Capítulo cento e trinta e quatro: Aquelas histórias (parte um)

O Retorno a Hogwarts Água Fúngica 2885 palavras 2026-04-01 14:39:41

Estrondo. Um trovão ensurdecedor ecoou pela terra, e a chuva torrencial mergulhou a Mansão Blaine em uma penumbra opressiva.

Ao retornar ao salão privado, Amos deu de cara com Harry, que parecia perdido em pensamentos; os quitutes requintados dispostos na mesa de centro permaneciam intactos.

— Professor Blaine...

Ao ver Amos entrar, Harry despertou de seu estado de torpor. Ele parecia ter muitas perguntas, mas a expressão contida no rosto do professor o fez perceber que talvez não devesse se aprofundar em seus segredos.

— Nós... vamos embora agora?

Sob a pressão que emanava de Amos, Harry conteve o desejo de perguntar sobre o desenrolar do encontro, sentindo-se visivelmente inquieto.

Caminhando até a janela, Amos fitou a cortina densa de chuva por um momento antes de dizer, pensativo:

— O velho mordomo Lawrence nos convidou para almoçar. Bem... com este tempo terrível, acredito que não faça mal ficarmos para uma refeição. No mínimo, não precisaremos enfrentar o temporal para encontrar um transporte.

Era uma mentira. Harry percebeu isso instantaneamente.

O Professor Blaine era um bruxo poderoso; se quisesse, teria inúmeras maneiras de não se molhar. Claro, Harry não era tolo e não desmascarou a mentira, limitando-se a um aceno hesitante.

Amos fechou a janela, sacudiu as gotas de chuva de suas vestes e sentou-se ao lado de Harry, observando minuciosamente a decoração do ambiente: o lustre de cristal, o tapete de veludo, a mesa de centro de cedro e até mesmo as xícaras de chá, feitas de porcelana fina trazida da China.

— Tsc, tsc. Os luxos dos ricos... — Amos comentou em voz baixa, com um olhar de admiração. Ele esperava que Potter dissesse algo, mas o garoto permaneceu em silêncio, lançando-lhe apenas olhares furtivos e contidos.

Amos pensou um pouco, recostou-se na cadeira e perguntou com um sorriso leve:

— Imagino que esteja curioso sobre a minha relação com o dono desta mansão, não é?

— Eu não entendo muito bem, professor — Harry respondeu, hesitante. — O senhor disse que cresceu em um orfanato, mas parecia saber desde o início... bem, que tinha uma ligação com esta propriedade?

— Isso acontece porque... — Amos pegou um doce da mesa, começou a mastigá-lo e continuou, resmungando: — Como posso explicar isso claramente? Bem, embora eu não tenha derrotado o Lorde das Trevas, Voldemort — aquele que aterroriza o mundo mágico —, logo após nascer, como você, Potter, eu também possuo um talento peculiar.

— Um talento peculiar?

Harry esqueceu-se de levar a mal a provocação do professor e piscou os olhos, curioso.

— Sim — Amos assentiu. — Minha memória é extraordinária. Claro, isso pode parecer uma bobagem para você, afinal, até entre os trouxas existem pessoas com memórias impressionantes. Mas essas pessoas certamente não são como eu: desde o momento em que abri os olhos neste mundo pela primeira vez, lembro-me de absolutamente tudo o que aconteceu comigo.

Harry levou alguns segundos para processar o que o professor queria dizer. Então, seus olhos se arregalaram em um choque cômico e inacreditável.

— O senhor quer dizer que se lembra de cada detalhe desde o seu nascimento? Nunca ouvi falar de ninguém com tal habilidade!

— Ah, sim. Essa condição não é comum, mas sempre existiram casos semelhantes ao meu. — Amos foi vago ao responder, estendendo as mãos para Harry. — Portanto, não é difícil entender por que, sendo um órfão, eu sabia da minha relação de sangue com o dono desta mansão.

Harry levou um tempo para digerir a revelação. Entre todos os seus amigos, Hermione era, sem dúvida, a mais inteligente; ela conseguia memorizar um livro didático desesperador em tempo recorde e, muito tempo depois, ainda era capaz de recitá-lo de trás para frente. No entanto, Harry tinha certeza absoluta de que nem mesmo Hermione seria capaz de se lembrar de como era no momento em que nasceu!

