Capítulo 147: Vendo o Mundo (Capítulo Triplo)
As paredes de ambos os lados do beco não eram altas, mas Harry sentia como se estivesse caminhando por um desfiladeiro de rochas escarpadas. Uma profunda sensação de opressão tornava sua respiração suave e contida.
Ranço, odor a peixe podre, ar turvo — os cheiros no ar misturavam-se de tal forma que Harry nem sabia ao certo se eram odores de fato, mas apenas inalar aquela atmosfera o deixava com uma vontade constante de vomitar.
Ao passar por um pequeno restaurante — Harry jamais imaginara que, nas profundezas da Travessa do Tranco, alguém pudesse estar administrando um negócio.
A caixilharia da vitrine acumulava uma grossa camada de poeira; o vidro antigo estava engordurado e marcado por inúmeras impressões digitais semelhantes a garras. Olhando através da janela para o interior escuro, ele descobriu que, naquele restaurante que parecia uma oficina clandestina medieval, ainda havia clientes jantando.
Era um indivíduo inteiramente enfaixado como uma múmia, devorando vorazmente um grande pedaço de carne manchada de sangue verde sobre o prato à sua frente, que parecia ser algum tipo de pâncreas.
Talvez percebendo o olhar de Harry, o cliente virou lentamente a cabeça para fora da loja e sibilou para Harry com dentes de onde escorria uma baba verde e viscosa.
Harry estremeceu violentamente, lembrou-se das instruções que o Professor Blaine lhe dera agorinha mesmo e desviou o olhar às pressas, fingindo que nada havia acontecido.
— ...Ora, querer me acompanhar não é totalmente impossível, mas o lugar para onde vamos é bastante perigoso, e há certas regras que você deve gravar bem... Primeiro, aconteça o que acontecer, fique ao meu lado e não se afaste nem meio passo; segundo, não grite nem faça escândalo, por mais incompreensível que seja a cena que você veja; e então... bem, não encare ninguém por mais de cinco segundos, a menos que pretenda sacar sua varinha e duelar... Entendeu, Potter?
Harry assentia freneticamente, tomado por uma excitação incontrolável.
Pouco antes, o Professor Blaine lhe dissera que precisava ir às profundezas da Travessa do Tranco para resolver alguns assuntos. Harry apenas arriscara pedir para acompanhá-lo, movido pela curiosidade, mas nunca esperara que, após uma breve reflexão, o Professor Blaine realmente aceitasse.
— Cumprirei cada uma de suas palavras, professor! — disse Harry com urgência, como se temesse que o Professor Blaine voltasse atrás.
Harry já tinha testemunhado o perigo da Travessa do Tranco e, quanto às "profundezas" mencionadas pelo Professor Blaine, ele previa que seria um lugar muito mais perverso do que a loja Borgin e Burkes. Se estivesse sozinho, jamais se arriscaria a entrar ali, mas acompanhado pelo Professor Blaine, Harry considerava aquilo uma excelente oportunidade para "conhecer o mundo".
Pense bem: até mesmo a tia Marge sabia que o mundo bruxo tinha o Hospital St. Mungo, enquanto ele, exceto por Hogwarts e pelo Beco Diagonal, praticamente não sabia nada sobre a sociedade mágica. Isso de fato o fazia sentir uma vergonha e uma prostração profundas.
Assim que obteve a garantia firme de Potter, Amos Diggory — Amos Thorne sacou sua varinha e deu uma leve batida. Duas capas pretas novinhas em folha, sem nenhuma característica identificadora, e máscaras monocromáticas flutuaram para fora do ar em redemoinho.
— Vistam-nas, Potter. Não é prudente mostrar o rosto verdadeiro no lugar para onde vamos.
Embora sua expressão fosse de quem ainda não entendia tudo perfeitamente, seu coração batia acelerado. Harry ora ajustava a gola da capa preta, ora ajeitava a máscara para que se moldasse perfeitamente ao seu rosto, garantindo que nem um pingo de sua pele ficasse exposto ao ar.
Agora, já se haviam passado mais de dez minutos desde que passara por aquele pequeno restaurante. Amos caminhava com familiaridade e sem pressa, enquanto Harry já não fazia a menor ideia de sua localização exata.
Conforme avançavam, nos becos estreitos e cheios de ramificações, começava-se a ver outros bruxos gradualmente.
Alguns caminhavam sozinhos, outros em duplas ou trios. Harry também viu, na curva de um beco pouco chamativo, cerca de dez bruxos sussurrando sob uma entrada em arco, com um clima bastante tenso.
