Capítulo 4: Aprimoramento do Espaço
A menina já não estava tão animada quanto antes; em seu rosto havia uma expressão de súplica.
Ela era diferente de Miguel. Aquele garoto era inteligente a ponto de parecer sobrenatural e, desde cedo, sabia que a mãe não os amava, por isso não esperava nada dela.
Mas Clara, mesmo depois de apanhar e ser repreendida, ainda desejava que a mãe a tratasse um pouco melhor.
Os dedinhos da menina estavam cerrados até ficarem brancos, e seus grandes olhos, negros como uvas, brilhavam marejados. Sônia sentiu o coração amolecer por completo.
Ela se inclinou e beijou a bochecha rechonchuda da menina.
— É verdade. Daqui para a frente, a mamãe vai cuidar muito da minha querida Clarinha.
— Hihihi... A Clarinha também vai cuidar muito da mamãe! — Clara abraçou o pescoço de Sônia e retribuiu o beijo. Depois, com o rostinho corado, correu para dentro de casa.
— Miguel, a mamãe me beijou! E ainda me chamou de querida Clarinha. Miguel, você quer que ela também chame você de querido Miguel?
Ela estava tão feliz! A mamãe era tão carinhosa... Gostava muito daquela nova mamãe.
Clara girou de tanta empolgação e quase esbarrou em Miguel.
— Não quero!
Miguel desviou-se dela com desdém e, de rosto fechado, continuou arrumando a própria bagagem e a da irmã. Ainda assim, seus olhos ligeiramente semicerrados estavam vermelhos.
Ele não queria ser chamado de querido por aquela mulher, muito menos receber um beijo dela.
Ela só estava fingindo porque tinha medo de que o pai se divorciasse. Assim que o pai fosse embora, voltaria a bater neles com ainda mais crueldade.
Miguel apertou os lábios.
Nunca mais acreditaria nela.
***
Depois que o destacamento distribuiu a carne, os tios e os outros homens mandaram os filhos devolverem alguns presentes a Sônia.
A reputação de Sônia na aldeia era tão ruim que todos a odiavam. As crianças largaram as coisas e saíram correndo, como se ela fosse algum tipo de fera, deixando Sônia sem saber se ria ou chorava.
Mas a reputação precisava ser recuperada aos poucos. Ela não tinha pressa.
Uma bacia de conserva de repolho, uma tigela de farinha de milho, dois rabanetes enormes, quatro batatas, três batatas-doces... Não importava o quê; aos poucos, aqueles presentes encheram a cozinha da família He.
Sônia pegou um punhado de conserva e se preparou para fazer costelas com conserva de repolho.
Pensando bem, desde o início do apocalipse ela nunca mais havia comido comida comum. Não sabia se ainda cozinhava tão bem quanto antes.
Lavou os ossos grandes, partiu-os ao meio com uma faca e descobriu que os pedaços distribuídos pelo capitão Zhao tinham bastante carne. Uma panela inteira ficou cheia.
Sônia lembrou-se de que ainda guardava alguns temperos em seu espaço. Com um simples pensamento, apareceu dentro dele.
No entanto, a cena diante de seus olhos a deixou paralisada.
O espaço, que antes tinha dez metros quadrados, havia dobrado de tamanho. Nas bordas, surgira um pedaço de terra negra.
O frasco da pérola de água estava quebrado, e a água que havia dentro escorrera para o solo. Toda a terra emitia um brilho esverdeado.
Dizia-se que a pérola de água possuía um poderoso efeito curativo e que o solo umedecido por ela produziria energia espiritual. As plantas cultivadas ali poderiam acelerar a evolução dos dotados de poderes.
Mas aquilo era apenas um boato. Depois do apocalipse, o solo fora contaminado pela água radioativa, e as plantas cultivadas nele só conseguiam sofrer mutações.
Mesmo assim, Sônia decidiu tentar. Por acaso, havia batatas e batatas-doces na cozinha. Ela cortou tudo em pedaços pequenos e os enterrou no solo. Esperou alguns minutos, mas não viu nenhuma mudança. Então pegou os temperos e saiu do espaço.
