Capítulo 10
O inverno traz dias curtos. Quando saí da VIA, o céu lá fora já estava mergulhado em escuridão.
Ye Zhiqiu ligou o carro, mas não voltou para casa; em vez disso, dirigiu em direção ao distrito comercial central.
O veículo atravessou o brilho das luzes da cidade e finalmente parou diante de uma loja relativamente discreta. Ye Zhiqiu desceu, sem sequer lançar um olhar à agitação e ao luxo ao redor, e entrou no estabelecimento.
No mesmo instante, no andar de cima daquela loja, em um bar secreto acessível apenas por reserva, Yu Renzhi falava ao telefone perto da janela.
— Pelo amor de Deus, você não vai mesmo amanhã? — Yu Renzhi estava incrédulo. — A Q.L é a principal investidora, e nove em cada dez peças de vestuário do filme foram criadas pelos seus estilistas. E agora você me diz que não vai?
A pessoa do outro lado não respondeu, apenas o som ocasional de teclas sendo pressionadas era ouvido.
— Não acredito — Yu Renzhi percebeu algo. — Da última vez foi erro meu, não deveria ter levado qualquer um para as nossas reuniões privadas.
Ele não pôde evitar se justificar: — Jiang Nan me implorou, e a família dele sempre manteve colaborações com outras marcas do seu grupo Qin. O pai dele e o seu são velhos conhecidos, achei que não haveria problema. Quem diria que ele diria aquelas coisas tão inconvenientes?
Sob o Grupo Qin, além da Q.L, havia várias outras marcas de massa. No entanto, Qin Jianhe delegava tudo a gestores profissionais e raramente intervinha ou aparecia, a menos que fosse uma situação excepcional, incluindo a escolha de parceiros.
Mas Yu Renzhi ainda estava enganado. Qin Jianhe não desgostava de Jiang Nan apenas pelo que ele dissera naquele dia, mas porque ele usava a difamação e a depreciação dos outros para tentar encobrir a sua própria falta de caráter.
— Eu garanto — continuou Yu Renzhi —, nunca mais o levarei. Vai ou não, Xiaoyu...?
— Droga!
O tom de Yu Renzhi mudou bruscamente, seguido por um baque, provavelmente sua cabeça batendo em algo.
— Rápido, adivinha quem eu vi?
Qin Jianhe parou de digitar e, sem expressão, desligou o telefone.
Ao mesmo tempo, as mensagens no grupo começaram a surgir uma após a outra.
【Yu Renzhi: Droga, vi o pequeno belo. [Imagem.jpg]】
【Yu Renzhi: O pequeno belo entrou na loja de drones lá embaixo.】
【Wang Qitang: O nome dele é Ye Zhiqiu.】
【Yu Renzhi: Eu o chamo de pequeno belo, e daí? Xiaoyu, como está o processo de contratação do pequeno belo?】
O celular vibrava incessantemente, mais barulhento que a voz de Yu Renzhi. Qin Jianhe abriu a tela, querendo silenciar as mensagens, mas seus olhos foram atraídos pela foto de Ye Zhiqiu que Yu Renzhi acabara de enviar.
A foto fora tirada de cima para baixo, um ângulo que geralmente desfavorece a silhueta. No entanto, na imagem, o jovem parecia esguio e distinto. O casaco de lã bege e o cachecol em tom camelo conferiam-lhe uma aura muito diferente da que ele passara no clube naquele dia; havia nele uma sobriedade silenciosa e intelectual.
Ele não pretendia participar, mas, por algum motivo, Qin Jianhe respondeu a Yu Renzhi.
【Qin Jianhe: Ele foi à VIA.】
【Yu Renzhi: ... O quê? Repita?】
【Wang Qitang: ...】
No mesmo momento, Ye Zhiqiu finalmente escolheu o modelo de drone. Ele nunca havia brincado com um e não entendia muito, mas seu objetivo era claro. Com a recomendação do dono da loja, optou por um microdrone do tamanho de meia palma. Era simples de operar e funcional o suficiente.
