte porcento, mas o programa jornalístico que surfava na onda de popularidade alcançava mais de trinta porcento. Ele gerava todo o impacto social sem conseguir colher os devidos frutos, enquanto os outros levavam a melhor vantagem. Era de se perguntar o que dizer diante de uma situação dessas!
Resta saber se o sétimo episódio conseguirá registrar um salto expressivo na audiência...