130. Uma nova brecha (terceira parte)
— Oh, Professor William, Professor Adams — Filch olhou para o céu com incerteza, mas acabou completando a frase: — Bom dia.
— Ah...
Ao notar a presença de uma terceira figura, Filch viu seu desânimo transformar-se instantaneamente em disposição para o confronto: — Professores, vocês capturaram um aluno que violou as regras?
— Teoricamente, sim. O Professor Adams e eu estávamos debatendo quem deveria ficar responsável pela detenção dele.
William respondeu com um sorriso. O experimento para capturar o tal "som" havia falhado, mas ele não sentia que Harry estivesse mentindo. Seria melhor manter o garoto sob supervisão deles; se o enviassem para o Sr. Filch, as investigações subsequentes seriam impossíveis.
— É preciso dar a eles mais detenções. Já não basta perambular pelo castelo no meio da noite, ainda usam magia pelos corredores logo cedo... — Filch parecia ter esquecido até o sono ao falar sobre o assunto, mas, ao perceber que suas palavras poderiam soar como uma crítica aos professores, encerrou a conversa imediatamente e encontrou uma desculpa para continuar sua ronda em outro lugar.
— Filch é muito dedicado ao seu trabalho, mas imagino que isso não torne os alunos muito fãs dele.
Observando o zelador se afastar, Adams deu de ombros.
— Ele é o zelador do castelo; se os alunos gostassem dele, é que haveria algo errado. Pense nos alunos que são enviados para detenção com ele: se gostassem do Filch, a escola estaria um caos.
— É, faz sentido. — Adams lembrou-se dos alunos que eram enviados para ele e assentiu. — Mas, falando nisso, quem você acha que é menos popular: o Professor Snape ou o Filch?
— Provavelmente não o Professor Snape. Pelo menos o pessoal da Sonserina gosta bastante dele.
— Eu acho que é o Snape. Pelo menos em cada casa há alguém que não odeia o Filch.
Sem saber de onde veio, a interrupção pegou os dois, acostumados a trocar brincadeiras, de surpresa. Eles se entreolharam e só então olharam para trás. A pessoa que havia se intrometido era um aluno de verdade: um estudante do segundo ano da Grifinória.
"Por que você começou com essa brincadeira?"
"Você também não notou, não é?"
Os dois trocaram acusações silenciosas com o olhar. Não havia jeito; eram pouco mais de quatro horas da manhã, um fim de semana, e mesmo Adams, que tinha trabalho a fazer, só havia acordado cedo para pregar uma peça em William. Exaustos, esqueceram-se da presença do aluno.
— Falar mal de professores não é correto. Desta vez não haverá punição, mas se eu ouvir qualquer outro comentário maldoso sobre os professores pelos corredores, garanto que posso lhe dar seis meses de detenção, Sr. Potter.
— E se depois de seis meses ele continuar, eu prolongo. Nas estufas, não faltam plantas que precisam de cuidados, nem estrume de dragão para adubar.
Os dois professores usaram ameaças sem qualquer pudor contra o aluno — e foram extremamente eficazes.
— Posso ir agora, professor?
— Receio que não. Estou curioso sobre esse som misterioso que você mencionou. Poderia nos explicar melhor?
— Bem, ouvi esse som pela primeira vez durante uma detenção com o Professor Lockhart. Hoje foi a segunda vez; eu estava dormindo... É um som aterrorizante. Frio, assassino. Ele dizia: "Rasgar você... matar você..."
— Uma voz humana?
William ficou surpreso. Ele supunha que fosse algum ruído estranho, algo como o som de bolas de gude rolando que às vezes se ouve em prédios, mas era uma voz humana?
— Sim, deve ser uma voz humana. Uma voz arrepiante, que faz a respiração parar, fria e maligna.
Muito estranho. William aceitaria qualquer ruído bizarro, mas uma voz humana? O que era aquilo?
— Adams? — William perguntou de forma sucinta. A resposta veio através do olhar de Adams: "Você é o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas".