— O que eles estão fazendo? — perguntou Harry em voz baixa, cauteloso.
— Eu lancei um feitiço, Potter. Ninguém pode nos ouvir conversar, desde que você não faça gestos corporais exagerados — disse Amos em tom normal e indiferente. — Essa gente... imagino que esteja fazendo negócios.
Com um olhar furtivo, Harry observou as costas do Professor Blaine e não continuou perguntando. Teve a sensação de que, após vestir a capa, a personalidade do Professor Blaine parecera mudar um pouco, tornando-se algo fria e pouco inclinada à conversa.
Enquanto Harry refletia sobre o motivo dessa mudança no Professor Blaine, uma cabeça branca e colossal sobressaindo atrás de um muro alto que bloqueava o caminho chamou sua atenção. Ele encarou aquela cabeça por alguns instantes antes de perceber que se tratava da cabeça de uma estátua.
Que coisa mais estranha: nas profundezas da Travessa do Tranco, por que haveria uma estátua? De quem seria aquilo?!
Quando ambos contornaram o muro alto e viram a paisagem por trás dele, a boca de Harry, que não conseguira se fechar durante todo o trajeto, abriu-se ainda mais.
Diante deles havia uma pequena praça circular de estilo antigo. Cada laje de pedra que pavimentava o chão estava impregnada de marcas do tempo. No centro da praça erguia-se a estátua de um homem idoso, com a altura aproximada de um prédio de dois andares, esculpida inteiramente em pedra branca como a neve.
Harry encarou o rosto da estátua por vários segundos antes de perguntar em tom incerto:
— Merlin?
— Boa visão, Potter — Amos assentiu em sinal de aprovação.
Harry mordiscou os lábios e permaneceu em silêncio. De fato, a única razão pela qual ele conseguira reconhecer de quem era a estátua foi porque a moeda comemorativa que o Professor Blaine dera a Rony trazia uma efígie de Merlin quase idêntica àquela diante de seus olhos. Rony cuidava daquela moeda como um tesouro desde que a recebera, chegando a pedir a Hermione que emprestasse livros da biblioteca para entender o valor dela.
— Mas por quê? — perguntou Harry, largando a pergunta sem contexto.
Amos não respondeu imediatamente. Ele fitou em silêncio os olhos daquela estátua imponente, com a mente repleta de pensamentos dispersos.
Naqueles três ou quatro anos, ele entrara e saíra do mundo subterrâneo várias vezes, há muito tendo perdido a curiosidade pela estátua de Merlin na entrada. Contudo, desde seu retorno à Ilha de Avalon, ele acumulou muitas outras indagações sobre Merlin, alguém que antes só existia em lendas.
— Humpf, o lugar de descanso eterno de Merlin... — Amos soltou um muxoxo mental, com o olhar fixo na estátua revelando um tom sombrio.
Para destruir o Cajado das Duas Serpentes, os quatro fundadores de Hogwarts armaram um labirinto milenar. É muito provável que isso tenha alguma ligação obscura e inexplicável com este lendário bruxo mitificado.
— Há uma enorme caverna subterrânea sob a estátua, exatamente como a Câmara Secreta na Sonserina. É de uma antiguidade imemorial: o covil dos bruxos separatistas mais secretos da Grã-Bretanha e de toda a Europa, além das Bruxas e Bruxos das Trevas sem escrúpulos. Esse também é o destino da nossa viagem. Há boatos...
Enquanto Harry mal conseguia conter o impulso de fazer novas perguntas, Amos continuou vagarosamente:
— ... de que a caverna foi construída por Merlin. É justamente por causa da existência dessa caverna que surgiram a Travessa do Tranco onde estamos agora e, claro, o Beco Diagonal lá fora. Naturalmente, tudo isso são apenas relatos passados de boca em boca, teorias nada rigorosas...
Harry piscava os olhos sem parar, sem saber que palavras usar para descrever a tempestade de emoções em seu interior. De repente, percebeu que sua compreensão do mundo mágico até então havia sido superficial demais.
*Crac...*
Um som rouco deixou Harry em alerta. Sua mão, escondida sob a capa, apertou firmemente a varinha enquanto ele observava estupefacto a barra da veste da estátua — de corte antigo — levantar-se em diagonal, revelando subitamente uma abertura escura de onde soprava um vento gélido e uivante.
