Capítulo Cento e Trinta e Sete: Assunto Encerrado

O Retorno a Hogwarts Água Fúngica 2730 palavras 2026-04-01 14:39:42

"Sua mãe... quer dizer, aquela mulher..."

Quando o professor Blaine terminou de contar a história sobre como se tornou órfão, Harry, que estava de boca aberta há algum tempo, percebeu que não conseguia encontrar um substantivo para se referir à mulher chamada Belina Deta.

Os Dursley, ao longo de todos esses anos, fizeram o possível para ignorá-lo e até mesmo maltratá-lo, mas, ainda assim, Harry tinha que admitir que eles eram pais competentes, pois tratavam seu filho, Duda, de uma maneira impecável. Já aquela mulher, Belina, simplesmente destruía a definição de "pais" que Harry carregava em seu coração.

"Ela acabou sendo..."

"Morreu..."

Amos mexia nos dedos, com uma expressão complexa. "Quando a vovó Felina finalmente conseguiu ajuda, ela já tinha sido levada pela correnteza por sabe-se lá quanto tempo. Como o rio estava congelado e coberto por uma camada espessa de neve, ninguém nunca soube onde ela foi parar."

Era um fim que condizia com as atitudes dela... Harry pensou consigo mesmo, mas não disse em voz alta.

Do lado de fora da casa, a tempestade diminuía. Enquanto a história se desenrolava, o ponteiro do relógio de pêndulo antigo, encostado na parede oposta, avançou um bom trecho. O barulho cada vez mais intenso no corredor vinha misturado a sons de choro, mas, do início ao fim, ninguém invadiu aquela sala de visitas privada.

Harry baixou os olhos para o luxuoso tapete de veludo sob seus pés e, de repente, sentiu que sua vida não era tão trágica assim. É verdade que seus pais foram mortos por Voldemort pouco depois de seu nascimento, mas Harry podia ter certeza de uma coisa: seus pais o amavam e deram a vida para protegê-lo.

"Você... você os odeia?"

"Não."

O professor Blaine balançou a cabeça, dando uma resposta que deixou Harry boquiaberto. "Não os odeio, assim como não os amo. Apenas acho que tudo isso é algo extremamente triste."

A chuva passou, mas o céu ainda não tinha se aberto. Amos levantou-se, caminhou até a janela e a abriu. Olhou para a multidão que se reunia rapidamente lá embaixo, no pátio, e depois, estreitando os olhos, respirou fundo o ar fresco após a chuva, sentindo seu humor melhorar gradualmente.

"E seus avós maternos..." Após um longo silêncio, Harry ergueu a cabeça e perguntou: "Você chegou a procurar notícias deles?"

"Eles..." Amos sorriu para um pássaro que passava voando. Ele se espreguiçou e disse em tom desleixado: "Procurei por acaso... segundo vizinhos, pouco depois que aquela filha desastrada apareceu com uma criança, eles se mudaram. Dizem que foram para uma cidade nos Estados Unidos."

Harry ainda queria perguntar se o professor Blaine tinha tido a oportunidade de visitar seus avós, mas, quando a pergunta estava na ponta da língua, sentiu que era algo sem importância e, portanto, manteve-se calado.

Nesse momento, ouviu-se uma batida na porta. Após a permissão do professor Blaine, a porta se abriu e o velho mordomo, Lawrence, entrou lentamente, segurando uma pilha de papéis que pareciam documentos.

Lawrence, cuja etiqueta era impecável, passou por Harry sem sequer olhá-lo e dirigiu-se diretamente ao professor Blaine, junto à janela. Fez uma reverência respeitosa, com o rosto marcado pela dor. Harry não se importou com a indiferença de Lawrence, nem estranhou sua expressão; tudo era óbvio.

"Jovem patrão..." Os olhos de Lawrence estavam marejados e sua voz soava rouca.

"Eu já disse, Lawrence, meu nome é Amos Blaine, não sou nenhum 'jovem patrão'." Amos observava o velho mordomo, que já havia servido a duas gerações da família Blaine, sentindo um turbilhão de emoções. Aquele homem era provavelmente a única pessoa na casa com quem ele desejava trocar algumas palavras.

Lawrence moveu os lábios, olhando para o jovem à sua frente como se visse o Kulad Blaine de vinte anos atrás. "Como desejar..." Lawrence fungou e assentiu. "Desde que o senhor Blaine adoeceu, há dois anos, ele vendeu secretamente a maior parte dos bens da família, incluindo a empresa de perfuratrizes Grunning. Antes, sua intenção era doar o dinheiro para instituições de caridade..."

Amos arqueou as sobrancelhas, já prevendo o que viria a seguir.

"...mas, agora há pouco, o senhor Blaine alterou seu testamento. Ele deixou todo o dinheiro, assim como esta mansão, para o senhor..."

Amos sorriu e perguntou, interessado: "Pode me dizer quanto dinheiro é, ao todo?"

"Ações de cinco empresas, três mansões em Londres e Birmingham, uma vila em Maiorca, carros de luxo, antiguidades de vários países, um iate... Tudo foi liquidado às pressas, e o resultado final foi apenas..." Lawrence disse o número rapidamente.

"Apenas"! Amos revirou os olhos, quase perdendo o fôlego. Até mesmo Harry, cuja noção de riqueza já estava mais voltada para "Galeões, Sicles e Nuques", arregalou os olhos ao ouvir o número, sentindo o coração saltar uma batida. Se os Dursley soubessem disso, provavelmente desmaiariam de inveja, pensou ele.

"Se o senhor não tem objeções, preciso que assine estes documentos..." Lawrence estendeu os papéis para Amos.

"Não será preciso, Lawrence. Trate tudo conforme a vontade dele anteriormente." Amos contornou os documentos em direção à porta e, no meio do caminho, colocou o braço sobre o ombro de Harry, levando-o para sair.

"Vamos almoçar, professor Blaine?" perguntou Harry, intrigado.

"Oh, não sei por que, perdi o apetite de repente", respondeu Amos com um sorriso, piscando. "E, já que a chuva parou, acho que deveríamos ir embora."

Nem Harry nem o velho mordomo demonstraram qualquer surpresa com a decisão de Amos.

"Senhor Blaine..." Quando a porta se abriu e Amos e Harry estavam prestes a desaparecer de vista, Lawrence os chamou. Diante do olhar interrogativo, ele soluçou algumas vezes. "Senhor Blaine... esta casa é o lar ancestral onde viveram gerações da família Blaine..."

Observando o velho mordomo de cabelos brancos, tão leal à família, Amos assentiu lentamente. "Sendo assim, Lawrence, continue cuidando dela em nome da família Blaine."

...

"Não vou me despedir do seu tio e da sua tia, Potter." Amos disse ao descer do táxi, em frente ao número quatro da Rua dos Alfeneiros. Ele notou a surpresa de Harry e explicou com um sorriso: "Percebi que seu tio e sua tia parecem não gostar muito de mim."

"Ah, eles não gostam de nada relacionado à magia", Harry também sorriu, mas logo fechou a expressão, sentindo um aperto no peito. "Então, para onde vai agora, professor Blaine?"

"Alguns eventos recentes mudaram meu corpo, então pretendo encontrar um hotel para descansar por alguns dias e me acostumar com essas mudanças... Ah, talvez eu deva procurar um lugar para morar também, não dá para ficar em hotéis para sempre!"

Ao ouvir isso, Amos massageou as têmporas, exausto. "Depois disso, pretendo sair em busca do paradeiro de alguém..."

Dito isso, Amos acenou para um Harry confuso e virou as costas, desaparecendo rapidamente na esquina da rua.