Capítulo cento e vinte e nove: Escrevendo uma carta

O Retorno a Hogwarts Água Fúngica 2629 palavras 2026-04-01 14:39:38

No início, o Professor Blaine foi apenas um investigador enviado pelo Conselho Escolar para apurar os incidentes da Câmara Secreta em Hogwarts; mais tarde, por razões desconhecidas, ele se tornou, por um breve período, o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Tendo passado dois anos letivos em Hogwarts e vivenciado três professores diferentes para essa disciplina, Harry poderia garantir, com toda a convicção, que o Professor Blaine era, sem dúvida, o melhor de todos.

Claro, dos outros dois professores, um havia sido possuído por Voldemort e o outro provou ser um grande charlatão; ser melhor que eles não parecia provar muita coisa. Contudo, muitos alunos dos anos superiores e até outros professores de Hogwarts o consideravam o instrutor mais competente da disciplina na última década, o que já dizia bastante. Além disso, o Professor Blaine era o bruxo mais formidável que Harry já vira. Ele jamais esqueceria como, na Câmara Secreta da Sonserina, o Basilisco, que o fizera correr por sua vida, foi subjugado pelo Professor Blaine com a mesma facilidade com que se domina um gnomo... Naturalmente, o Diretor Dumbledore era certamente mais poderoso, embora Harry nunca o tivesse visto em ação; era apenas uma convicção inabalável que ele carregava.

Quando a segunda metade do segundo ano mal havia começado, após o encerramento do caso da Câmara Secreta, o Professor Blaine deixou Hogwarts rapidamente e, desde então, nenhuma notícia sobre ele fora ouvida. Sua partida fora tão misteriosa quanto sua chegada.

A partida do professor deixou muitos alunos, incluindo ele próprio, Hermione e Rony, profundamente tristes. No entanto, todos sabiam que aquela era uma escolha do próprio professor; afinal, cada um tem o direito de decidir os rumos da sua própria vida.

O dono da empresa de perfuratrizes do tio Válter — Conrad Blaine. Desde que Harry recordara esse nome na manhã anterior, em nenhum momento ele o associara ao Professor Blaine, embora ambos compartilhassem o mesmo sobrenome. Mas, tanto no mundo trouxa quanto no bruxo, aquele era um sobrenome bastante comum, tal como "Tom", o nome original de Voldemort; até o dono do Caldeirão Furado se chamava assim. Alguém por acaso pensaria que havia algum parentesco por causa disso?

Contudo, o mesmo sobrenome, o mesmo cabelo grisalho, os traços faciais quase idênticos... era como ele e seu pai. Todos que conheceram seus pais, ao vê-lo pela primeira vez, quase sempre diziam as mesmas palavras.

"O Professor Blaine cresceu em um orfanato..."

A cada dois passos, os Dursley aproveitavam um momento de distração do velho mordomo para lançar olhares ferozes a Harry, que causava uma má impressão tão rapidamente, enquanto Duda o observava com desdém. Mas Harry, atordoado, não se importava; sua mente estava preenchida pela imagem da pessoa na fotografia que vira relance.

"Se ele é realmente o pai do Professor Blaine, como alguém com uma linhagem tão invejável e distinta pôde acabar em um orfanato?"

Harry franziu os lábios, olhando com dúvida para Lawrence, o velho mordomo que caminhava à frente. Se não fosse pelo fato de os Dursley terem enfatizado tantas vezes, no dia anterior, que ele não deveria falar nada, ele provavelmente teria corrido para perguntar se aquela mansão já havia perdido alguma criança!

Eles seguiram Lawrence até um quarto no último andar. Havia um fluxo constante de profissionais de saúde de aventais brancos entrando e saindo, todos com expressões extremamente graves.

Ao abrir a porta, um odor medicinal muito forte fez Harry franzir o cenho involuntariamente. Seu olhar saltou impacientemente sobre Lawrence, que instruía o tio Válter de que teriam apenas cinco minutos, e varreu o quarto de tons frios, repleto de equipamentos médicos trouxas. A visão de Harry foi bloqueada por um respirador ao lado da cama, impedindo-o de ver o dono da mansão.