Um bruxo de identidade igualmente oculta saltou de um carrinho enferrujado que saíra da abertura. Em seguida, caminhou rapidamente para fora do túnel, olhou em volta para os mais de dez becos ao redor da pracinha, encontrou a direção certa e seguiu em frente, desaparecendo rapidamente na penumbra do beco. Do princípio ao fim, aquele bruxo nem sequer olhou para Amos e Harry.
— Vamos, Potter... — Amos retomou o passo em direção à abertura. — Não é prudente demorar demais por aqui.
Após descer do "louco" carrinho, Amos parou na saída para recuperar o fôlego, como de hábito. Por mais vezes que o tivesse tomado, ainda não conseguia se habituar àquele carrinho muito mais emocionante do que uma montanha-russa. Harry, por outro lado, mantivera-se firmemente de pé, o que deixou Amos um tanto surpreso; mas, lembrando-se de que Harry era o Apanhador de Quadribol mais jovem de Hogwarts em um século e possuía um talento nato, ele logo relaxou.
No mundo subterrâneo, inalterado havia milênios, a qualidade do ar continuava péssima. Amos fitou o ambiente familiar e, de repente, franziu ligeiramente o cenho por sob a máscara.
Comparado aos dias anteriores, o lugar estava muito mais deserto. Não apenas o "Mercado de Contratos", mas até o tradicionalmente barulhento "Mercado de Animais" e o "Mercado de Trocas" encontravam-se bem mais vazios do que o habitual.
A causa desse fenômeno era um grupo de pessoas espalhadas por todo o mundo subterrâneo, vestindo capas pretas idênticas e cuja aura destoava completamente daquele lugar.
— Os Aurores do Ministério da Magia... — Amos estreitou os olhos e fitou o mais próximo deles, que também os avaliava a ele e a Potter, movendo os lábios levemente. — Vieram tentar a sorte para ver se conseguem capturar Sirius Black?
O Ministério da Magia mantinha Aurores estacionados no mundo subterrâneo o ano todo, mas, para evitar provocar os bruxos separatistas e das trevas — que zombavam das regras do mundo bruxo atual —, eles não enviavam um efetivo muito grande, mantendo apenas o nível mínimo de interferência. Agora, contudo, para capturar Black, viam-se obrigados a quebrar essa trégua tácita.
Amos não se surpreendia com a movimentação escandalosa do Ministério. No mundo mágico atual, havia duas espadas suspensas sobre a cabeça de todos os bruxos, intimidando os elementos vis das sombras.
Uma delas, sem dúvida, era Alvo Dumbledore, que passava os anos descansando em Hogwarts; a outra eram os Dementadores e Azkaban, controlados pelo Ministério da Magia. Agora, Sirius Black escapara vivo de Azkaban, o que não só fizera o Ministério perder a face, como também gerara um pavor profundo.
Sem contar que o próprio Black era um lacaio fiel do segundo Lorde das Trevas, Voldemort.
— Pr... Professor Blaine... — balbuciou Harry.
A imensa caverna em formato de leque, as fileiras de tochas verde-esmeralda flutuando no ar e exalando uma aura sinistra, os bruxos circulando ao redor, cada um emanando uma sensação que deixava Harry desconfortável.
Harry sentia os dentes tremerem; queria expressar seu choque, mas não sabia como descrevê-lo.
Em um transe, Harry recordou-se de dois anos atrás, quando ele e uma enorme multidão de pequenos bruxos seguiram Hagrid por um caminho íngreme e estreito e, ao fazerem uma curva, viram pela primeira vez o altivo e imponente castelo de Hogwarts elevando-se até as nuvens.
— Isso ainda é o mundo mágico?... — perguntou Harry em um tom sussurrado, quase delirante.
— Este é o mundo mágico, Potter — respondeu Amos com um leve sorriso. Ele não apressou Harry a continuar; sabia que o jovem bruxo precisava de um tempo para digerir o que via.
— Aquilo... — Harry estendeu trêmulo a mão sob a capa em direção ao Mercado de Animais, mas, a meio caminho, lembrou-se de repente da advertência do Professor Blaine e recolheu o dedo como se tivesse levado um susto.
— Oh, está falando dos centauros? — Amos olhou de soslaio para aquela direção e disse casualmente: — Na Floresta Proibida de Hogwarts também habita uma tribo de centauros. É a maior tribo de centauros de toda a Europa.
Harry assentiu mecanicamente. Ele fitou o centauro cujos membros e pescoço estavam presos ao chão por correntes grossas como pulsos, brutalmente enfiado dentro de uma jaula, enquanto seu cérebro entorpecido tentava raciocinar.
