Capítulo 9: Criação Apaixonada
O local ficou imediatamente em silêncio absoluto, tão quieto que era difícil de imaginar, o que mostrava o quanto todos desejavam ouvir-me falar. Olhares ansiosos me fixavam sem piscar, e os ouvidos atentos estavam completamente voltados para mim, como se tivessem esperado por três mil anos e finalmente me encontrado; agora que eu estava ali, ambos, eles e eu, sentíamos uma imensa satisfação.
Gao Qiongli e Gao Qifei estavam ao lado do palco, perto da porta, sorrindo calorosamente enquanto me observavam, e a atmosfera no ambiente atingia seu ápice.
“Eh...!” Eu clareei a garganta e comecei a compartilhar o conteúdo da minha palestra.
“Colegas! Fico muito feliz que estejam dispostos a ouvir um pouco sobre minhas experiências pessoais de escrita. Hoje, aqui, pretendo dividir algumas reflexões que considero importantes sobre o ato de escrever. Não são grandes verdades sagradas, apenas algo para servir como referência, sem necessidade de levar muito a sério.
Primeiramente, acredito que a escrita deve ser feita com paixão, pois é a paixão que nos permite mergulhar na criação com alegria. Claro, quem não tem paixão também pode escrever.
Essa ideia de criação apaixonada vem do meu ponto de vista pessoal e não representa a opinião de todos.
A diferença entre criar com e sem paixão é mais ou menos essa: um sente felicidade e satisfação no processo, enquanto o outro escreve de maneira monótona, sem desfrutar do prazer da criação.
A criação apaixonada pode fazer com que nos esqueçamos das preocupações e tristezas, funcionando como um remédio eficaz para a alma. Todos sabem que muitas doenças começam no coração, e a enfermidade mental pode afetar a saúde física.
Por outro lado, se escrever for um tormento, não só prejudica a mente, como também pode causar queda de cabelo. Muitos autores com calvície severa provavelmente sofreram por escrever com sofrimento.
É um equívoco comum pensar que escrever causa calvície.
Até hoje, sabe-se que apenas cerca de 5% do cérebro humano é utilizado, e o espaço cerebral que usamos diariamente é mínimo. Se usarmos o cérebro corretamente, não haverá danos nem queda de cabelo.
É como comprar um computador com processador de 16 núcleos e usar apenas um, depois alegar que o processador queimou — isso não faz sentido. Apenas o uso incorreto pode causar problemas.
Eu chamo a criação dolorosa de um hábito ruim e espero que todos possam criar com paixão e alegria, produzindo bons livros.
Agora, vou compartilhar um pouco sobre o que, na minha opinião, constitui um bom livro.
Na verdade, a definição de um bom livro não é fixa. Uma obra pode ser considerada boa por uns e ruim por outros; não existem livros absolutamente bons nem absolutamente ruins.
Porém, cada pessoa tem sua própria concepção de bom livro. Costumamos comentar as obras alheias e até tentar imitá-las, mas os resultados frequentemente não são satisfatórios, o que é normal.
Geralmente, as pessoas avaliam um livro pelo desempenho dos dados, caindo numa armadilha que as prende.
Se os dados são bons, o livro é bom; se não, o livro é ruim. Muitos equiparam essas duas coisas, mas a realidade não é tão simples.
Creio que, como criadores, não devemos ser escravos dos números. O principal dever de um autor é contar bem a história que tem no coração; somente assim os leitores poderão compreendê-la.
Se a história não é clara para o leitor, os dados nunca serão bons.
Como autores, frequentemente temos ideias estranhas e aprendemos técnicas chamativas para chamar atenção, mas ao colocar em prática, fracassamos. Depois tentamos outra estratégia chamativa e novamente fracassamos.
Tratar a escrita como brincadeira, apenas por diversão, não é falar sobre fazer bons livros, muito menos sobre ganhar dinheiro. Se todos os autores agissem assim, as plataformas ficariam cheias de obras inacabadas e a literatura chinesa jamais prosperaria.
...”
Esta palestra durou quase uma hora, e o que compartilhei na plataforma 17k foi apenas uma pequena parte. Se houver alguma divergência, peço a compreensão dos leitores; são apenas minhas opiniões pessoais e não representam todos.
Quando terminei, uma tempestade de aplausos ecoou.
Muitas pessoas se amontoaram no palco, disputando para tirar fotos comigo.
Diante de tanto carinho, não podia desapontá-los.
Depois de meia hora de agitação, consegui me desvencilhar.
Eles só sairiam às seis da tarde, e Gao Qifei continuaria a dar aula no palco.
Gao Qiongli me puxou e, num instante, descemos pelo elevador. Ela me levou de moto elétrica até uma churrascaria, onde pedimos duas garrafas de cerveja e vinte espetinhos variados. Depois de comer e beber até ficar satisfeito, na hora de pagar, ela de repente se curvou.
“Ei! Gao Qiongli! Acorda! Só bebemos meia garrafa, como é que você já está bêbada? Sua resistência ao álcool é mesmo fraca demais!”