Capítulo 131: O Dever de Honrar a Dupla Paternidade
Shitao não insistiu mais para que Shangmei fosse lavar a louça e entrou sozinho no quarto, deixando-a ali, constrangida e sem saber o que fazer.
O quarto do lado leste era onde os pais moravam; o quarto do lado oeste era reservado para Shitao e sua família. Quando Shitao se casou, aquele quarto foi a sua suíte nupcial com Shangmei.
Antes do casamento, as paredes do quarto haviam sido repintadas, mas agora já mostravam pequenas rachaduras e, em alguns pontos, o reboco estava descascando, deixando a aparência manchada e desgastada.
O ventilador no teto girava com um chiado, dissipando o calor sufocante do verão.
No rodapé da parede havia algumas tralhas, e sob a janela ao sul estava uma cama de ferro, o único móvel do quarto.
Essa cama foi preparada pelo pai de Shitao quando ele entrou no ensino médio, e mais tarde serviu de cama de casamento.
Embora tenha chovido no dia anterior, hoje era um dia claro e ensolarado. A mãe já havia colocado as roupas de cama para arejar pela manhã, e ao toque estavam secas e macias.
Shitao deitou-se na cama, deixando o ventilador soprar sobre si, ouvindo o som monótono do motor, permitindo que as pás secassem o suor em seu corpo.
A alegria que sentira antes de voltar para casa havia desaparecido, substituída por uma sensação inexplicável de melancolia.
“Na sua casa é tão abafado, e tem tantas moscas voando para lá e para cá, que irrita demais,” disse Shangmei, entrando no quarto e sentando-se na beirada da cama. Ela enxugou o suor que lhe escorria no rosto, balançou as mãos e reclamou com desdém.
“Aqui não tem só moscas, à noite ainda tem mosquitos,” respondeu Shitao, de costas para ela.
“E como é que a gente dorme à noite? Dá para aguentar as picadas? Estou me arrependendo, não devia ter vindo,” disse Shangmei, mostrando ainda mais descontentamento.
“Você não devia ter vindo, você é que não devia ter se casado comigo,” respondeu Shitao, ainda deitado de lado. A irritação dela só aumentava a dele.
“Pois é, casar contigo significa ter que viver num lugar desses, sofrendo,” retrucou Shangmei.
Ela pensou que fosse uma brincadeira, sem levar muito a sério, sem saber que Shitao realmente pensava aquilo.
Sem responder, Shitao fechou os olhos, disposto a cochilar um pouco — o hábito da sesta da tarde, que ele não conseguia abandonar nem estando em sua cidade natal.
Vendo que ele não falava mais, Shangmei também se deitou ao lado dele e adormeceu.
Por volta das quatro ou cinco da tarde, o irmão chegou carregando uma melancia grande. Lavaram-na, cortaram e a família comeu para aliviar o calor e passar o tempo.
Shitao perguntou ao irmão sobre o desenvolvimento das plantações, e o irmão perguntou sobre o trabalho de Shitao. O pai, depois de comer a melancia, sentou-se ao lado, cabisbaixo, fumando; a mãe parecia querer falar, mas hesitava.
Talvez por causa da presença de Shangmei, a mãe achou inconveniente perguntar algumas coisas.
Por volta das seis da tarde, o irmão disse que iria para o campo aplicar pesticida.
Na cidade litorânea, a essa hora, Shitao e os outros já estariam jantando.
Na cidade natal, o irmão esperava o calor diminuir para ir trabalhar no campo.
Shitao quis acompanhar o irmão para ver o campo.
Shangmei achou que ficar sozinha em casa não teria graça, então foi junto com Shitao.
O vasto campo era dominado por um verde absoluto. Era o momento em que o milho estava crescendo vigorosamente, cobrindo o chão com folhagem exuberante.
Uma brisa passava, fazendo as folhas de milho farfalharem, trazendo o frescor da palha verde sob o sol escaldante.
O irmão foi sozinho com o trator para aplicar pesticida, e Shitao caminhou pela trilha entre as plantações. Embora não entendesse muito de agricultura, ao ver o milho crescer forte, sentiu-se feliz pelo irmão.
Shangmei seguia silenciosa, a três ou cinco passos atrás de Shitao.
Adiante havia uma horta, onde o irmão e a cunhada cultivavam berinjelas e pimentas.
