Capítulo trinta e sete: Ataque noturno
Página (1/3)
Colocou a outra flecha diante dos olhos e mediu cuidadosamente se estava perfeitamente reta. Gu Huai percebeu que a mão esquerda tremia levemente e franziu a testa.
Ferimentos eram algo frequente naquele último ano, por isso conhecia bem a capacidade de recuperação do próprio corpo. O ferimento no pé não era grave e não o impedia de caminhar ou correr, mas o da mão esquerda afetava sua vida cotidiana... e também algumas coisas que talvez acontecessem dali em diante.
Desviou o olhar e fitou, pela janela, as vastas Montanhas Cang.
Já fazia dois dias que avançavam pela estrada da montanha, e aquela paisagem lhe era muito familiar. Certa vez, levara a pequena criada consigo para se refugiar naquele mar verde, tentando escapar da morte que talvez estivesse em seu encalço. Fora naquelas montanhas que começara, pouco a pouco, a compreender aquele mundo e a aprender a sobreviver. O irônico era que, quando desceram da montanha, ele dissera a Mo Mo que, mesmo que o matassem, jamais voltaria àquela maldita serra pelo resto da vida. Não imaginara que seria desmentido tão depressa.
As outras pessoas no interior da carroça dormiam. A noite ainda não estava muito avançada; do lado de fora, a chuva tamborilava sem cessar, e, ao longe, ardia uma fogueira de vigia. As sombras de dois soldados projetavam-se imóveis no chão — talvez estivessem dormindo. A noite era extremamente silenciosa, mas Gu Huai não conseguia dormir nem por um instante.
Era difícil dizer ao certo o que significava segurança. Naquele momento, porém, nada lhe oferecia mais segurança do que o facão bem afiado preso às costas e o arco encordoado em suas mãos. Chegara a pensar que talvez estivesse ansioso demais, mas, como já dissera à pequena criada, ele era alguém que vivera na era de centenas de anos depois daquela. Sobreviver até ali lhe custara muito, muito caro — chegara a lutar com a própria vida para continuar vivo naquele mundo.
Se sobreviver lhe custara tanto, não podia morrer com facilidade. Muito menos morrer de maneira estúpida.
Enquanto acariciava a flecha, lembrou-se de algumas coisas que haviam acontecido muitos anos antes.
Quando acabara de encontrar Mo Mo, ainda pensara em se aproximar de lugares habitados. Chegara a viver algum tempo com ela naquela pequena cidade do interior. Mas, depois que a cidade foi tomada pelos rebeldes, só lhe restou levar Mo Mo e aprender, como os demais, a fugir para as montanhas — afinal, naquele mundo, os rebeldes não costumavam discutir razoavelmente com ninguém.
Não se importavam com o que você fizera antes, nem com o lugar onde vivera. Se o governo o pressionara até que já não pudesse sobreviver e você tivesse de erguer uma faca para se rebelar, era natural que agisse sem qualquer escrúpulo. Gu Huai ainda se lembrava claramente de como, naquele dia, dois rebeldes haviam invadido a cabana de palha onde ele vivia com Mo Mo. Ele entregara as poucas moedas de prata que conseguira juntar, mas, mesmo depois de aceitá-las, os dois continuaram encarando Mo Mo fixamente.
O que aconteceu depois era uma história banal e enfadonha: assassinato e fuga. Eles correram para as montanhas sem sequer saber como sobreviver ali. Quando a fome de Mo Mo se tornou insuportável, ela comeu frutos silvestres venenosos e quase o deixou para sempre. Foi então que o rosto enrugado surgiu diante de seus olhos.
Aquele velho caçador fora uma das poucas pessoas boas que Gu Huai conhecera naquele mundo. Ensinara-o a usar o arco, a caçar, e dividira com eles sua pequena cabana. Depois, certo dia, morrera nas montanhas, e só metade de seu cadáver pôde ser encontrada.
Página (1/3)
Página (2/3)
Talvez tivesse encontrado um urso cego; talvez tivesse sido devorado por lobos selvagens.
Depois, ele e Mo Mo foram para uma aldeia onde todos os moradores tinham o sobrenome He...