— Nunca ouvi falar de algo assim. Se fosse o som de algum animal, tudo bem, mas tratando-se de uma voz humana, não me lembro de precedentes. Talvez eu possa pesquisar nos arquivos, mas não crie muitas expectativas.
William respondeu com franqueza, mas, como havia especialistas na escola, ele não se permitiria apenas despachar o aluno. — Você pode perguntar ao Professor Lockhart. Ele tem muita experiência, sabe muito mais do que eu. Ele deve conseguir lhe dar uma resposta.
Não sei se foi por causa da luz fraca, mas William sentiu o rosto de Harry congelar instantaneamente.
— Muito bem, consideraremos esta noite como um aviso. Não saia por aí se gabando, ou a detenção será, no mínimo, triplicada. Volte e durma bem; vou investigar esse som a fundo.
Harry vestiu sua Capa da Invisibilidade e, após se despedir dos professores, afastou-se apressadamente. Quando acharam que ele já estava longe, Adams perguntou:
— Foi embora?
— Acho que sim.
William bocejou e checou os arredores com a varinha.
— Dumbledore realmente mima esse garoto. A Capa da Invisibilidade deve ter sido presente do diretor, não é?
— Provavelmente. Capas da Invisibilidade que circulam por aí não são algo que uma criança possa arcar. Além disso, a capa não é nada... só pelo fato de o Harry ter entrado na escola, o horário das aulas foi alterado.
— Alterado?
— Claro que sim. Por que você acha que há quatro diretores de casa naquela turma? Você acha que a Professora McGonagall conseguiria cuidar de tantos anos letivos enquanto gerencia os assuntos da escola?
— É, você tem razão. Quatro diretores de casa dando aula para o mesmo ano... esse elenco é luxuoso demais. Como é o desempenho de Harry?
— Não é tão bom quanto eu imaginava. Pensei que ele seria o primeiro em todas as matérias, mas o primeiro é um amigo dele. Antes de ele entrar, eu achava que ele era um gênio. Mas, falando sério, William, você realmente acha que esse tal som não é algo que ele inventou na hora para escapar da detenção?
— Provavelmente não. Acho que ele não inventaria algo tão absurdo. Na verdade, suspeito que ele esteja amaldiçoado.
— Amaldiçoado?
— Sim. Ouvir sons que ninguém mais ouve, ficar paranoico o dia todo... por que ninguém mais ouve esse som? Será que existe um fantasma dedicado a assustá-lo? Que tipo de fantasma seria capaz de ser invisível para nós, mas visível para um aluno do segundo ano?
— Mas que maldição seria essa? Nunca ouvi falar... William? William?
Adams deu um empurrão em William, que estava parado, perdido em pensamentos, e percebeu que uma alegria brilhava no rosto do colega.
— É isso! Fantasmas! Hogwarts está cheia de fantasmas!
— Nem os fantasmas seriam capazes de assustar alguém na nossa frente, nem mesmo Pirraça!
Mas o que William pensava não era na maldição de Harry. Ele pensava naquelas duas galinhas mortas. No mundo da magia, onde a lógica muitas vezes falha, ele encontrou um aliado inusitado: os fantasmas que vagam por Hogwarts sabem tanto quanto as pinturas. Se ele perguntasse com cuidado, talvez encontrasse uma nova brecha.
— William!
O chamado de Adams o trouxe de volta à realidade.
— O quê?
— A maldição de Harry?
— Vamos relatar ao diretor. Dumbledore não pode ser incapaz de resolver isso, seja uma maldição ou uma concussão, deve estar tudo bem.
— "Concussão"? Que termo estranho é esse?
Ele acabou soltando uma palavra em sua língua natal por descuido... ainda bem que Adams não entendia. William sentiu-se um pouco constrangido. O fato é que ele suspeitava que Harry tivesse sofrido algumas sequelas ao bater naquela árvore ao chegar à escola.
— Não é nada. Um termo trouxa, um tipo de doença.