Capítulo Sessenta e Quatro - Cadáver Sombrio
Um estrondo ecoou de repente, sem qualquer aviso, fazendo com que Harry escorregasse e caísse sentado no chão. No entanto, ele ignorou a dor latejante e seu olhar aterrorizado fixou-se na escuridão que agora se agitava inquieta. Não havia dúvidas, aquele grito agudo era de Malfoy, e parecia estar bem próximo!
Malfoy estava em perigo; existia mesmo alguma criatura sombria e perigosa dentro deste labirinto!
Em poucos segundos, o suor já ensopava as roupas de Harry, e ele tremia ao se levantar. Sem tempo para pensar, seu corpo agiu por puro instinto, correndo de volta pelo caminho por onde viera.
Mas não tinha dado nem dois passos quando parou, um dilema estampado em seu rosto pálido e sem sangue.
Se havia animais sombrios no labirinto, isso provava que o professor Braen não os enganara; então, as “fatalidades” mencionadas no contrato mágico...
Dentro daquela escola, Malfoy era o bruxo que Harry mais detestava, e sabia que ele próprio era o mais odiado por Malfoy. Os dois eram inimigos naturais; se pudessem, expulsariam um ao outro de Hogwarts sem hesitar.
Mas isso não significava que Harry desejava ver Malfoy morto!
Ao pensar na palavra “morte”, Harry tremeu novamente. Uma cena horrível se formou em sua mente: um cadáver gelado deitado num corredor escuro, olhos vidrados olhando o teto, a túnica encharcada de sangue, e ao lado do corpo de Malfoy, uma criatura peluda, com garras ferozes e presas afiadas, devorando suas vísceras ensanguentadas.
“Não se meta nisso, Harry. Malfoy jamais será grato, e além disso, Snape está lá fora de olho em você!”
Com os lábios brancos, Harry tentava convencer sua consciência em voz baixa, mas a imagem aterradora parecia cravada em sua mente, impossível de apagar.
“Maldição, Malfoy, só desta vez em toda a vida!”
Depois de uma luta interna dolorosa, a bondade venceu o medo e o desprezo por Malfoy, e Harry girou novamente, gritando na direção do grito que ouvira:
“Onde está você, Malfoy? Se ainda consegue respirar, grite mais uma vez!”
Harry aguardou, atento, mas não houve resposta; apenas uma sequência de passos apressados ecoando pelo corredor, aproximando-se rapidamente!
Cambaleando para trás, Harry sentiu seu coração bater tão rápido que parecia prestes a saltar pela garganta.
“Quem está aí?”
Harry perguntou alto, mas logo viu a resposta: Malfoy surgiu tropeçando das sombras, quase rastejando!
Harry jurava nunca ter visto Malfoy tão desfigurado; aquela expressão arrogante sumira, substituída por lágrimas e muco. O cabelo e a testa de Malfoy estavam manchados de sangue, da mesma cor que Harry vira na parede antes de entrar no labirinto.
Sua túnica fora rasgada por alguma coisa, pendendo dos ombros. Ao ver Harry, os olhos de Malfoy reluziram de alegria nunca vista.
Malfoy feliz ao ver Harry: aquilo era realmente estranho.
Harry pensou nisso, mas sabia que aquele não era o momento para distrações engraçadas.
“O que você viu?”
Mesmo a vinte pés de distância, Harry começou a perguntar, mas Malfoy não respondeu. Ele lutava para controlar o corpo trêmulo, correndo até Harry, agarrando seu braço com força.
“Um cadáver, Potter, eu... eu vi um morto!”
A expressão de Malfoy era além do pálido; seus olhos estavam desfocados, como se o medo tivesse destruído todas as suas defesas.
“O corpo estava no teto... Eu andava pelo labirinto, pensando se devia voltar, quando uma gota de sangue caiu do teto... olhos brancos... ele me perseguiu!”
As palavras de Malfoy eram incoerentes, e Harry teve certeza de que ele vivenciara algo indescritível, pois Malfoy depositava todo o peso do corpo sobre ele; sem seu apoio, teria desabado no chão.
“Não diga bobagens, Malfoy!”
Harry falou em voz dura, notando que sua própria voz também tremia.
“O professor Braen disse que havia criaturas sombrias, mas não cadáveres escondidos por aqui. E cadáveres não perseguem ninguém, não é?”
“Você não o conhece, Potter!”
Como se fosse um lampejo de lucidez antes da morte, Malfoy encarou Harry, o rosto corando, e gritou:
“Você não conhece Amosta Braen, Potter, ele é um bruxo das trevas! Eu já vi sua crueldade nos bastidores!”
Aquelas palavras pareciam consumir toda a razão de Malfoy; logo ele voltou a ficar atordoado, se soltou do apoio de Harry e fugiu cambaleando pelo corredor, repetindo palavras como “fugir”, “sair”.
A respiração de Harry ficou ofegante, o medo tomou conta de novo. Ele observou Malfoy se afastar, indeciso e parado no mesmo lugar.
Um som de arrasto, como se alguém deslizasse os pés pelo chão, veio do lado por onde Malfoy passara.
Harry engoliu em seco, a ponta da varinha brilhando tremulamente em direção ao ruído, sentindo cada célula do corpo estremecer!
Ficar ali e enfrentar a criatura, ou virar as costas e fugir?
“O professor Braen não iria nos fazer enfrentar monstros tão além das capacidades dos bruxos jovens... já que cheguei até aqui...”
Com os lábios secos cerrados e o resto de sua razão, Harry se esforçava para não agir como um covarde, obrigando-se a manter os olhos abertos e focados no local do barulho. Ao menos, queria ver com clareza o que se escondia ali, sem confiar apenas no relato de Malfoy.
Esperar era torturante; cada segundo parecia arrastar-se como se o tempo fosse mágico. Harry foi se encostando à parede, as costas coladas, esperando silenciosamente pelo momento em que o medo enfim chegaria...
Desde que entrara naquela sala, Harry dizia a si mesmo que poderia encontrar algum horror nunca visto, algo pior que o cão de Hagrid, ou ainda mais assustador que Quirrell sem o turbante. Mas quando a criatura surgiu da escuridão, por um instante, Harry sentiu-se submerso em água gelada. Cada respiração era friamente dolorosa, e suas defesas internas ruíram por completo!
Era realmente um cadáver; Malfoy não mentira!
Uma mulher morta, vestes rasgadas e antigas, com couro cabeludo apodrecido e cabelos ralos, olhos turvos e pele tão branca quanto neve, caminhava pelo labirinto. Harry soube disso na primeira olhada: nunca vira alguém com uma adaga cravada no peito ainda se movendo!
Um som estranho escapou da boca de Harry, o bater dos dentes — e, inexplicavelmente, ele começou a admirar Malfoy: depois de ver aquilo, Malfoy ainda teve forças para fugir, o que era realmente admirável!
Fugir. Esse era o único pensamento que restava na cabeça de Harry.
Por que um corpo que parecia morto há tanto tempo ainda se movia? De onde o professor Braen arranjou tão terrível criatura? Como derrotar um cadáver que dorme no colo da morte? Nada disso era para agora; só precisava fugir.
O vento zunia ao redor, demonstrando o quanto Harry corria; ainda assim, achava lento demais. Jamais sentira tanta falta de sua vassoura voadora!
“Ali também tem uma, Potter!”
Quando Harry saiu correndo de uma pequena sala semelhante a um túmulo, Malfoy surgiu de um canto, e seu grito, já atordoado, fez Harry mergulhar completamente no pânico.