Capítulo 12 — Minha segunda irmã morreu

Mestre Popular de Feng Shui Liu Adong 2463 palavras 2026-07-30 02:10:56

Depois que os fantasmas, mãe e filho, foram embora, as lâmpadas da casa se acenderam. Nesse instante, o Velho Cinco, que tinha olhos aguçados, percebeu algo refletindo no muro do pátio. Depois da experiência de ter afugentado a fantasma, ele estava ainda mais corajoso. Assim que me colocou no chão, foi até a janela para olhar melhor.

E o que viu o deixou pasmo: todo o muro ao redor do nosso pátio estava tomado por doninhas-amarelas selvagens. Os olhos de cada uma brilhavam com uma luz verde, enquanto encaravam ferozmente o interior da nossa casa.

Meu pai ficou furioso ao ver aquela cena. Odiava aquelas doninhas com todas as forças. Ainda bem que elas se limitavam a permanecer sobre o muro; se ousassem entrar no pátio, meu pai certamente mataria algumas com seus fogos de artifício explosivos. Mesmo assim, ele também ficou intrigado. Não era a primeira vez que as doninhas selvagens se reuniam em nossa casa. Todas as vezes vinham em grande número, avançando em tumulto. Por que, naquela ocasião, estavam apenas paradas sobre o muro, observando de longe?

— Ha, ha, quem diria que eu, o Velho Cinco, tinha esse tipo de poder! Até fantasmas têm medo de mim, e as doninhas também ficaram intimidadas pelo meu poder!

O Velho Cinco riu de braços na cintura, convencido de que as doninhas não se aproximavam por causa da aura assassina que emanava dele.

Mas não era nada disso. Minha avó materna já havia deduzido, em linhas gerais, a verdadeira razão.

A fantasma que acabara de tentar me fazer mal provavelmente fizera as doninhas se reunirem para me proteger. Contudo, o Velho Cinco, carregado de uma aura feroz, também estava sentado no leito de tijolos aquecido. A sombra fantasmagórica apenas circulou ao meu redor e não teve oportunidade de me atacar. Por isso, as doninhas se limitaram a observar de longe.

Assim, minha avó materna também chegou a uma conclusão assustadora: ninguém podia me fazer mal. Ferir-me equivalia a ferir a doninha que habitava meu corpo. Quem tentasse me atacar inevitavelmente sofreria a vingança das doninhas selvagens. Afinal, essas criaturas já eram conhecidas por seu ressentimento e por sua sede de vingança; quando se tratava de uma que havia adquirido poderes sobrenaturais, isso era ainda mais terrível.

Naquela noite, mantivemos as lamparinas acesas e resistimos até depois da uma da manhã, mas o Velho Ye não apareceu. Então, nossa família foi dormir. Minha mãe temia que o cadáver reanimado do Velho Ye viesse na segunda metade da noite e pediu que o Velho Cinco, cuja aura assassina era a mais intensa, dormisse no leito de tijolos aquecido do quarto.

Meu pai e minha mãe ficaram na cabeceira, minha avó materna me abraçou e dormiu no meio, enquanto o Velho Cinco se deitou aos pés.

O Velho Cinco dormia profundamente. Assim que encostou a cabeça no travesseiro, começou a roncar. Meu pai, porém, perdeu o sono, pensativo. As sombras fantasmagóricas daquela mãe e daquele filho, somadas aos pesadelos que vinha tendo nos últimos dois dias, tornavam impossível não pensar demais.

Minha mãe percebeu que ele se revirava sem parar e perguntou o que havia. Meu pai apenas respondeu que não era nada e mandou que ela dormisse logo.

Até o céu clarear, o Velho Ye não apareceu. Contando aquele dia, já fazia quatro dias que ele havia voltado dos mortos, e o sétimo dia após sua morte se aproximava rapidamente.

Minha avó materna estava angustiada. O problema do Velho Ye ainda não havia sido resolvido, e agora os espíritos de uma mãe e de um filho também estavam de olho em mim. Além disso, as sombras que haviam aparecido na noite anterior ainda não tinham feições nítidas, o que indicava que os dois haviam morrido havia pouco tempo e ainda não tinham assumido uma forma completa.

Mesmo antes de adquirir uma forma definida, aquela sombra já conseguira apagar as luzes e falar, portanto não era uma entidade benigna. Sobretudo porque, antes de partir, a fantasma havia jurado que me faria pagar o sangue com sangue. Ela certamente tivera uma morte violenta e, quando chegasse a hora, se transformaria num espírito maligno.

De um lado, havia um cadáver reanimado; do outro, um espírito maligno que em breve viria cobrar uma vida. Minha avó materna não parava de suspirar. Se as coisas continuassem daquele jeito, nossa família estava condenada. Nem seria preciso esperar a maldição de uma morte a cada dois anos causada pelas doninhas. Assim que chegasse o sétimo dia do Velho Ye, todos nós morreríamos.

Nesse momento, bateram à porta. Só então meus pais despertaram de vez.

Meu pai ergueu a cabeça e viu que quem batia era o secretário do vilarejo. Provavelmente viera registrar as informações do recém-nascido. Temendo que minha aparência assustasse o secretário, meu pai pediu rapidamente que minha avó materna me escondesse debaixo das cobertas. Só depois desceu do leito para abrir a porta.

— Vocês ainda não tinham se levantado? Sinto muito por incomodar o descanso de vocês — disse educadamente o secretário Li.

— Não, não, de jeito nenhum. Entre, por favor.

Meu pai recebeu o secretário Li e imediatamente foi ferver água para preparar uma xícara de chá para ele, mas o homem o interrompeu:

— Não precisa se incomodar. Vim avisá-lo de uma coisa.