— Mamãe, a Clarinha pode acender o fogo para você?
***
Assim que saiu, Sônia viu Clara entrando com seus passinhos apressados, balançando o corpinho rechonchudo e parecendo esperar elogios.
Sônia apertou de leve suas bochechas.
— Claro. Obrigada, minha querida Clarinha.
A menina cobriu o rostinho corado com as mãos, os olhos brilhando.
— Não precisa agradecer, mamãe!
Do lado de fora, Miguel ouviu a conversa entre mãe e filha e abraçou silenciosamente seu pequeno embrulho.
Ele não estava com inveja. De verdade!
Embora fosse pequena, Clara sabia acender o fogo muito bem e fazia tudo com bastante competência.
Sônia colocou as costelas com conserva para cozinhar e preparou alguns bolinhos achatados de farinha de milho.
A porta da cabana de palha se abriu, e Carlos entrou carregando um saco de farinha nas costas.
— O que você está fazendo, maninha? Está com um cheiro tão bom!
Ele ainda nem havia entrado, mas já estava salivando com o aroma.
— Tio Carlos, a mamãe fez costelas com conserva de repolho! Está uma delícia!
Clara era a maior admiradora da mãe. Ainda nem tinha provado a comida e já começava a elogiá-la.
— Ora, maninha, quando foi que você aprendeu a fazer isso? O cheiro está ainda melhor que o dos restaurantes estatais.
Carlos conhecia bem a irmã. Mesmo que o pote de óleo tombasse, ela não se daria ao trabalho de levantá-lo. Normalmente, assim que recebia o soldo do marido, ia gastá-lo nos restaurantes estatais. Em casa, nunca acendia o fogão. Se a família dela não morasse por perto, as duas crianças já teriam morrido de fome.
— Aprendi lendo. Como recebemos carne, resolvi tentar. Daqui a pouco, leve uma bacia para casa, para papai e mamãe provarem.
Sônia também sabia que seu comportamento era muito estranho. Mas ela não era a antiga dona daquele corpo e não conseguia agir como ela. Só podia fazer a família se acostumar aos poucos.
— Maninha, diga a verdade: você levou algum susto? Ou o seu marido maltratou você? — Carlos largou o saco de farinha no chão e franziu o rosto.
Com certeza Henrique queria se divorciar e havia assustado a irmã. Desde o início, Carlos nunca aprovara aquele casamento. Henrique se aproveitara completamente dela e ainda insistia em dizer que tinha sido forçado.
Que absurdo! Com aquele corpinho delicado, como ela poderia vencê-lo? Claramente, Henrique havia levado vantagem e ainda se fazia de vítima.
Quanto mais pensava, mais furioso Carlos ficava, esquecendo completamente que a própria irmã era capaz de matar um javali selvagem com as mãos nuas.
— Ninguém me maltratou. Eu apenas percebi que fui uma completa irresponsável, que fiz papai, mamãe e vocês se preocuparem comigo. As crianças também levaram uma vida muito difícil. Por isso, pensei em trabalhar mais daqui para a frente, para que todos possamos viver melhor.
As palavras de Sônia quase fizeram Carlos chorar. Quanto sofrimento a irmã devia ter suportado para dizer algo assim?
Ele piscou os olhos úmidos, passou a mão na cabeça dela e disse:
— Está bem, está bem. Seu irmão vai esperar para desfrutar da sua boa vida. Mas não trabalhe demais. Se acontecer alguma coisa, pode deixar que eu cuido de tudo.
Ele não levou muito a sério o que a irmã dissera. Na família deles, a menina sempre fora tratada como uma joia. De agora em diante, ele ganharia mais pontos de trabalho para comprar carne para ela.
— Está bem!
Sônia assentiu com firmeza. A antiga dona daquele corpo era tão mimada, mas tinha tantos parentes que a amavam. Não seria isso também uma forma de felicidade?
Ela fungou e se virou.
— Vou pegar uma bacia para você.
Carlos não conseguiu convencê-la do contrário e só pôde levar para casa uma grande bacia de costelas com conserva.
