Capítulo Sessenta e Sete: O Melhor Está por Vir
“Limpeza completa.”
William agitou a varinha, eliminando toda a bagunça sobre a mesa, e conjurou um copo de água limpa que entregou a Adams.
No entanto, este último já estava debruçado sobre a mesa, completamente imóvel, o que fez William torcer os lábios; um sujeito que não aguenta beber, mas insiste em acompanhar os demais, de onde tira coragem para brindar?
Com um suspiro, William limpou o chão, esperando que o proprietário viesse alertá-lo — afinal, vomitar diretamente sobre a mesa, quase dentro do copo, era um exagero mesmo para um bar. Contudo, por mais que esperasse, o dono não apareceu, tampouco alguém ao redor reagiu ao ocorrido — como se vomitar na mesa fosse algo corriqueiro.
O rosto de William empalideceu no mesmo instante — droga, o chão deste maldito bar estava pegajoso quando entrei, mas ao limpar, ficou claro que era de pedra!
O professor de alquimia ao lado parecia decidido a aproveitar seu tempo sozinho e, ao notar que William lidava bem com a situação, preferiu se esconder como se fosse apenas mais um cliente compartilhando a mesa.
‘Se não me falha a memória, viemos juntos beber, não?’
William olhou para os dois companheiros — um desmaiado, outro isolado — e para a garrafa pela metade diante de si, mergulhando numa crise existencial.
Aqui, quase todos os clientes usavam máscaras; encontrar alguém para conversar, como no Bar do Caldeirão Furado, era impossível. Sem ter o que fazer, William passou a observar os demais enquanto tomava seu drink.
Durante seu tempo em Azkaban, os detentos costumavam apostar sobre o que os novatos fariam para passar o tempo. Com o convívio, William também pegou esse hábito.
Na mesa mais à esquerda, ficou claro para William que o bruxo vendia falsificações — produtos de tal preço jamais apareceriam num bar tão decadente.
Na mesa seguinte, não tinha certeza se a mulher flertando com o bruxo era realmente uma bruxa — conhecia bem a existência da Poção Polissuco, e quem frequenta esse lugar não se importa com legalidades.
Na mesa à direita, eram claramente novatos: dois jovens olhando nervosos ao redor, provavelmente sua primeira vez num bar clandestino.
Um deles era baixinho, sem o físico de uma garota — claramente um menor de idade em busca de emoção.
E ali, mais adiante...
Espere!
William acordou de repente: menores de idade, num bar clandestino?
E numa quarta-feira?
Considerando a proximidade com Hogwarts, William deduziu de imediato que eram estudantes.
‘Fugas de aula, saídas ilegais, consumo de álcool por menores.’
Como alguém que leu todo o código dos professores, William sabia que só isso era suficiente para colocar os dois em detenção por meio semestre.
‘Devo pegá-los?’
Normalmente, William teria ignorado, mas, talvez pelo excesso de experiências negativas na prisão ou pelo recém-despertado senso de responsabilidade como professor, hesitou.
“Vou só avisar — parecem novatos, provavelmente entraram por um corredor secreto. Se colaborarem, posso convencê-los a voltar para a escola.”
Após ponderar, William levantou-se, pegou o copo e foi até a mesa deles.
“Novos por aqui?”
A voz, abafada pelas bandagens, soou estranha e rouca.
“De jeito nenhum, somos clientes habituais.”
A resposta foi imediata e em uníssono, um reflexo automático dos dois.
Sem dúvida, eram estudantes fugindo da aula, e pela voz, William percebeu que não tinham idade legal.
Só não sabia se eram seus alunos. Alunos do quinto ano, pressionados pelos exames, costumavam buscar alívio em bares clandestinos — especialmente depois de William reprovar toda a turma.
Mesmo assim, o certo é certo. Precisava agir.
“Clientes habituais? Não me reconhecem? Será que estive pouco por aqui este ano, e os novatos já não me respeitam?”
William respondeu quase sem pensar — era um hábito de Azkaban, agora enferrujado, mas ainda eficaz.
“Isso, isso, só começamos a frequentar este ano,” os dois pegaram o gancho, servindo o drink com gestos desajeitados e fingindo um brinde, “hoje estamos nos familiarizando.”
Com a intenção de pegar os infratores em flagrante, William brindou com eles, depois falou em tom misterioso:
“Muito bem, encontrar vocês hoje é destino. Venham comigo, vou lhes mostrar algo que abrirá seus olhos, para que entendam por que sou respeitado no Bar do Cabeça de Porco.”
Drink tomado, identidades confirmadas, agora era só tirá-los do bar, obrigá-los a escrever um relatório, e se não colaborassem, detenção!
–
Cinco minutos antes.
“Fred, o Bar do Cabeça de Porco não é grande coisa, só perdemos tempo.”
“Calma, este é o maior mercado negro de Hogwarts! Dizem que Hagrid comprou um ovo de dragão aqui!”
Os dois seguravam o drink proibido para sua idade, fingindo indiferença enquanto examinavam o ambiente e cochichavam.
“Só precisamos de alguns ingredientes mágicos raros, era mesmo necessário matar aula para vir aqui?”
“O que mais poderíamos fazer? Comprar de outros alunos? Já gastamos demais com os livros de Lockhart este ano; os da Gina são usados, precisamos economizar para os presentes de Natal. Aqui é o lugar mais barato.”
Os dois balançaram as bolsas de moedas, decididos a comprar ali.
“Ei, Fred, olha ali, exatamente ali!”
Trocaram olhares; no ponto focal, alguém mascarado olhava ao redor, inquieto.
“Deve ser ele. Quem bebe em bar e fica bisbilhotando só pode ser contrabandista.”
“Como vamos abordá-lo?”
“Espera, George, ainda não sabemos quem ele é. O Bar do Cabeça de Porco tem muitos vendedores de falsificações, lembra do que papai disse sobre os que foram pegos?”
“Se for vendedor de falsificação, pegá-lo pode render troco. Papai sempre fala sobre recompensas para quem combate esses vendedores.”
“Não é bem recompensa, eles usam isso para ostentar, mas tanto faz, dá para ganhar dinheiro para comprar materiais.”
“Tudo igual, só não podemos agir aqui. Pelo que ouvi, o dono não gosta de confusão em seu bar. E se descobrem que matamos aula, não quero receber um berrador como o Ron.”
A conversa foi interrompida, e ambos estremeceram.
“Ei, ele está vindo, prepare-se!”
ps: Eu sabia que estava fora do ritmo nas últimas duas cenas, mas era difícil corrigir. Esta ficou muito melhor, não ficou?