As Condições para o Retorno

O Retorno a Hogwarts Água Fúngica 2340 palavras 2026-04-01 14:39:46

Longe dos Dursley, os dias passados temporariamente no Caldeirão Furado foram muito mais agradáveis do que ele imaginava. Nesses últimos anos, ele raramente experimentara umas férias de verão tão livres; podia dormir todas as manhãs até que o sol exalasse um calor ardente, descer preguiçosamente para tomar o café da manhã, mastigar uma toratia enquanto observava os outros transeuntes que passavam pelo pub.

Devido à fuga de Sirius da prisão, os negócios do Caldeirão Furado haviam despencado. Além disso, os bruxos que ziguezagueavam por ali tornavam-se cada vez mais excêntricos, a esmagadora maioria deles gostando de ocultar o rosto sob mantas pretas largas ou camadas e camadas de ataduras.

Essas pessoas se escondiam nos cantos ou atrás de cada uma das colunas de madeira que sustentavam o pub, pediam uma bebida e fitavam os pedestres que iam e vinham, sentadas ali durante o dia inteiro.

Harry certa vez perguntara ao Professor Blaine o que diabos aqueles bruxos excêntricos estavam fazendo.

— Concorrentes, Potter, são todos meus concorrentes.

O Professor Blaine fitou aqueles bruxos de forma “feroz”, cerrando os dentes, e deu-lhe uma resposta que o deixou sem entender patavina.

Nos primeiros dias, Harry esteve ocupado preparando-se para o ano letivo seguinte: retirou seu dinheiro de Gringotes, repôs os estoques de ingredientes para poções, adquiriu vestes novas e comprou os livros escolares do próximo ano — foi assim que Harry descobriu o motivo pelo qual Hagrid lhe enviara um livro de magia de aspecto tão perturbador, afirmando jubiloso que aquilo lhe seria útil.

Com a orientação do Professor Blaine, Harry compreendeu facilmente o que deveria escrever nos deveres de casa de verão para as duas matérias que mais lhe causavam dor de cabeça: História da Magia e Poções.

Uma semana depois, tendo concluído todos os preparativos para o início das aulas, Harry preparava-se para aproveitar ao máximo aquelas belas férias, mas o comportamento do Professor Blaine tornou-se estranho.

Todas as manhãs, ao acordar, ele levava Harry para zanzar pelo Beco Diagonal, não pelas ruas comerciais movimentadas, mas escolhendo especificamente becos isolados por onde quase ninguém passava. Ele pedia que Harry desse voltas sozinho por aqueles becos enquanto ele próprio o seguia de longe.

Aquilo era deveras desconcertante. Harry não queria desperdiçar seu precioso tempo explorando becos do Beco Diagonal; ele preferia visitar as lojas animadas, especialmente aquela loja de artigos de Quadribol, onde Harry vira a coisa que mais desejava em toda a sua vida.

— A vassoura voadora mais rápida do mundo, o clube internacional da Irlanda acabou de fazer o pedido de sete exemplares desta obra-prima! — o lojista apregoava com afinco. — Elas são as queridinhas desta Copa do Mundo!

— Pare de olhar, Potter!

Amos Diggory puxou imediatamente Harry, que se espremia para a frente, para fora da multidão. Notando o anseio nos olhos do garoto, Amos lançou uma olhada desinteressada àquela “vassoura” em exposição:

— Temos assuntos importantes a tratar!

Harry olhou para a Firebolt com relutância, só conseguindo desviar o olhar e encarar o Professor Blaine com uma expressão “lamentosa” e “banhada em lágrimas” quando já estavam bem distantes.

— O senhor está esperando que Sirius Black me ataque?

— Ora! — Amos exibiu uma expressão de surpresa. — Você é muito mais esperto do que eu imaginava, Potter, pensei que não fosse adivinhar!

Harry: ........

— Não fique tão cabisbaixo, Harry?