No caminho, sorriu feito um bobo. O aroma da carne ainda lhe parecia irreal.
Aquela comida tinha mesmo sido feita pela irmã?
***
Perto do meio-dia, Henrique finalmente voltou. Clara correu até ele e ficou dando voltas ao seu redor, tagarelando como um passarinho.
— Papai, você voltou! A mamãe fez costelas com conserva de repolho! Está tão cheiroso! Lave logo as mãos e venha comer!
Miguel, que estava dentro de casa, também saiu correndo. Olhou para o homem cheio de expectativa.
— Papai, vamos embora agora?
Ele não queria continuar ali. Mesmo com a barriga roncando de fome e a boca salivando diante do cheiro da comida, só queria partir.
Ao ver o olhar do filho, Henrique respondeu com dificuldade:
— Talvez... eu não possa levar vocês comigo.
O rostinho de Miguel desabou na mesma hora.
— Por quê, papai?
— Preciso partir em uma missão e, por enquanto, não posso me divorciar. Quando eu voltar, depois do Ano-Novo, levarei vocês comigo, está bem?
Henrique sabia que o filho era inteligente e tentou conversar com ele com calma.
A culpa também era dele. Havia feito uma promessa à criança antes de ter certeza das coisas. Pensara que o divórcio seria fácil, mas, quando telefonou para solicitar a autorização, o comissário político o repreendeu severamente.
Acontece que as palavras de Rosa já haviam chegado ao exército. Se ele se divorciasse naquele momento, confirmaria os rumores sobre seu envolvimento com a médica Yang. Henrique podia ignorar o próprio futuro, mas não podia prejudicar outra pessoa. Além disso, os dois filhos também seriam apontados e comentados pelos outros.
Depois de pesar os prós e os contras, aquele divórcio não podia acontecer.
— Está bem.
Miguel apertou os lábios, profundamente decepcionado.
Ainda era novembro. Teria de continuar vivendo com aquela mulher por mais três meses.
Miguel baixou a cabeça, mas Clara ficou muito feliz.
— Papai, isso quer dizer que vamos passar o Ano-Novo com a mamãe? Ela disse que vai comprar botinhas de couro para a Clarinha e fritar bolinhos de carne para ela!
— Querida Clarinha? — Henrique ergueu uma sobrancelha.
Clara cobriu o rostinho corado.
— Foi a mamãe que me chamou assim. Ela também me beijou! Papai, você quer que a mamãe beije você? A vovó disse que a mamãe deixou você zangado e que, se fizesse carinho em você debaixo das cobertas, você ficaria feliz.
— Papai, como se faz carinho debaixo das cobertas?
— Pum!
Sônia acabara de chegar à porta e ouviu aquelas palavras explosivas da filha. A bacia de comida em suas mãos quase bateu contra a porta.
— A Clarinha está falando bobagem! Eu não queria fazer carinho em você!
Sônia se apressou em explicar. Henrique detestava quando a antiga dona daquele corpo tentava seduzi-lo. Antes, ela até tentara se enfiar na cama dele, mas sempre acabara sendo expulsa.
Por causa daquela noite em que o forçara, Sônia sentia-se culpada. Se não tivesse se deixado levar pela aparência dele, Henrique não teria acabado naquela situação.
— Pode ficar tranquilo. Não vou mais importuná-lo. Se não acreditar em mim, posso me mudar para a casa dos meus pais.
Os belos olhos amendoados da mulher estavam límpidos; já não havia neles nenhum traço de cálculo ou deslumbramento.
Henrique ficou olhando para ela por um longo tempo. Uma sombra indistinta atravessou seus olhos profundos.
— Não precisa.
Não importava se ela estava fingindo ou se realmente queria mudar. Ele não se importava com isso. Só queria que os dois filhos tivessem uma vida um pouco melhor.
— Antes do Ano-Novo, precisarei partir em uma missão e não poderei cuidar das crianças. Você terá de continuar tomando conta delas por mais alguns meses. Quando eu voltar, depois do Ano-Novo, levarei os dois para viverem comigo no exército.