O secretário Li parecia constrangido. Suspirou, como se tivesse muita dificuldade para dizer o que precisava.

Isso deixou meu pai ainda mais perplexo. Ele não era natural daquele vilarejo; conhecera minha mãe e se mudara para lá como marido que entra na família havia apenas um ano. Embora conhecesse os moradores e o pessoal da administração da aldeia, não tinha intimidade com ninguém. Também não possuía nenhuma habilidade especial e, na casa da minha mãe, trabalhava apenas na lavoura. O que o secretário poderia querer com ele?

Meu pai foi direto ao assunto:

— Secretário Li, o que veio me comunicar? Não era para registrar a criança?

— O registro da criança não é responsabilidade minha. Vocês podem ir diretamente à administração do vilarejo para tratar disso.

— Então o que aconteceu?

O secretário Li ficou cutucando uma pele levantada junto à unha, claramente sem saber como começar. Depois de um longo silêncio, suspirou e disse:

— Ai... Sua mãe telefonou para a administração. Disse que sua segunda irmã e seu sobrinho morreram, e que o enterro está marcado para hoje. Ela espera que você volte para vê-los.

Naquela época, o campo era muito pobre. As famílias não tinham nenhum meio de comunicação; apenas a administração do vilarejo possuía um velho telefone de teclas. Quando acontecia alguma coisa, as pessoas telefonavam para lá, e os funcionários iam de casa em casa avisar os moradores.

Ao ouvir aquelas palavras, meu pai ficou imóvel, como se tivesse sido petrificado. Pensou ter escutado errado e confirmou:

— Secretário Li, você disse que minha segunda irmã e meu sobrinho morreram? Isso é verdade?

O secretário Li sabia que a notícia seria um golpe enorme para meu pai. Mas, como secretário do vilarejo, sua obrigação era informar os moradores sobre a verdade. Então suspirou e assentiu:

— É absolutamente verdade. O telefonema chegou bem cedo. Sua segunda irmã e seu sobrinho devem ser enterrados ao meio-dia. Volte depressa para vê-los.

Meu pai amoleceu de repente e caiu no chão. Para ele, aquela notícia fora como um raio vindo de um céu sem nuvens.

Agora entendia por que, nos últimos dois dias, sonhara repetidamente com a segunda irmã chorando. Também descobrira quem eram os fantasmas de mãe e filho que haviam aparecido em nossa casa na noite anterior. Jamais imaginara que fossem justamente sua segunda irmã e seu sobrinho.

— Meus sentimentos. Todo mundo tem de morrer um dia — disse o secretário Li, que não era bom com palavras e não sabia como consolá-lo. No fim, limitou-se a dizer que, se tivesse tempo, deveria voltar para assistir ao enterro da irmã, pois era isso que a família dele esperava.

Depois de transmitir tudo o que precisava, o secretário Li foi embora.

Então meu pai lançou um olhar feroz para mim, que estava debaixo das cobertas chupando os dedos. Seus olhos estavam tomados por veias vermelhas de raiva. Ele ainda se lembrava de que o fantasma da segunda irmã dissera, na noite anterior, que eu havia causado a morte dela e do filho.

Meu pai também começara a entender o que provavelmente acontecera. Sua segunda irmã fora à nossa casa para amamentar o próprio filho. Como o menino, por não saber o que fazia, me chutara, e como ela me derrubara, os dois haviam atraído a vingança das doninhas selvagens e morrido por causa disso.

— Querido, aonde você vai? — perguntou minha mãe ao vê-lo calçar os sapatos para sair.

Meu pai lançou-lhe um olhar feroz:

— Vou ao enterro da minha segunda irmã. Aonde mais eu iria?

Minha mãe jamais o vira daquele jeito. Seus olhos se encheram de lágrimas. Ela já estava sendo perseguida pelo Velho Ye, que pretendia obrigá-la a se casar com um fantasma, e agora meu pai queria abandoná-la para ir ao condado.

Antes que pudesse começar a chorar, meu pai berrou:

— Chorar, chorar, chorar! A família Huang de vocês nunca tem uma coisa boa, só acontecimentos amaldiçoados! E, quando finalmente têm um filho, ele é um filhote de doninha selvagem! Acho que minha segunda irmã estava certa. Enquanto eu subia a montanha para trabalhar, quem sabe o que você andou fazendo pelas minhas costas com algum animal? Quando eu voltar do enterro da minha irmã, nós dois vamos nos divorciar. Esse filhote de doninha leva o meu sobrenome, não leva? Pelo menos em nome sou o pai dele. Vou levá-lo comigo!

É claro que meu pai não pretendia realmente me criar. Queria me matar, aquela criatura maldita, para vingar a segunda irmã.

Por um momento, nossa casa virou um caos. Minha mãe cobriu o rosto e chorou sem parar. Minha avó materna suspirava, mas também não tinha como contestar meu pai. Era verdade que a morte da segunda irmã e do sobrinho dele fora influenciada por minha causa.

Minha avó materna finalmente compreendera por que a doninha que habitava o corpo da minha mãe saíra por conta própria. A mãe e o filho haviam ido à nossa casa para amamentar o bebê, mas chegaram no pior momento possível e acabaram servindo de substitutos para o destino da minha mãe. A maldição de que uma pessoa morreria a cada dois anos só conseguira ser adiada graças à segunda irmã do meu pai e ao filho dela.

O Velho Cinco, sentado aos pés do leito, também estava completamente desnorteado. Depois que meu pai saiu furioso, ele olhou para minha avó materna com certo constrangimento e perguntou:

— Então... os cem yuans continuam valendo? Não vá tentar dar calote em mim.