Capítulo Cem: Lufa-Lufa perde trinta pontos

De Azkaban a Hogwarts Eu sou apenas uma pomba. 2492 palavras 2026-04-01 14:44:06

“Aquelas manchas significam coisas diferentes para nós. Para dar um exemplo: para uma criança que volta para casa carregando manteiga, aquele pedaço de manteiga é o mundo inteiro; para nós, adultos, não passa de um pedaço de manteiga.”

Quando a fogueira já estava acesa, Guilherme, sentado sobre a manta de piquenique, explicava isso a Adams.

“Estranha essa lógica. Não me admira que os alunos do quinto ano passem nos exames sem falar mal de você... mas a Afra está mesmo bem?”

Adams apontou para a menininha ao lado, com a roupa agora limpa, sentada como um esquilo, comendo chocolate em pequenas mordidas.

“Está bem. Aliás, você por acaso queria vê-la apanhar?”

“Que absurdo!”

Adams fez imediatamente uma negação enfática e pegou seus próprios talheres.

A lebre perdida, as avelãs e os pinhões escondidos pelos esquilos, os cogumelos colhidos na mata, além das poções comestíveis e dos legumes silvestres que o próprio Adams recolhera, tudo isso, em grande variedade, empilhado ali, compunha os principais ingredientes daquele almoço.

Depois disso, William e os outros já não tinham mais nada a fazer. Adams, com uma mão no fogão e a outra na varinha, ocupava-se com entusiasmo, ignorando por completo os dois colegas que nada entendiam da magia culinária.

“Tio Singide, tio Mentiroso, posso ir brincar ali perto?”

Depois de comer o chocolate, Afra voltou a ficar cheia de energia.

“Como assim, ainda me chama de tio Mentiroso?”

William não pôde deixar de revirar os olhos, embora discretamente. Mas Singide tinha uma paciência admirável.

“Pode, mas primeiro estenda a mão. Preciso fazer uma marca — se você se esconder de novo, ao menos não vou precisar me preocupar em não te encontrar.”

“Tá bom. A Afra vai obedecer direitinho.”

—

Na hora do almoço, William e os outros ficaram espantados ao ver uma pequena bola de lama correr na direção deles.

“A Afra voltou obediente!”

Ela gritou com toda a energia — se não tivesse gritado, William talvez já estivesse até mesmo sacando a varinha para se defender.

Em menos de meia hora, a túnica vermelha original já quase não deixava adivinhar a cor de antes. O rosto, que havia estado limpo, estava tomado por marcas de lama; os cabelos lisos agora estavam desgrenhados e cheios de sementes de capim. Se não fosse pela voz, William mal acreditaria que aquilo era a mesma menina que acabara de dizer que ia sair para brincar.

“Onde foi parar aquela criança fofa que trouxemos? E essa bolinha de lama, é de quem?”

William caiu em profunda desconfiança.

“Glup.”

O professor Singide, ao lado, fez um som audível de engolir em seco.

“O professor Teilor vai querer duelar comigo.”

Foi um exagero, mas dava para entender. Quando alguém leva para fora um filho limpo e arrumado e recebe de volta uma criaturinha coberta de lama, qualquer pai ou mãe sente vontade de duelar com você.

“Vamos ver se ainda dá para salvar alguma coisa.”

William deu um tapinha solidário no ombro dele, e os dois se levantaram, empunharam as varinhas e seguraram Afra no lugar.

Por fim, quando os pratos de Adams ficaram prontos, os dois mal e mal conseguiram fazer a menina voltar ao estado anterior. William também compreendeu de uma vez por todas o quão grave era sua deficiência em magia: trabalhos mais delicados ele simplesmente não conseguia resolver.

Ainda bem que Afra cooperava bastante. Talvez porque, depois de tanto brincar, a criança enfim se lembrara de que ainda ia levar uma bronca. Mesmo assim, quando William e os outros começaram a comer, tiveram a impressão de que a refeição daquele dia estava pelo menos duas vezes mais gostosa do que o normal — pura exaustão.

“Tio Mentiroso, vocês não vão mais brincar comigo, vão?”

No caminho de volta, a menina, agora vigilante, perguntou com cautela, ao mesmo tempo em que se preocupava com a surra que talvez levasse.

“Troque esse apelido para mim!”

