Capítulo Sessenta e Oito: Adivinhem, qual é a acusação por atacar um professor?
Os três, cada um com suas próprias intenções ocultas, rapidamente chegaram a um consenso e caminharam juntos em direção à saída do bar.
Após contornarem o corredor de serviço, logo se encontraram em um beco isolado — os excrementos ao pé da parede e o vômito não removido comprovavam o quanto aquele lugar era desprezado.
William, com a cabeça envolta em bandagens, voltou-se para os demais tentando dar um tom descontraído à sua voz, mas antes mesmo de falar, o tecido transformou o som em um ruído estranho.
— Senhores, já estamos fora do bar — larguem as armas!
Os dois estudantes problemáticos, claramente inconscientes do perigo, não demonstraram intenção de conversar; assim que William se virou, sacaram suas varinhas.
Infelizmente, em termos de magia e experiência prática, estavam em desvantagem — era como comparar a paixão dos trouxas por pistolas de água com as simulações de combate em Azkaban, onde até chocolate estava em jogo!
O jovem à frente foi atingido diretamente por um feitiço de desarme; a luz vermelha brilhou intensamente e ele foi empurrado vários passos para trás, tropeçando até sentar-se no chão, com a varinha voando de sua mão.
Ao mesmo tempo, William deu um passo lateral, desviando facilmente de um feitiço maligno lançado tarde demais.
Sem hesitar, lançou um feitiço de impedimento contra o outro rapaz de capa preta, que foi arremessado até o canto da parede.
— Ugh!
Um gemido abafado marcou a perda de combate do segundo garoto.
‘Eu não sou tão mau, mas esses estudantes realmente não têm noção de luta,’ pensou William, ao pegar a varinha desarmada, e com um feitiço silencioso, trouxe a outra varinha até si com a mesma facilidade.
A batalha estava encerrada.
Baixando a mão esquerda, William balançou a cabeça para os dois audaciosos, e uma das bandagens mal fixadas se agitou, obrigando-o a prendê-la novamente.
Enquanto ele ajustava a bandagem, o primeiro garoto, caído, levantou-se rapidamente e correu para fora do beco.
— Basta, meninos — pernas petrificadas!
O feitiço atingiu o fugitivo e ele perdeu o equilíbrio, apoiando-se na parede, mas ao tentar dar outro passo, as pernas ficaram completamente travadas, só podendo saltar.
William olhou em volta, certificando-se de que não havia mais ninguém, e voltou ao tom descontraído anterior:
— Nem pensem em fugir. Tirem os capuzes, quero ver de qual casa são esses estudantes tão ousados, que fugiram da escola numa quarta-feira, impressionante.
Os dois, antes trocando olhares, desistiram de qualquer truque; o arrependimento recém-surgido sumiu, pois perceberam — não era um comerciante clandestino, era um professor.
Nada a temer, pensaram; se fosse outra pessoa, poderiam ficar nervosos, mas estavam acostumados.
Quase simultaneamente, puxaram os capuzes para trás, mostrando ao William dois rostos idênticos.
Cabelos ruivos, intensamente brilhantes — foi a primeira impressão que teve desses dois arteiros.
Pela naturalidade com que agiam, sem vergonha ou temor, William concluiu que não era a primeira vez que se metiam em problemas; nem em Azkaban era fácil encontrar jovens tão experientes — eram duas fontes de encrenca!
— Nomes?
— Jorge Weasley (Fred Weasley)!
Responderam em perfeita sincronia — significando que podiam inventar histórias juntos, sem preparo prévio, criando um relato perfeito para enganar.
— Grifinória?
— Sim.
Apesar da resposta esperada, William não ficou nada satisfeito — a Professora McGonagall havia conversado com ele justamente porque muitos alunos tinham sido reprovados, e agora ele pegara dois da casa dela, era como desafiar sua superior direta.
Ele estava na escola há menos de quatro dias, mal conhecia as pessoas, e já acontecia uma situação dessas?
Que imprudência, que excesso de zelo ao prender estudantes!
Com um toque de frustração, William continuou:
— Primeira vez que se metem nisso?
Desta vez, não houve resposta rápida; sob seu olhar atento, trocaram olhares e, com voz que parecia apenas um pouco lenta, como se estivessem envergonhados, responderam:
— Desculpe, professor, realmente não deveríamos. Descobrimos um corredor secreto por acaso, apostamos com os outros, nos empolgamos e nos disfarçamos para ir ao bar.
— Sim, professor, aceitamos qualquer punição: detenção, limpeza, redação, estamos dispostos a assumir a responsabilidade.
Cada um completou a frase, reconhecendo a culpa com sinceridade, palavras simples, parecendo jovens impulsivos, mas ainda capazes de aprender e ser salvos.
Infelizmente, esse tipo de encenação não enganaria nem um professor minimamente experiente, muito menos William, que conviveu quase um ano com ladrões e trapaceiros.
— Excelente, vou conversar com a Professora McGonagall. Que tal lavar as câmaras da enfermaria por um mês?
— Isso não é justo, professor! Só saímos escondidos quando não havia aula, ir ao Cabeça de Javali não infringe as regras!
Ao ouvir a punição, protestaram juntos.
Veteranos, sem dúvida — qual estudante normal estuda o regulamento escolar? Mesmo decorando tudo, entender o que é permitido ou proibido exige esforço!
— Quanto tempo a regra exige de lavagem das câmaras por atacar um professor? Lembro que o máximo é um ano de detenção, ou até observação na escola...
Ambos ficaram em silêncio — embora William tenha agido de forma quase provocativa, o ataque ao professor realmente ocorreu.
Mesmo derrotados pelo professor desconhecido, não podiam negar os fatos.
Pareciam galos derrotados, sem energia, e William até sentiu pena — a punição serve para educar, não apenas punir.
— Deixe pra lá, lavar as câmaras é exagerado. Uma punição melhor: durante os fins de semana deste mês, venham ao meu escritório e copiem História da Magia por duas horas. Nada de penas automáticas, nem qualquer auxílio. Vou escolher um livro bem grosso — não, melhor: todo fim de semana até terminar. Quando acabarem, a detenção acaba.
Ler história torna as pessoas mais sábias; copiar História da Magia tem muito mais valor educativo do que lavar câmaras. Mesmo que não memorizem tudo de imediato, com o tempo absorverão parte do conhecimento.
— Pronto, está decidido. Aqui estão as varinhas, voltem pelo mesmo caminho para a escola e, ao chegar, procurem a Professora McGonagall para relatar a punição. Vou confirmar com ela. Não pensem em aproveitar a punição para passar a tarde fora.
William acenou e saiu do beco, nem dando tempo para que os dois, ainda abalados, reagissem.
ps: amanhã ao meio-dia (talvez um pouco mais tarde?) haverá...