Seus pensamentos foram interrompidos de repente. O ouvido de Gu Huai estremeceu levemente, e a serenidade de seu rosto desapareceu, substituída por uma gravidade jamais vista antes. Ele pegou depressa o arco e as flechas, abriu a porta da carroça com um pontapé e saiu, derrubando sem a menor cerimônia o funcionário que bloqueava a passagem.
O acampamento ficava ao lado da estrada da montanha, sem uma floresta densa que o escondesse; naturalmente, o campo de visão era mais amplo. Os soldados junto à fogueira assustaram-se com o barulho, enquanto, dentro da carroça, soaram várias pragas. Gu Huai, porém, apenas franziu a testa e fitou as profundezas da mata, escutando atentamente certos detalhes em meio ao som do vento e da chuva.
Por fim, aquele ruído indistinto revelou-se. Uma flecha surgiu da mata como um raio e voou na direção da fogueira mais chamativa.
“Inimigos!”
Alguém gritou. O acampamento, até então tranquilo, mergulhou instantaneamente no caos. Embora o vento e a chuva soassem ainda mais alto, Gu Huai sentiu ter escutado um baque abafado.
Como uma lâmina atravessando papel, a flecha penetrou violentamente no peito do soldado junto à fogueira, fazendo jorrar uma mancha de sangue. O disparo e o grito de alerta ocorreram quase ao mesmo tempo. Era possível perceber que aqueles jovens soldados haviam recebido algum treinamento: mais de dez deles deixaram as tendas praticamente juntos, apenas para ver uma chuva de flechas disparada das profundezas da mata.
O som do vento e da chuva foi quase instantaneamente abafado. Gu Huai, que estava junto à carroça, deitou-se no chão no mesmo instante e apertou o arco nas mãos.
“Mais de dez... Não são muitos! E não estão apenas deste lado... Atrás!”
Escutando em silêncio o som seco das flechas cravando-se na terra e na madeira, Gu Huai ainda fazia seus cálculos quando se virou bruscamente. Atrás deles, com efeito, surgira uma massa de sombras. Enquanto os arqueiros atraíam a atenção, os homens do outro lado haviam imediatamente cercado o acampamento.
Uma flecha enterrou-se com violência na lama a menos de meio metro diante de Gu Huai, levantando alguns torrões e pedrinhas. Sua expressão, porém, não mudou nem um pouco. Ele sequer voltou a olhar para a carroça ou para a fogueira; apenas fitou a mata do lado oposto.
Página (2/3)
Página (3/3)
À meia-noite, as pessoas eram mais propensas a relaxar a vigilância. Eles provavelmente já estavam sendo observados antes mesmo de montarem acampamento. Quem ousava atacar uma carroça escoltada por soldados certamente não estaria sozinho. Do outro lado, o som de lâminas se chocando e os gritos de agonia já haviam começado. Não havia muito tempo...
Os funcionários dentro da carroça provavelmente já estavam aterrorizados, alguns até choravam em voz baixa. Metade de um rosto pálido e apavorado surgiu junto à janela e logo desapareceu. Gu Huai pensou por um instante, ergueu o arco e disparou uma flecha contra as sombras densas ao longe. Sem sequer olhar para o homem que tombara, gritou:
“Não vamos conseguir contê-los! Corram separados! Entrem na mata, eles não conseguirão alcançá-los!”
Quando alguém se encontra desesperado e aterrorizado, toma as palavras de outra pessoa como sua única esperança. Além disso, Gu Huai parecia tão confiante e sereno que a porta da carroça se abriu devagar. Alguns funcionários desceram trêmulos. Ao verem a mata distante, de onde as flechas continuavam a ser disparadas sem cessar, e as sombras que se aproximavam por trás, quase desmaiaram.
Um deles chegou a se virar e correr de volta para a carroça, mas Gu Huai simplesmente o agarrou, puxou-o para fora e depois lhe deu um chute nas nádegas.
“Corra!”
Os homens começaram a correr, cambaleantes. A mata não ficava longe e a chuva de flechas não era intensa o bastante para detê-los; deveriam conseguir chegar até lá.
Como esperado, um grupo das sombras distantes separou-se e partiu em perseguição.
Gu Huai olhou para os soldados que avançavam ao encontro das sombras e apenas soltou um suspiro melancólico.
Então pegou o arco e correu na direção oposta. Assim como anos antes, lançou-se rumo à noite interminável e às montanhas sem fim.
Página (3/3)