Amos envolveu afetuosamente os ombros de Harry com o braço e disse:

— Estamos embarcando em uma causa muito mais nobre. Pense bem: se capturarmos Black rapidamente, poderemos evitar que mais pessoas inocentes sejam feridas por ele!

Harry: ........

— Muito bem!

Vendo a contrariedade de Harry, Amos franziu a testa e disse com um tom de pesar:

— A Firebolt, não é? Certo, sem problemas! Desde que você consiga atrair Black para perto de mim e me permita salvar o mundo bruxo envolto pela nuvem sombria de terror de Black, eu compro uma para você com o meu próprio dinheiro!

O coração de Harry deu um salto indesejado. Ele quis dizer ao Professor Blaine que não havia a menor necessidade daquilo, pois já possuía uma vassoura voadora excelente; contudo, o seu corpo mostrava-se visivelmente mais sincero: ao ouvir a promessa do Professor Blaine, suas pernas simplesmente recusaram-se a obedecer e, sustentando seu corpo, dispararam num piscar de olhos em direção ao beco sombrio.

Mas era evidente que Black não era estúpido a ponto de causar espanto. Essa tentativa de Amos e Harry durou uma semana inteira e o resultado foi absolutamente nada.

Harry não se importava muito com isso, mas, à medida que a data de retorno às aulas se aproximava, Amos foi ficando gradualmente aflito.

Assim que Potter retornasse a Hogwarts, de volta à proteção de Dumbledore, ganhar toda aquela imensa fortuna não seria uma tarefa tão simples; a menos que ele próprio também retornasse àquela escola para vigiar Potter o dia todo.

Na estalagem escura, Amos virou a cabeça para olhar de relance para Potter, que emitia um leve ronco, e ponderou calmamente sobre o que fazer a seguir.

A bem da verdade, se Amos quisesse voltar, seria na verdade uma tarefa extremamente simples.

Por exemplo, ele poderia candidatar-se novamente ao cargo de professor de Defesa Contra as Artes Ovas... Embora o boneco de vodu já tivesse desaparecido, ele poderia comprar dois centauros ou vampiros de vitalidade vigorosa no submundo e transferir a maldição usando alguns métodos avançados de magia negra... Além disso, o Professor Kettleburn, de Trato das Criaturas Mágicas, parecia ter se aposentado; embora ele próprio não fosse um especialista no assunto, enrolar os bruxinhos seguindo o livro didático não seria problema algum.

Ou então, bastaria pedir àquele sujeito, Fudge, que conversasse novamente com o Conselho Escolar para que ele pudesse retornar a Hogwarts na qualidade de consultor de segurança do castelo...

Ora, ora, segurança do castelo — Amos Blaine?

Na penumbra, Amos abriu um sorriso largo. Esse título não se comparava ao de inspetor, soava pouco prestigioso e parecia um pouco com o zelador Filch...

Todas as opções acima não passavam de brincadeiras enfadonhas de Amos. Naquela noite, alguns meses atrás, após o acerto de contas que tivera com Dumbledore à margem do Lago Negro, Amos havia compreendido claramente o verdadeiro pensamento que Dumbledore nutria a seu respeito em seu íntimo; se quisesse voltar a Hogwarts, bastaria escrever uma carta e Dumbledore certamente ficaria felicíssimo.

No entanto, só de imaginar Dumbledore postado atrás de sua escrivaninha, com aqueles olhos azuis brilhando à luz do fogo, fitando-o enquanto ele “retornava ao buen camino”, abrindo os braços com um sorriso “benevolente e afetuoso” e proferindo frases como “bem-vindo de volta a Hogwarts”, Amos sentia uma vontade incontrolável de vomitar de tanto enjoo.

— Mesmo se for para voltar!

Amos virou-se na cama, fitando a lua cheia resplandecente do lado de fora da janela, e resmungou ferozmente:

— Terá de ser o velho Dumbledore em pessoa a vir até aqui, confessar seus próprios erros, pedir sinceras desculpas, fazer um convite fervoroso e prometer pagar-me um salário no nível de diretor para que eu possa, quem sabe, ponderar sobre o assunto!