Firenze, Ronan, Bane...
Harry ainda se lembrava dos nomes daqueles centauros que encontrara. Entre eles, o mais orgulhoso era Bane, que ficara furioso só de vê-lo montado nas costas de Firenze, considerando aquilo uma mancha na honra dos centauros.
*Se Bane visse um igual seu sendo tratado assim pelos bruxos...*
Com esse pensamento atravessando sua mente, Harry sentiu sua respiração se tornar febril.
— Por que o colocaram numa jaula? Essa gente...
— Os motivos são os mais variados, Potter — disse Amos com serenidade. — Nem todos os países do mundo têm centauros. Alguns bruxos os capturam para vendê-los por preços altos, outros para extrair órgãos dos corpos deles ou realizar experimentos mágicos, e há aqueles que simplesmente apreciam o prazer de pisotear o orgulho dessas criaturas altivas.
Harry encarou o centauro de semblante enfraquecido e bochechas marcadas por chicotadas, sentindo uma onda de calor subir-lhe à cabeça e turvar-lhe a vista.
— Por que... *fuh*... Professor, o Ministério da Magia não faz nada?
— Por mais incandescente que seja o sol, Potter, ele jamais consegue eliminar todas as sombras da terra. — A mão de Amos pousou no ombro de Harry para evitar que o jovem bruxo, abalado, perdesse o controle. — Uma ordem social estável precisa conceder um refúgio adequado ao mal.
Harry não deu nenhuma resposta; apenas compreendeu subitamente por que aqueles centauros que conhecera eram tão refratários ao contato com os bruxos.
*Clang!*
Um impacto abrupto fez Harry desviar com dificuldade o olhar de seus olhos ardentes. Ele olhou mais longe, onde uma criatura humanoide, com cabeça de ave e asas cobertas de escamas, debatia-se furiosamente contra a jaula de ferro que a aprisionava. Diante da jaula, quatro ou cinco bruxos discutiam preços ferozmente.
— Aquilo... — ofegou Harry. — Aquela criatura, as pessoas a compram e vendem também para pisotear o orgulho delas?
— Oh, aquilo... — Amos estalou a língua, com um tom difícil de decifrar. — O motivo ali é muito mais complexo... Não dá para explicar, Potter, porque você ainda é jovem. Quando crescer, bem... depois de adulto, você provavelmente conseguirá entender.
Harry não insistiu, mas em seu intimo discordava da explicação do Professor Blaine. Acreditava que, mesmo quando chegasse à idade do Professor Dumbledore, jamais entenderia tal comportamento!
De repente, Harry lembrou-se de algo que Dobby lhe dissera uma vez: nos anos em que Voldemort agia, os bruxos tratavam os elfos domésticos como se fossem pragas...
Agora, Voldemort havia sido derrotado — e fora ele próprio quem o derrotara, embora nunca sentisse grande coisa por isso... Mas as cenas diante de seus olhos diziam a Harry que o mundo mágico parecia não ser tão belo quanto ele imaginava.
— O senhor acha que aquilo tem sentido? — perguntou Harry de repente, em tom soturno. — Quero dizer... derrotar Voldemort.
Amos arqueou as sobrancelhas e, após meditar por um instante, rebateu:
— O que você sabe sobre Voldemort, Potter?
A pergunta do Professor Blaine deixou Harry sem saber o que responder. Ele estivera cara a cara com Voldemort duas vezes, sendo a mais recente havia apenas dois anos.
Todos ao seu redor, exceto o Professor Dumbledore e o Professor Blaine, faziam uma careta como se tivessem sido pisoteados por um trasgo sempre que pronunciavam o nome de Voldemort. Isso deixava claro para Harry que o período em que Voldemort assolara o mundo mágico fora aterrorizante.
Malévolo, tirânico, cruel, aterrorizantemente poderoso... Harry conseguia encontrar adjetivos para descrever Voldemort e, além disso, nutria um ódio mortal por ele; mas dizer que o conhecia... Harry não ousava arriscar tal afirmação.
— O mundo precisa de ordem, Potter. Tanto o mundo da luz quanto o das trevas precisam de uma ordem que a esmagadora maioria das pessoas reconheça e obedeça. Enquanto obedecerem às regras, os bruxos e as criaturas mágicas podem preservar seu patrimônio mais básico e precioso: a vida.
Amos virou o ombro de Harry para outra direção e o conduziu em direção ao Mercado de Contratos.