Dentro do carro, a rádio tocava uma música antiga, fluindo suavemente pelo pequeno espaço. Ye Zhiqiu gostava daquela atmosfera; fazia com que se sentisse relaxado e seguro, por isso dirigia sem pressa.
Ao chegar em casa, apenas Tao Ruoqing estava na sala, tricotando. A luz iluminava seu perfil, conferindo-lhe a habitual aparência de gentileza e virtude. Ao ouvir o movimento, ela levantou os olhos com um sorriso.
— O tempo esfriou hoje, pedi à tia Zhao para preparar uma canja de galinha. Vá lavar as mãos e tome uma tigela para se aquecer.
— Certo — respondeu Ye Zhiqiu, tirando o cachecol e o casaco.
— Notei que você tem sentido mais frio ultimamente — disse Tao Ruoqing. — Saí à tarde para comprar lã e fazer um cachecol para você e para o seu irmão.
Ye Zhiqiu não disse nada, mas o sorriso em seu olhar era natural. Como de costume, ele jogou o casaco sobre o sofá e foi lavar as mãos. Quando saiu, a tia Zhao já havia colocado a canja quente e dois pratos de acompanhamento na mesa.
Desde que renascera, Ye Zhiqiu estivera ocupado como nunca, e seu apetite aumentara. Em pouco tempo, a tigela de sopa e o arroz foram devorados.
Saciado e aquecido, ele viu Tao Ruoqing dar tapinhas no lugar ao seu lado.
— Venha, sente-se um pouco comigo. Amanhã Xiaxia começa as filmagens, seu irmão está ocupado e seu pai...
Se fosse antes, Ye Zhiqiu provavelmente teria tentado defendê-la, o que muitas vezes causava conflitos com seu pai, Ye Hongxian. Mas hoje, ele apenas a observou em silêncio, sem dizer nada.
Tao Ruoqing hesitou, seu sorriso tornando-se amargo. — Às vezes, me sinto sozinha nesta casa.
— Você não costuma jogar mahjong com a senhora Zhang e a senhora Li? — Ye Zhiqiu pegou o cachecol que ela começava a tricotar. — Tenho muitos cachecóis na empresa, depois trarei alguns, não precisa se dar ao trabalho de tricotar.
— Ah, elas jogam muito alto, como eu poderia me dar ao luxo? — Ela sorriu, então pareceu lembrar-se de algo. — Seu irmão disse hoje que amanhã você já poderá buscar o seu carro.
Tao Ruoqing era hábil com as palavras, construindo seu discurso camada por camada. A "mãe que não se dá ao luxo de jogar" e o "filho esbanjador" tomavam forma naturalmente. Mas, em vez de ressentimento, ela emanava uma ternura excessiva.
Se fosse no passado, Ye Zhiqiu já estaria comovido e culpado, e sua confiança nela teria se aprofundado. Hoje, porém, ele apenas franziu o nariz de forma travessa.
— Foi por isso que não peguei o carro de oitocentos mil, escolhi um de duzentos — disse ele, com uma expressão ligeiramente ingênua, como se esperasse um elogio por sua sensatez.
Tao Ruoqing ficou em silêncio por um momento, antes de responder: — É por isso que digo que você está mais maduro agora.
Ye Zhiqiu sorriu satisfeito, com os olhos brilhando. — Vou subir, mãe. Amanhã preciso ir à fábrica.
Ultimamente, Qi Xin vinha se queixando para ela. Tao Ruoqing queria sondar os pensamentos de Ye Zhiqiu, mas conteve-se. Quem não sabe esperar o pequeno, não realiza o grande.
Ao ouvir os passos de Ye Zhiqiu subindo as escadas, o sorriso em seu rosto foi desaparecendo.
Na manhã seguinte, o movimento na casa começou cedo. Tao Ruoqing e Ye Hongxian estavam lá, e o tio Wang fora buscar cerejas frescas que Ye Xiaxia tanto gostava.
