Capítulo Setenta e Oito: O Primeiro Confronto com o Fantasma Travesso

De Azkaban a Hogwarts Eu sou apenas uma pomba. 2522 palavras 2026-01-30 06:51:22

William estava prestes a sugerir que usassem magia para secar as roupas molhadas, mas Adams já o arrastava para longe.

— Não se preocupe, Afra é teimosa, ela insiste que é um cogumelo e, a menos que o professor Taylor venha pessoalmente, ninguém consegue convencê-la do contrário.

— Então vamos deixar assim?

— Qual a pressa? O professor Taylor já está vindo.

De fato, como Adams previra, o pai da menina logo apareceu na porta da sala de descanso.

— O que houve? Afra aprontou de novo?

— De forma alguma — respondeu Adams, abanando a mão com naturalidade.

O professor Taylor lançou-lhe um olhar desconfiado antes de empurrar a porta e entrar na sala.

Alguns minutos depois, gritos e lamentos terríveis ecoaram do interior.

— É assim que você chama “persuadir”? — William revirou os olhos para Adams. — Você é professor, como pode ser tão infantil?

— Ah, todos já estão acostumados. Quando Afra fica teimosa, normalmente acaba apanhando. Não adianta falar, e o professor Taylor sabe dosar bem a mão. Fica tranquilo, Afra é uma menina boa, nunca guarda rancor.

Enquanto conversavam, a porta da sala se abriu novamente e a pequena cogumelo, que antes estava agachada no canto, saiu chorando, sendo puxada pela mão.

— Professor Adams, por favor, cuide de Afra. Vou atrás do Poltergeist Pipoqueiro.

O professor Taylor estava ainda mais severo do que ao chegar. Ao confiar a filha ao colega, conseguiu disfarçar um pouco a irritação, mas nem sequer guardou a varinha antes de sair apressado pelo corredor.

— William, vá atrás dele. Eu fico com Afra. Sinceramente, não sei se o professor Taylor consegue lidar com o Poltergeist.

— Está brincando? — William encarou Adams. — Mesmo sem saber exatamente o que é esse Poltergeist, como um bruxo adulto pode perder para ele?

— Ah, quase esqueci que você é novo. O Poltergeist é um duende da escola, provavelmente está aqui há mais tempo que o professor Binns. Desde que chegou ao castelo, os administradores tentam expulsá-lo, mas nunca conseguiram.

— Pelo acordo entre a escola e o Poltergeist, os professores não podem atacá-lo livremente, e ele, por sua vez, respeita os docentes. Mas se o professor Taylor for atrás de briga, já não está mais coberto pelo acordo.

De repente, William se lembrou das cartas que havia recebido.

Numa delas, cheia de letras miúdas, o Poltergeist era mencionado — metade da carta relatava seus “feitos gloriosos”.

Se tudo aquilo fosse verdade, ele realmente não era fácil de lidar.

— Certo, vou até lá — William concordou com a cabeça e tirou um doce do bolso, agachando-se para oferecê-lo à menina que ainda chorava.

—

— Poltergeist — William caminhava apressado pelo corredor, recordando o que lera recentemente sobre Hogwarts. O estranho era que pouquíssimos livros mencionavam a criatura.

— Isso não é bom — murmurou consigo mesmo.

O fato de não ser citado não diminuía sua importância. Pelo contrário, provavelmente ninguém descobrira ainda uma maneira eficaz de expulsá-lo. E como ele nunca cometera nada realmente terrível, não fazia sentido documentar apenas suas travessuras.

— Senhora, por gentileza, pode me dizer onde está o Poltergeist? — William perguntou a uma figura que bebia vinho dentro de uma pintura na parede.

— O Poltergeist? Professor, a escola vai tentar expulsá-lo outra vez? Outro professor acabou de perguntar por ele. Está na cozinha, procurando pão embolorado. Espero que desta vez consigam. Da última vez, quase fui atingida por um pão que ele atirou!

O “outra vez” deixou William apreensivo. Uma criatura tão astuta... o professor Taylor estava sendo impulsivo demais!

‘A maioria dos fantasmas são marcas deixadas por bruxos no mundo. Para lidar com eles, é preciso atacar as lembranças que valorizam. O Poltergeist passa o dia com fantasmas, então o que deve valorizar são as travessuras. Se conseguir frustrar suas brincadeiras, talvez ele desista.’

‘Se ele for mesmo tão forte quanto dizem as cartas, talvez tenha feito uma brincadeira tão grandiosa que ninguém conseguiu interromper, e por isso recebeu privilégios da escola. Mas não dá para saber se é verdade, nem se o diretor da época gostava de seu jeito de animar o castelo.’

‘As pegadinhas dele dependem de truques. Preciso me preparar com feitiços para destruir objetos voadores, para segurar objetos em voo, para desfazer armadilhas e para destrancar fechaduras. E, se nada funcionar, usar um feitiço de retirada pacífica.’

Antes mesmo de encontrar o Poltergeist, William já planejava as possíveis situações.

Ele até confiava um pouco em suas habilidades, mas não era arrogante a ponto de achar que podia resolver um problema que a escola enfrentava há tantos anos — afinal, ainda não dominava bem os feitiços não-verbais!

‘Aqui deve ser a cozinha.’

Seguindo a dica de um outro quadro, William chegou diante de uma pintura de frutas e coçou a pêra nela.

A pêra se mexeu, soltou uma risadinha e, de repente, transformou-se num grande puxador verde.

William puxou o puxador e, no instante seguinte, um pão embolorado voou em sua direção — se não estivesse preparado, teria sido atingido em cheio no rosto.

Com um feitiço de proteção pronto, William entrou rapidamente.

A cozinha estava em total caos. Um pequeno duende de olhos negros e malignos, com a boca escancarada, flutuava de pernas cruzadas no ar, segurando um cesto cheio de pães embolorados, usando os elfos domésticos como alvos para praticar arremesso.

‘Então este é o Poltergeist? E o professor Taylor?’

Não teve tempo para pensar. Enquanto William se distraía, os pães continuavam voando em sua direção como bombas.

— Olha só, outro estudante malcomportado invadindo a cozinha! Deixe que o Poltergeist vai lhe ensinar a não se meter onde não deve!

William rapidamente sacou a varinha e lançou um feitiço de proteção, mas mesmo assim alguns pães passaram e acertaram o escudo, fazendo barulho metálico.

Os ataques não eram perigosos, mas certamente irritantes — William entendeu na hora por que a criatura era tão famosa.

Era como encarar um esfregão todo sujo no banheiro: não era impossível resistir ao ataque, mas a sensação ruim era insuportável.

‘Vamos tentar acabar com a brincadeira.’

Enquanto bloqueava os pães, William aproveitou uma brecha e mirou no cesto do Poltergeist.

Acertou em cheio.

O cesto explodiu e os pães embolorados começaram a voar descontroladamente pelo ar, alguns acertando o rosto do próprio Poltergeist, que praguejou furioso.

No meio dos xingamentos, o duende disparou em direção à parede e desapareceu da cozinha.

‘Não é tão forte quanto pensei. Será porque hoje estava só usando pão?’, William refletiu, guardando a informação na memória.

Ao se virar, deparou-se com o professor Taylor, de expressão severa, e com o zelador Felgueiras, sorridente.

...

Professor Taylor, então foi buscar reforço?