— Nos anos em que esteve ativo, Voldemort também se empenhou em criar uma ordem: escravizar a todos, tornar-se senhor de todos, possuindo o poder de vida e morte para dispor da existência de quem quisesse a qualquer momento. E esse tipo de ordem, seja no mundo da luz ou das trevas, é absolutamente inaceitável.
Amos abraçou o cabisbaixo e taciturno Harry, caminhando em direção a um pátio cercado por um muro baixo no centro da caverna, onde havia uma placa alta. No caminho, os Aurores do Ministério os seguiram discretamente, mantendo uma distância de trinta pés e acompanhando-os por meia milha.
— Sumam daqui.
Amos parou, virou-se e lançou um olhar gélido e assassino.
Harry também se virou, fitando o bruxo que hesitou visivelmente por alguns segundos antes de caminhar furioso para outra direção, e perguntou espantado:
— O que foi, Professor Blaine? O que aquele homem queria?
— Nada, Potter — respondeu Amos evasivamente. — Como você pôde ver, há muitos tipos ruins por aqui. Ele provavelmente queria roubar alguma coisa...
Amos não revelou a Harry que aquele Auror provavelmente tentava averiguar se Sirius Black estava entre eles; afinal, se aquele jovem bruxo — cuja visão de mundo já sofria um impacto considerável — soubesse que os executores da lei do Ministério estavam ali, mas faziam vista grossa para o crime diante de seus olhos, ele provavelmente perderia a fé na vida.
Continuaram a caminhar, mas de repente a figura esguia de um duende cruzando o caminho a poucos passos deles fez os passos de Harry titubearem, substituindo sua expressão sombria por espanto.
— Um duende... aquele é de Gringotes... — exclamou Harry, chocado.
Amos olhou de soslaio para o duende de pele escura e bochechas cobertas de rugas sobrepostas, dizendo com naturalidade:
— É difícil para os bruxos distinguir a fisionomia entre dois duendes, por isso, quando vêm aqui, eles nunca se dão ao trabalho de se disfarçar.
— Mas... — Harry franziu o cenho profundamente, dizendo com surpresa: — Por que um duende viria aqui?... Não têm medo de acabar trancados em uma jaula também?!
— Eles são aliados dos bruxos, Potter. — Amos torceu os lábios. — Essas criaturas semihumanas possuem técnicas de construção primorosas, além de um sistema social e de herança mágica próprios. Os bruxos temem o poder dos duendes, por isso eles são livres por aqui.
Amos deu um piparote no ombro de Harry para lembrá-lo de desviar o olhar.
— Este duende de Gringotes aparecer aqui... Bem, salvo imprevistos, imagino que ele tenha vindo tratar secretamente de alguns ativos do banco.
Harry parou estupefacto, com seu cérebro entorpecido demorando um bom bocado para voltar a funcionar.
— ... Quer dizer... o senhor quer dizer! — A respiração de Harry acelerou de novo. — Os duendes roubam a riqueza que os bruxos guardam em Gringotes... Não, Hagrid disse que Gringotes é o lugar mais seguro do mundo, exceto Hogwarts... caso você queira guardar alguma coisa!
— Isso está correto, Potter — disse Amos, puxando-o para continuar a caminhada. — Em circunstâncias normais, guardar ouro em Gringotes não traz problemas. Mas também existem exceções...
Antes que Harry pudesse continuar interrogando-o, Amos explicou:
— Se um bruxo ou uma família depositar toda a sua fortuna nos cofres subterrâneos de Gringotes, mas, por algum motivo, todos os membros dessa família morrerem tragicamente e Gringotes não encontrar nenhum herdeiro para essa fortuna, o que você acha que deveria ser feito em tal situação?
Harry hesitou um pouco antes de responder incerto:
— A fortuna passa a pertencer a Gringotes?
— Não é bem assim... — Amos saltou sobre uma poça de água malcheirosa no chão, dando uma resposta inesperada. — De acordo com a Lei de Confisco Justo de Bens, essa fortuna sem herdeiros deveria reverter para o Ministério da Magia, a fim de ser aplicada no desenvolvimento do mundo mágico... No entanto, imagino que você conheça a fama dos duendes por cobiçarem ouro, Potter. Embora, pressionados pelos bruxos, eles tenham de entregar a riqueza, certamente não se conformam...
Portanto, durante a transação, mexer uns pauzinhos na contabilidade e ocultar discretamente uma parte é algo perfeitamente compreensível.
