138. O jogo de esconde-esconde começou

De Azkaban a Hogwarts Eu sou apenas uma pomba. 2472 palavras 2026-04-01 14:44:29

“Se nem nós conseguirmos detectar, só nos resta chamar o Professor Snape.”

A Professora McGonagall franziu a testa, sugerindo o nome que William já esperava.

*Ora, é claro que o Professor Snape é amplamente reconhecido como um mestre dentro da escola.*

“A propósito, professora, precisamos ficar de olho na Srta. Weasley. Se o Sr. Filch foi controlado, então ela—”

William travou, sem saber bem como descrever a situação.

Se dissesse que ela era a suspeita, o suposto Filch controlado afirmava que aquela Gina Weasley já havia admitido todos os seus erros e aceitado voluntariamente a punição.

Se dissesse que ela não era, várias suspeitas apontavam diretamente para a tal Srta. Weasley. Será que ela havia controlado Filch apenas para manchar a própria reputação? Onde já se viu algo assim?

Tudo aquilo soava confuso demais.

“Certo, então enviarei um elfo doméstico para vigiar o Sr. Filch e avisarei o Professor Snape para vir fazer a verificação. Professor William, poderia me acompanhar até a cabana do Hagrid?”

“Com certeza, professora. Acho que já estou suficientemente preparado.”

William respondeu com um sorriso e uma mesura.

***

“A garotinha da família Weasley? Está falando da Gina?”

Hagrid coçou a cabeça. “Não a vi. Não a vi o dia todo. Por quê? Ela fez alguma coisa estranha?”

*Será que o Hagrid poderia estar controlado? Acho que não... E tentar derrubar um meio-gigante só para testar isso soa meio absurdo.*

A mão de William hesitou perto da varinha, mas no fim ele descartou a ideia tentadora. Talvez nem mesmo a Professora McGonagall conseguisse controlar um meio-gigante; a resistência mágica deles era simplesmente alta demais.

Criaturas mágicas como os gigantes eram descritas no Ministério da Magia como tendo pouca inteligência, mas na prática eram como berserkers comuns em jogos: imunes a efeitos de controle...

Enquanto ele hesitava, a Professora McGonagall fez uma pergunta aterrorizante com um tom fingido de leveza.

“Hagrid, se Alvo decidisse tomar o Ministério da Magia hoje, o que você acharia?”

“Como assim, professora? Está brincando, professora!”

Os olhos de Hagrid se arregalaram a ponto de assustar William, e sua voz estrondosa fez a cabana de madeira tremer. Ficava claro que a pergunta da Professora McGonagall o havia aterrorizado.

“Claro, só notei que você não parecia muito bem e fiz uma piada.”

A professora respondeu com um tom de leveza que claramente lhe custava muito esforço. A parte anterior não assustara William, mas aquela brincadeira certamente conseguira.

No entanto, a piada foi meio sem graça. Os três se entreolharam, e nenhum deles parecia ter vontade de rir.

No fim, William deu um sorriso sem jeito para quebrar o gelo.

“Bem, professora, já que a Srta. Weasley não está aqui, devemos voltar ao castelo para dar uma olhada? E aproveitar para conferir o resultado da investigação do Professor Snape?”

“É o que devemos fazer.” A Professora McGonagall assentiu, virando-se para o guardião das chaves e dos campos: “Hagrid, conto com você para cuidar da Floresta Proibida. Se a Srta. Weasley tentar vir até aqui ou entrar na floresta, avise-me imediatamente.”

“Com certeza, professora, a senhora sempre pode confiar em mim.”

O sorriso de Hagrid voltou ao normal. Enquanto a professora contava sua piada sem graça, o meio-gigante ficara tão sem jeito que parecia querer quebrar uma árvore ao meio para aliviar a tensão.

***

“Será que está tudo bem com o Hagrid, professora?”

No caminho de volta ao castelo, ao notar a expressão excepcionalmente relaxada da Professora McGonagall, William não pôde deixar de perguntar.

“Tudo bem. Se ele estivesse sob controle, a resposta seria um apoio incondicional ou uma confusão extrema. Hagrid confia em Alvo tanto quanto Alvo confia nele.”