Ye Zhiqiu observava atrás da cortina, sem descer para se despedir. Somente quando tudo ficou calmo, ele se arrumou e saiu.
A fábrica não ficava longe, mas o trânsito da manhã era inevitável. Quando chegou, já passava das nove. O homem que o recebeu, como Sun Wei previra, ao saber que ele vinha da VIA, tornou-se desdenhoso.
— Como se chama? — Ye Zhiqiu perguntou casualmente.
— Pode me chamar de Zhang — disse o homem, sem cerimônia.
— Senhor Zhang. — Ye Zhiqiu sorriu.
O jovem era bonito e educado, o que fez com que o Sr. Zhang suavizasse um pouco o tom. — É novo aqui? Nunca o vi antes.
— Sim — assentiu Ye Zhiqiu. — Ainda não me formei, estou ganhando experiência.
O Sr. Zhang olhou para ele, acendeu um cigarro e o levou em direção ao armazém, perguntando: — Fuma?
— Sim — respondeu Ye Zhiqiu.
O Sr. Zhang jogou um cigarro e o isqueiro. Ye Zhiqiu pegou, acendeu com naturalidade e deu uma tragada profunda. A fumaça cinzenta espalhou-se sob o sol de inverno. Nos últimos anos de sua vida anterior, o cigarro fora seu último refúgio. Embora fosse jovem agora e não tivesse o hábito de fumar, o gesto foi fluido.
— Nada mal — comentou o Sr. Zhang.
Nesse momento, o portão da fábrica se abriu e um Bentley preto entrou.
Ye Zhiqiu: "..." Seu carro tinha sido barrado na entrada pelo porteiro. Não era de se estranhar; o carro que ele dirigia era um modelo antigo que seu irmão descartara, nada comparável ao luxuoso Bentley.
— Ah, a pessoa que eu esperava chegou — o Sr. Zhang mudou sua postura, endireitando-se. — Vá para o armazém sozinho, alguém lá mostrará o material.
Enquanto falavam, o Bentley parou. Antes que o motorista pudesse sair, o Sr. Zhang apagou o cigarro e apressou-se para abrir a porta traseira.
Com um agradecimento baixo e melodioso, um par de sapatos de couro lustrosos tocou o chão, e um homem alto e belo desceu.
— Sr. Qin... — O Sr. Zhang, mudando completamente a postura, curvou-se de forma bajuladora. — Não esperava que o senhor viesse pessoalmente.
Era Qin Jianhe.
Ninguém no setor têxtil desconhecia Qin Jianhe. Ye Zhiqiu, naturalmente, sabia quem ele era. Mas, nesta vida, era a primeira vez que o via pessoalmente.
O homem parecia ser muito reservado. Na vida anterior, ele mal vira fotos de Qin Jianhe, exceto em um grande escândalo envolvendo Jiang Nan. A notícia ainda estava gravada em sua mente: Jiang Nan, obcecado por Qin Jianhe, colocara um afrodisíaco em sua bebida e chamara repórteres. Mas, quando a porta foi arrombada, Jiang Nan estava nu, enquanto Qin Jianhe permanecia impecavelmente vestido.
Ele tinha o olhar frio e cruel, os olhos negros ardendo em fúria. Qin Jianhe segurava o pescoço de Jiang Nan com uma mão só, quase sufocando-o. Se não fossem os repórteres, Jiang Nan teria morrido ali. Mas, por causa deles, sua reputação foi destruída. Na foto, a outra mão de Qin Jianhe estava perfurada por um caco de vidro, sangrando sobre os lençóis brancos — uma cena aterrorizante. Dizia-se que ele mesmo se perfurara para manter a lucidez.
Um homem implacável.
Enquanto as lembranças passavam, Ye Zhiqiu percebeu que mantinha o olhar fixo em Qin Jianhe. E, naquele momento, talvez incomodado com o escrutínio, o homem virou sua face fria e impassível em direção a ele.
Por um segundo, seus olhares se cruzaram.
Ye Zhiqiu: "..."