“Não, não vamos. Fique tranquila.”

William bagunçou de leve o cabelo dela e tirou umas folhas que ainda tinham ficado presas. Embora o dia tivesse sido cansativo, ter mais uma garotinha na sala dos professores não era nada mau.

Quando saíram da mata, William e os outros ainda ajudaram Afra a limpar a lama que grudara nela durante o retorno. Só então puderam respirar aliviados.

“Vou deixar o coelho com o Hagrid. Não há lugar para criá-lo no castelo. Vocês levem a Afra de volta primeiro.”

“Singide, você leva a Afra de volta. Eu preciso falar com o Hagrid. Os alunos do sétimo ano precisam ver como as ervas crescem na natureza — para isso, Hagrid vai ter de preparar antes uma área segura para mim.”

Adams também encontrou uma desculpa; restou apenas Singide, que exibiu uma expressão de amizade rompida e levou Afra embora. Por mais que William e os outros se esforçassem, fazer uma trança bem feita não era algo que três homens conseguissem resolver com facilidade — nem mesmo com magia.

“Que Merlin o proteja.”

“Concordo.”

Os dois assentiram em sintonia, observando a silhueta melancólica de Singide afastar-se cada vez mais em direção ao castelo, antes de seguirem para a cabana de Hagrid.

—

“E então, como foi o almoço de hoje?”

“Maravilhoso. Até me deu vontade de aprender — será que toda a Lufa-Lufa tem uma culinária tão refinada?”

“Nem todos. Eu sou melhor em herbologia, então gosto de acrescentar um pouco da minha própria interpretação. O resultado não ficou ruim.”

“Você é modesto demais — espera aí, aquilo ali é...?”

William apontou de repente para a frente. Não muito longe da cabana de Hagrid, uma mancha de vermelho vivo avançava silenciosamente.

“Quem tem cabelo de cor muito chamativa pode, por favor, tomar um pouco de cuidado ao se esgueirar?”

Antes mesmo que ele terminasse a reclamação, a voz furiosa de Adams já tinha ecoado: “É roubo! Aquele lado é onde fica o galinheiro do Hagrid! São uma das poucas galinhas vivas em Hogwarts! Maldito seja — se fosse um aluno da Lufa-Lufa, eu faria aquele desgraçado ficar em detenção até o Natal!”

Antes que William pudesse sequer associar essa frase a alguma ideia, Adams já tinha saído em disparada, furioso.

“Pare aí, Lufa-Lufa perde trinta pontos!”

A figura à frente pareceu tentar fugir, mas foi nocauteada por um feitiço de Adams. O professor correu até lá, mas então ficou parado, olhando sem entender.

“Hã?”

Curioso, William também apertou o passo, trazendo o coelho nas mãos. Logo depois, a porta da cabana de Hagrid se abriu, e Hagrid surgiu com expressão confusa, trazendo sua cadela de caça, Fang, consigo.

“O que aconteceu, professor Adams? Ah, William, pelo visto você teve uma colheita e tanto.”

Ele cumprimentou William, que carregava o coelho, e só então voltou os olhos para Adams.

“Oh, professor, o que foi que houve? Ei, mas essa não é a Gina?”

William, que vinha correndo, finalmente se aproximou. Nesse momento, Adams já tinha libertado a menina, agora sob controle, e ela os observava com cautela, assustada.

“Grifinória?”

Adams pareceu aliviado, mas logo recuperou a seriedade.

“Então por que você veio para perto da cabana de Hagrid?”

“Eu... eu queria ir ver a Floresta Proibida, mas tinha medo de o Hagrid me ver. Então vim conferir se ele estava aqui. O Fred e os outros disseram que, se o Hagrid não estivesse, seria fácil entrar sem ninguém perceber.”

Assim que o nome de Fred foi mencionado, William imediatamente se lembrou de onde tinha visto aquela garota — no trem, ela e outra aluna da Grifinória tinham pedido ajuda a ele.

Devia ser a irmã daqueles gêmeos. Pensando nisso, William deu meio passo para trás.

Pela sua reputação, achou melhor manter distância.

“Não tem nada a ver comigo. Não deixem os alunos inventarem boatos estranhos; eu não estou perseguindo a família Weasley. Essa detenção eu não vou aplicar!”