— O Ministério da Magia é formado só de idiotas, por acaso?! — exclamou Harry com raiva, agudo, revoltado com a inércia do Ministério diante do crime que acontecia bem diante de seus olhos.
— Por que pensaria assim, Potter? — Amos sorriu. — Se você me perguntar onde estão reunidos os maiores talentos bruxos do mundo mágico, sem dúvida será no Ministério. É claro que eles não são idiotas; contudo, Potter, a lei também precisa de quem a execute, e esses bruxos encarregados de aplicá-la... também esperam desfrutar de uma vida próspera e luxuosa...
Harry abriu a boca, mergulhando novamente em um espanto silencioso.
Demorou um bom tempo até que compreendesse o sentido por trás das palavras do Professor Blaine... O Ministério sempre soube da existência de tais situações, mas havia bruxos ali conluiados com os duendes.
Ao deduzir isso, a expressão de Harry voltou a se endurecer.
Lembrou-se do pai de Rony, o Sr. Weasley, o único funcionário do Ministério que conhecia bem.
Será que o Sr. Weasley, em segredo, também se envolvia nessas maracutaias?... Ponderar sobre o pai de Rony — um homem tão amigável com ele — dessa maneira envergonhava Harry profundamente, mas ele não conseguia evitar tal pensamento.
*Não, o Sr. Weasley não é esse tipo de bruxo!*
Momentos depois, o próprio Harry encontrou a resposta.
Se o Sr. Weasley fosse realmente um bruxo envolvido em transações desprezíveis, a situação financeira da família Weasley jamais seria tão precária quanto era no presente. E justamente por sua honestidade e apego aos princípios é que o Sr. Weasley, apesar de extremamente competente e experiente, não era muito querido no Ministério!
Essa resposta acalmou bastante o coração de Harry. Ele ainda queria fazer outras perguntas, mas percebeu que ambos já haviam chegado diante do muro baixo.
— Espere-me aqui, Potter. — Amos ordenou que Harry ficasse no mesmo lugar sem zanzar, enquanto ele próprio entrava no pátio por uma abertura, caminhando na direção de Cacus, que já os fitava.
— Pois não, em que posso ajudar? — Com os negócios minguados por causa do Ministério e sem nada para fazer, Flitwick levantou-se. Ele deu uma rápida olhada em Amos, mas, como este não usava a capa preta marcada de costume nem exibia o vórtice de magia chamativo no rosto, não o reconheceu de imediato.
— Sou eu, Flitwick... — Como já havia revelado sua identidade, Amos não precisou disfarçar mais. Falou com sua voz natural.
O perspicaz Cacus reagiu imediatamente, percebendo quem era a pessoa à sua frente. Sua expressão tornou-se instantaneamente radiante e, ao notar que o Sr. Blaine deixara o bruxinho de lado, sussurrou:
— É o senhor, Sr. Blaine! Veio aceitar alguma comissão? — Antes que Amos pudesse responder, Cacus desabafou suas queixas: — Para capturar aquele maldito Black, o Ministério da Magia virou este lugar de cabeça para baixo! Se não houvesse resistência feroz, eles até teriam tentado trazer Dementadores para cá!
— A riqueza que você acumulou já é suficiente para manter a família Flitwick livre de preocupações financeiras até o vigésimo século, Flitwick. Há bruxos aqui em situação muito mais miserável do que a sua.
Amos desmascarou sem piedade as falsas lamúrias de Cacus, sentindo-se surpreso com a audácia do Ministério. Se realmente tivessem ousado enviar criaturas como Dementadores para o mundo subterrâneo, o mundo mágico provavelmente já estaria em guerra aberta.
Enquanto Amos pensava, Cacus já puxava solícito seu caderninho, folheando-o rapidamente diante dele e resmungando sem parar:
— Deixe-me ver, Sr. Blaine. Reservei duas tarefas valiosas para o senhor, com uma comissão altíssima... De acordo com o acordo que firmamos anteriormente, não cobro nenhuma taxa de agência por um ano... Oh, aqui está...
— Não gaste saliva, Flitwick. — Amos olhou de soslaio para Harry, que avaliava a torre imponente na extremidade mais distante da caverna em leque, e disse com indiferença: — Minha vinda aqui hoje não é para aceitar missões.
— Então o senhor veio... ? — Os movimentos nas mãos de Cacus congelaram instantaneamente, e seus traços faciais habitualmente afáveis e inofensivos encheram-se de perplexidade.
— Vim para publicar uma comissão — disse Amos com firmeza, fazendo as articulações do seu dedo indicador estalarem com um estalo seco.