Shitao entrou e colheu duas berinjelas e um punhado de pimentas, para o jantar.
Embora o sol não estivesse tão forte quanto ao meio-dia, caminhar pelo campo abafado ainda fazia suar bastante.
Shitao, que era sensível ao calor, voltou à pequena casa de chapa do irmão para se refrescar.
Quando o irmão terminou de aplicar o pesticida e voltou, Shitao já havia tomado um pouco de água fresca. Naquele momento, sentiu que nada era melhor do que a água gelada.
Shangmei, com medo de ter dor de barriga, não bebeu água direto da torneira, só tomou um copo de água fervida e resfriada.
O irmão lavou o rosto ao entrar, bebeu um grande jarro de água fresca e rapidamente ficou debaixo do ventilador para se refrescar e secar o suor.
Ele convidou Shitao e Shangmei para jantar com ele.
Shitao pensou e recusou, dizendo que já tinham colhido as berinjelas e as pimentas, e o irmão não insistiu.
Após um breve descanso, o sol já havia se posto e o céu escurecia.
Os três, aproveitando a luz que ainda restava, apressaram-se para voltar para casa.
Shitao não queria jantar na casa do irmão porque não queria enfrentar o rosto amargo da cunhada nem colocar o irmão em uma situação desconfortável.
Shangmei também não queria ajudar na cozinha, e Shitao não queria passar vergonha na frente da cunhada.
Depois do jantar, quando Shitao e Shangmei voltaram para o quarto, a mãe lhes trouxe um espiral anti-mosquito, dizendo que seria útil para afastar os mosquitos à noite.
Shitao sabia que, em verões anteriores, a mãe nunca acendia espirais, mas desta vez comprou especialmente para Shangmei.
Assim, apesar do quarto ficar impregnado com o cheiro de fumaça aromática, os mosquitos desapareceram, e Shangmei conseguiu dormir tranquila a noite toda.
No dia seguinte, depois do café da manhã, Shitao saiu de casa e viu alguns idosos reunidos na sombra de um muro, conversando para se refrescar. Aproximou-se para cumprimentá-los.
Shangmei seguia Shitao aonde ele fosse, pois não conhecia ninguém na cidade e ficar sozinha com os sogros não tinha graça.
Na rua, Shitao via principalmente idosos e crianças, pois os jovens da sua idade já haviam saído para trabalhar em outras cidades.
No vilarejo, além do irmão, apenas duas ou três pessoas da idade dele ainda trabalhavam na lavoura.
Quando chegaram na casa do irmão, coincidiram com ele e a cunhada se preparando para ir ao campo aplicar pesticida.
Após as formalidades, os irmãos partiram, e Shitao entrou para ver os sobrinhos.
Era período de férias escolares, e as crianças assistiam à televisão: mesmo uma TV preta e branca de 18 polegadas, elas acompanhavam com grande interesse.
Ao ver o tio e a tia chegarem, as crianças se animaram e foram cumprimentá-los.
Shangmei tirou as guloseimas que havia comprado para as crianças e as ofereceu.
O sobrinho trouxe uma melancia, que cortou sem pedir permissão, oferecendo-a a Shitao e Shangmei para que provassem.
Desde pequenos, as crianças haviam criado um forte vínculo com Shitao, sempre seguindo-o para onde fosse; agora, um pouco mais velhas, já não o faziam tanto.
No meio da algazarra e das brincadeiras das crianças, Shitao sentiu que o tempo passava menos entediante, comendo melancia e assistindo à TV com eles.
O tempo passou rápido.
De volta a casa, a mãe já havia preparado macarrão. A família comeu em silêncio; a mãe arrumou a cozinha e Shitao e Shangmei voltaram para o quarto para descansar.
Dessa vez, Shitao dormiu profundamente. Não sabia se era por estar em casa ou por estar realmente cansado. Só acordou quando a mãe o chamou para jantar.
Shangmei, talvez mais cansada ainda, permaneceu deitada ao lado dele, dormindo. Shitao nunca a vira sofrer de insônia.
Vendo que os pais estavam com boa saúde, Shitao se sentiu mais tranquilo. Agora, além de aplicar pesticida, o irmão não tinha outras ocupações no campo.
