Capítulo 125: O outro Sr. Braine
Harry não respondeu imediatamente. Na verdade, ele ainda não tinha se recuperado do fato inacreditável de que o tio Válter e a tia Petúnia tinham, por iniciativa própria, mencionado a magia. No entanto, a confusão estampada em seu olhar parecia, aos olhos do tio Válter, uma forma de zombaria e desafio, o que levou os nervos já tensos do tio ao limite.
— Responda à minha pergunta, garoto...
O tio Válter finalmente parou de se conter e rugiu para Harry. Ao ouvir aquele urro familiar, Harry sentiu-se, estranhamente, mais à vontade.
— Se você se refere a problemas menores, como furúnculos no rosto, insônia ou alguns ferimentos externos, talvez eu possa dar um jeito... — Harry respondeu rapidamente.
Ninguém gosta de sentir fome; isso vale para qualquer um. Se pudesse, Harry evitaria ao máximo irritar a família Dursley, mesmo que não se suportassem. Embora não soubesse por que eles estariam interessados naquilo, respondeu à pergunta com sinceridade.
— É só isso que você consegue tratar?
Entre as risadinhas de Duda, a tia Petúnia interveio, observando-o com um olhar desconfiado:
— E se for um problema mais grave?
Sinceramente, o questionamento da tia Petúnia deixou Harry um tanto ressentido. Ele não passava de um pequeno bruxo que acabara de concluir o segundo ano; o que eles esperavam que ele fosse capaz de fazer? Além disso, falar de cura era inevitavelmente falar de Poções, e essa era, justamente, a matéria em que Harry menos se destacava entre todas as disciplinas mágicas!
— ... Problemas mais graves, se você se refere a envenenamento...
Em sua memória, na primeira aula de Poções do primeiro ano, Snape mencionara algo que tinha um poder antídoto extremamente forte. Harry franziu a testa, esforçando-se ao máximo para pensar. A razão para tanto empenho não era o desejo de se exibir para os Dursley, mas o fato de que Harry não queria dar a eles a oportunidade de zombar da magia por causa de sua falta de habilidade.
Naquele momento, Harry sentiu saudades de Hermione. Se fosse ela a enfrentar as perguntas dos Dursley, ele tinha certeza de que sua resposta os deixaria boquiabertos.
— Não é envenenamento, garoto!
Com o rosto arroxeado, o tio Válter gritou:
— Parece que essas bobagens enganosas não te deixaram mais esperto, não é!
Harry, atingido por gotículas de saliva, fechou a cara. Sem recuar, ele encarou os olhos do tio Válter e respondeu com rispidez:
— Existem inúmeras doenças que os bruxos podem tratar. Como eu poderia saber o que vocês querem perguntar?
— Deixe-me falar com ele, Válter.
No instante em que Harry terminou a frase, a tia Petúnia levantou-se nervosamente. Antes que o tio Válter explodisse, ela expulsou o marido e o relutante Duda para a sala de estar. Depois, voltou para a cozinha e, encarando Harry com severidade, disse rispidamente:
— Você deveria demonstrar respeito por cada membro desta casa. Se não fosse pela nossa bondade em acolhê-lo, o seu melhor destino seria ser um mendigo dormindo debaixo de uma ponte!
Diante da repreensão da tia Petúnia, Harry permaneceu calado e de semblante fechado, pois já ouvira aquele tipo de discurso inúmeras vezes ao longo dos anos.
Sempre que Harry demonstrava uma atitude de questionamento, eles diziam isso sem piedade, como se, não fosse pelo acolhimento deles, seu destino final fosse, inevitavelmente, parar em uma prisão trouxa.
Pelos dez minutos seguintes, as repreensões caíram sobre Harry como uma tempestade. Eram, claro, as mesmas ladainhas de sempre. Até Duda, que adorava ver Harry sendo repreendido, começou a bocejar e se arrastou até a sala para ligar a outra televisão.
Aproveitando a pausa da tia Petúnia para recuperar o fôlego, Harry, mantendo apenas um fiapo de sanidade e a determinação de não virar as costas e sair, perguntou com a voz sombria:
— O que vocês querem, afinal?
Diante da pergunta de Harry, a tia Petúnia não respondeu de imediato, mantendo um silêncio estranho. Harry percebeu que falar sobre aquilo exigia uma coragem imensa da parte deles.
— Eu ouvi dizer, uma vez...
Quando Harry já não conseguia conter a vontade de apressá-la, a tia Petúnia finalmente falou, com um tom lento e hesitante, o que fez seu rosto equino, já longo, parecer ainda mais esticado:
— Vocês têm um hospital, especializado em tratar todo tipo de... doenças incuráveis e coisas do gênero...
Um hospital para doenças incuráveis?
Harry sentiu uma pontada de confusão. Existe um hospital no mundo bruxo? perguntou-se.
Contudo, logo percebeu que sua dúvida era estúpida. É claro que o mundo bruxo deveria ter hospitais; ele apenas nunca tinha ouvido falar, assim como no ano letivo anterior, quando soube por Draco Malfoy sobre a existência de uma prisão chamada Azkaban, cujo nome, por si só, causava terror aos bruxos.
Na verdade, para as crianças criadas em famílias bruxas, aquilo não passava de um conhecimento básico. Harry tinha certeza de que Rony saberia o nome do hospital bruxo, mas, para um pequeno bruxo criado no mundo trouxa, aquilo era uma novidade.
— Se não me falha a memória, deve se chamar St. Mungo... — a tia Petúnia tentou usar um tom indiferente, para esconder a dor e a vergonha de mencionar aqueles tempos que preferia não recordar.
— Como você... — Harry começou a perguntar, surpreso, mas logo se calou. Ele percebeu que aquela mulher era irmã de sua mãe; se sua mãe não tivesse vivido em um ambiente familiar tão terrível quanto o dele na juventude, certamente teria falado muitas vezes sobre o maravilhoso mundo mágico para sua família.
— Ah, bem... Você não se enganou, é esse o nome mesmo. — Harry, sentindo-se inquieto, respondeu com um certo embaraço.
Sem dúvida, ele mentira, pois não fazia a menor ideia do nome daquele hospital. A razão da mentira era simples: primeiro, queria entender por que os Dursley estavam, pela primeira vez na vida, falando sobre o mundo mágico; segundo, por causa de um estranho orgulho ferido...
Ele era o único ali que recebia uma educação mágica formal em Hogwarts, mas a tia Petúnia sabia algo que ele ignorava, o que era difícil de aceitar.
Tosse... Tosse...
Na sala de estar, o tio Válter, que assistia à TV com Duda, tossiu duas vezes com força. Na cozinha, a tia Petúnia soube imediatamente que precisava acelerar o passo. Ela respirou fundo, olhou de cima para baixo, sem expressão, para aqueles olhos verdes que sempre a incomodavam, e tentou manter o tom de voz calmo:
— Acho que você deve se lembrar da empresa onde seu tio trabalha, não é?
— Grunnings, fabrica furadeiras. — Harry respondeu rapidamente, olhando de relance para a sala.
A tia Petúnia assentiu levemente, parecendo satisfeita.
— Então você também deve se lembrar de quem é o dono dessa empresa, certo? Quando conversávamos sobre o trabalho do seu tio em casa, mencionamos o nome dele muitas vezes...
Desta vez, Harry não respondeu tão prontamente. Ele franziu a testa, pensou por um momento e disse lentamente:
— Culard Brain... O que houve com ele?
— Ele está com câncer. — disse a tia Petúnia com peso nas palavras.