— Então, isso significa que o senhor sabe... sabe por que eles... — Harry hesitou, sem completar a frase.

— Me abandonaram? — Amos terminou por ele.

— Oh, desculpe, professor! — Harry levantou-se, apressado em se desculpar. — Não tive a intenção de invadir sua privacidade.

Amos gesticulou para que Harry se sentasse, indicando que não precisava ficar tão tenso. Em seguida, olhando para a chuva que não dava sinais de trégua, franziu a testa e disse:

— Bem, antes que o almoço comece, talvez precisemos de um assunto para passar o tempo. Na verdade, não considero discutir minhas origens algo vergonhoso; apenas acho esses temas entediantes e monótonos. Mas, já que precisamos de um tópico...

Outra mentira!

Harry mordeu o lábio, pensando consigo mesmo que o Professor Blaine só queria uma desculpa para desabafar.

Ele não era um órfão, mas, na prática, quase isso. Às vezes, sentia uma vontade urgente de contar aos outros como sua vida com os Dursley era difícil. É claro, ele já havia falado sobre isso com Rony e Hermione, e embora eles demonstrassem surpresa e indignação, nenhum deles conseguia realmente compreender a dor.

A vida é sempre solitária.

Harry lembrou-se de repente daquela frase que o Professor Blaine dissera a Hermione. Talvez o que o professor quisesse dizer fosse... que algumas dores da experiência só podem ser carregadas por nós mesmos?

— Sua mãe... e claro, seu pai também, sacrificaram-se para resistir à corrupção do mal e lutar contra Voldemort. Esse ato destemido é admirado por todos, e mesmo mais de uma década após a partida deles, as pessoas ainda mantêm um profundo respeito ao mencioná-los. — Amos falou com um tom suave. — Comparada a eles, minha mãe não poderia ser descrita como uma pessoa nobre. Na verdade, por ser rebelde demais, ela não era muito querida.

A avaliação do professor sobre seus próprios pais deixou Harry feliz, mas também muito triste. Ele não tinha o dom único do Professor Blaine; seu conhecimento sobre a aparência de seus pais limitava-se ao álbum que Hagrid lhe dera no final do primeiro ano e ao Espelho de Ojesed, que ele já nem sabia onde fora parar.

— ...Rebelde talvez não seja suficiente para descrever o comportamento da minha mãe na juventude. Aos dez anos, ela já aprendera a fumar com garotos encrenqueiros de bairros vizinhos, e na idade em que os alunos do primeiro ano entram em Hogwarts, ela já tinha tatuagens nas costas...

Ela aprendeu a roubar. Claro, sua situação financeira não exigia tal comportamento vil; ela provavelmente fazia por diversão... E então, vivia entre garotos, brigando e causando confusão. Em menos de um ou dois anos, a ficha dela na delegacia trouxa provavelmente já era mais grossa do que o seu livro de História da Magia.

Harry encarou o Professor Blaine, chocado. Ele não conseguia imaginar que alguém como o professor, sempre tão educado e que parecia nunca se deixar levar pela raiva, pudesse ter tido uma mãe tão... rebelde!

— Você pode imaginar quantas lágrimas seus pais derreteram por causa dela. Para discipliná-la melhor, eles tiveram que transferi-la para uma escola famosa, especializada na correção de jovens problemáticos.

Mas foi em vão. Pode-se até dizer que o ambiente caótico daquela escola alimentou sua natureza rebelde. Após alguns anos lá, como líder de uma briga coletiva violenta, ela foi expulsa e passou um tempo detida...

Isso fez com que seus pais perdessem completamente a esperança. Quando ela voltou para casa, seus pais jogaram suas malas para fora do portão e gritaram que ela não era mais filha deles.

Ao dizer isso, Amos suspirou profundamente, parecendo impotente diante das ações de sua mãe na juventude.

— Na verdade, falando bem a verdade, meu nascimento foi inteiramente planejado pela minha mãe...