Mesmo que voltasse sozinho, a principal tarefa de Shitao seria acompanhar os pais.
Shangmei só teria três dias de estadia, não poderia ficar mais tempo.
No terceiro dia, antes de partir, Shitao deixou dois mil yuans para a mãe, mas ela recusou, dizendo que ainda tinha dinheiro para gastar.
Shitao respondeu: “Este é meu presente para vocês. Não é muito, mas por favor aceitem. É o sentimento do filho.”
A mãe continuou recusando, mas o pai, que até então não falava, disse:
“É a intenção do menino. Se você aceitar, ele ficará mais feliz. Se não aceitar, ele vai se sentir desconfortável.”
Ao ouvir isso, a mãe aceitou o dinheiro, com lágrimas nos olhos: “Então vou guardar para você aqui. Esse dinheiro, no futuro, ainda será seu.”
De qualquer forma, a mãe aceitou, e o coração de Shitao ficou mais tranquilo.
Shangmei observou toda essa cena em silêncio, sem dizer uma palavra.
O irmão levou os dois até o carro com seu triciclo elétrico e voltou para a cidade litorânea.
Após um almoço simples, Shitao disse que na segunda-feira visitaria os sogros, pois na sua cidade natal não havia o costume de visitar os idosos à tarde.
Shangmei disse que na cidade litorânea não havia essa restrição e, aproveitando o dia de folga, queria acompanhá-lo.
Assim, após a sesta, foram ao supermercado comprar presentes e depois foram à casa dos pais de Shangmei.
Ao verem a filha e o genro chegando com presentes, os pais dela ficaram muito felizes e os receberam calorosamente, dizendo que fazia muito tempo que não os viam, como se sentissem saudades.
Shitao sabia que eram apenas palavras de cortesia.
Após as formalidades, sentaram-se.
Shangmei mencionou que tinham acabado de voltar da casa dos sogros, e a mãe dela perguntou sobre a saúde dos pais de Shitao e outras trivialidades, antes de insistir em preparar o jantar para eles.
Shitao recusou, não querendo ficar para jantar, mas Shangmei disse que fazia tempo que não jantava na casa dos pais, insistiu em ficar, e ele não insistiu mais.
Na hora da refeição, Shitao percebeu que a sogra os manter para jantar era apenas educado; o semblante dela não era tão acolhedor quanto na chegada.
Shangmei também percebeu isso. Depois do jantar, sem ficar mais tempo, puxou Shitao para voltar para casa.
Ambos os lados dos pais já tinham sido visitados, e Shitao considerou que cumprira uma das suas obrigações.
Voltando das visitas, Shitao sentiu não a alegria de estar com a família, mas a pressão da vida e a opressão emocional.
Ele pensou que não era tédio, mas falta de prazer.
Por que sua vida era tão distorcida? Por que não sentia alegria ao ver os parentes? Por que sentia opressão diante da esposa?
Refletindo, percebeu que a raiz de tudo era uma palavra: pobreza.
A pobreza não limitava sua imaginação, mas restringia sua felicidade.
Ele queria mudar tudo com seu esforço, mas enfrentava barreiras em todos os lados, às vezes saía machucado.
O futuro da empresa era incerto, e ele sabia que, naquele grande barco, acabaria afundando junto.
Por mais que se esforçasse, parecia impossível escapar.
A empresa lutava para sobreviver, mas quanto maior crescesse, maior o risco de colapso.
Sua base de sustentação estava ameaçada, e a felicidade da família era apenas um sonho distante.
Nos últimos dois anos, a renda aumentara, mas não acompanhava as mudanças do contexto.
Não havia problemas para comer e se vestir, mas ainda faltava muito para proporcionar uma vida confortável aos pais.
Além disso, havia a questão dos filhos.
Sem filhos, não havia esperança para o futuro; sem dinheiro, a vida presente era de baixa qualidade.
Talvez por isso o comportamento de Shangmei fosse tão insatisfatório.
De repente, Shitao compreendeu: a busca por bens materiais é a escolha da maioria das pessoas. Assim, o desprezo inicial de Yang Qiong e Shangmei por ele, por não ter casa própria, agora ele conseguia entender.
Entendia, mas não concordava. Por isso ainda teimava em acreditar que o amor não tinha relação com bens materiais.
Mas será que a realidade era realmente como ele pensava?