William já tinha ouvido essa teoria antes. Seja qual for o feitiço de controle mental, ele exige ou a negação total da vontade alheia — usando a própria magia para suprir e forçar as ações do alvo —, ou desperta o subconsciente da pessoa, influenciando suas ações através de partes com as quais ela não se importa em discordar.

Porém, esse método quase nunca servia para julgar se alguém estava sob controle. A mente humana é um mistério; quem saberia quais eram os verdadeiros pensamentos de alguém ou qual tipo de pergunta despertaria a parte com a qual ela mais se importava?

Só o Hagrid para responder daquela maneira; o mesmo método seria totalmente inútil com o Sr. Filch.

“Vamos voltar para a sala de Filch primeiro e perguntar como foi a investigação do Professor Snape. Espero que ele nos traga boas notícias.” A Professora McGonagall caminhava a passos rápidos enquanto organizava os planos. “Depois disso, avisarei os retratos do castelo e os monitores para procurarem pela Srta. Weasley.”

“Ela pode não estar no castelo. Acho que precisamos bloquear as entradas e saídas”, acrescentou William com um palpite. “E as passagens secretas. Algumas delas levam direto para fora da escola.”

“Isso provavelmente só poderá ser feito depois que Filch confirmar que não está mais sob controle; muitas passagens secretas só são conhecidas pelo zelador.” A Professora McGonagall ergueu uma mão e massageou a testa. “Atacar o zelador primeiro foi uma forma de ganhar tempo para fugir. Essa não é uma estratégia que um aluno do primeiro ano conseguiria bolar.”

“Cada Weasley consegue causar mais confusão do que o outro”, concordou William. “Não importa a idade.”

“Professor William, sua visão sobre aquela dupla de irmãos é excessivamente simplista... Gina, Carlinhos e Gui são ótimos...” A Professora McGonagall parou por um instante, antes de perceber que parecia estar certa.

Gui lidava muito bem com as pessoas e tinha notas excelentes; Carlinhos era um apanhador extremamente talentoso, com nível para entrar na seleção nacional; Percy tinha notas ótimas, embora os comentários dos alunos sobre ele nos bastidores não fossem dos melhores; os gêmeos eram baderneiros ambulantes; Rony havia colidido um carro voador contra uma árvore; e a caçula, Gina...

“Vê só? Ainda bem que não há mais crianças deles para mandar para cá.”

William brincou descontraidamente. O que o amedrontava era o desconhecido; uma vez que o culpado vinha à tona, mesmo que ele não conseguisse lidar com a situação, ainda podia contar com o Diretor Dumbledore. Afinal, o título de maior bruxo do mundo não era à toa.

Aquela piada fez a Professora McGonagall relaxar um pouco também. “Mas a Grifinória não tem apenas os Weasley... O Corujal está logo ali, Professor William. Volte para o castelo e procure o Sr. Filch. Certifique-se de que ele se livrou do controle e peça-lhe que comece a bloquear as passagens secretas da escola.”

“Preciso mandar os alunos de volta para os salões comunais?” William decidiu ser cauteloso. Afinal, era possível que Gina tivesse derrubado Filch, e sua capacidade de combate ainda era digna de nota.

A Professora McGonagall pensou por um momento e logo deu a resposta:

“Não é necessário, Professor William. Se tivéssemos que suspender as aulas por causa de um imprevisto desse nível, Hogwarts não conseguiria continuar funcionando. Teríamos que fechar a escola por metade do ano.”

De fato. Se as aulas fossem interrompidas toda vez que um aluno do primeiro ano causasse confusão, a turma que cumpria detenção na sala dele conseguiria criar mais três férias de verão para a escola...

“Ah, e Professor William, preciso enviar uma carta a Hogsmeade. Por favor, ajude-me a avisar os monitores para começarem as buscas dentro do castelo.”

“Sem problemas.” William acenou com a mão e caminhou em direção ao castelo.

O jogo de dedução havia terminado; agora era hora de brincar de esconde-esconde.