Os enfermeiros retiraram-se um a um. Lawrence conduziu-os para dentro e, quando se aproximaram da cama e viram a condição real do homem, todos, inclusive Harry, prenderam a respiração. Se não fosse pelas curvas que saltavam na tela do computador ao lado da cama, as quais Harry não conseguia compreender, ele teria facilmente pensado tratar-se de um cadáver seco e careca.

O homem na cama estava tão magro que mal restava forma humana; parecia um esqueleto coberto por uma fina camada de pele. O tio Válter, que ensaiara inúmeras vezes como cumprimentar o homem, parecia ter sido estrangulado, e a tia Petúnia, que planejava elogiar a boa aparência do Sr. Blaine, não conseguia articular uma única palavra. Nem é preciso mencionar Duda, que nunca vira alguém em estado tão deplorável.

Harry sentiu que não precisava observar mais nada. Se aquele Sr. Blaine morresse no instante seguinte, ele não ficaria nem um pouco surpreso.

"Parece que minha aparência o assustou, Válter..."

O Sr. Blaine, com uma máscara de oxigênio, falou com uma voz fraca e fragmentada, frustrando a tentativa de Harry de identificar sua idade pelo tom de voz.

"Sua... sua disposição... quero dizer, o senhor parece bem, Sr. Blaine."

O rosto do tio Válter, que se tornara de um vermelho arroxeado, estampava um sorriso forçado, enquanto emoções confusas fermentavam em seu peito... Afinal, aquele homem fora seu superior por tantos anos, e ele sempre o admirara tanto. Mas agora, aquele homem brilhante estava deitado, à beira da morte. Naquele momento, o tio Válter sentiu um certo arrependimento por suas maquinações privadas; ele não deveria mais pensar em importunar o Sr. Blaine. Deixá-lo partir em paz seria o maior sinal de respeito que ele poderia oferecer.

Os cinco minutos passaram num piscar de olhos. Ao sair do quarto, todos soltaram um suspiro de alívio instintivo. O velho mordomo Lawrence os acompanhou até o portão e solicitou que trouxessem o carro de Válter. Enquanto esperavam, Harry notou que a família Dursley parecia desanimada. Incapaz de conter a curiosidade, ele se aproximou de Lawrence de forma casual e perguntou em voz baixa:

"Talvez seja um pouco indelicado perguntar, senhor... mas o Sr. Blaine tem filhos? Por que eles não estão aqui com ele?"

O velho mordomo olhou surpreso para o garoto educado, arqueando as sobrancelhas grisalhas, com um tom de voz carregado de lamento:

"O Sr. Blaine nunca se casou, meu jovem."

Mesmo com a voz baixa de Harry, os Dursley ouviram a pergunta abrupta e indelicada, mas nem o tio Válter nem a tia Petúnia o repreenderam.

No caminho de volta, o silêncio reinou no carro. Harry estava perdido em pensamentos, e os Dursley não o questionaram sobre quantos planos ele teria para conseguir uma poção que fizesse o Sr. Blaine resistir por mais algum tempo, ou se ele conseguiria trazer um bruxo especializado em cura.

Esse silêncio perdurou mesmo após chegarem em casa. O tio Válter ligou a televisão para assistir à reprise do noticiário matinal, a tia Petúnia foi para a cozinha preparar o almoço e Duda abriu a geladeira para repor suas energias. Harry, parado à entrada da escada, foi ignorado por todos, como se nada tivesse acontecido.

"Eu preciso abrir a gaiola da Edwiges..."

Harry, que antes se sentiria exultante com o desprezo deliberado dos Dursley, desta vez tomou a iniciativa de chamar a atenção de todos. Antes que o tio Válter começasse a bufar e a tia Petúnia se preparasse para uma repreensão severa, Harry disse com absoluta firmeza:

"Preciso que ela entregue uma carta para mim."